O mapeamento de processos é uma ferramenta utilizada para identificar todas as etapas, fluxos, setores e organizações envolvidos em um determinado processo da organização, com vistas ao seu aperfeiçoamento e consequente melhora da eficiência e entrega de resultados.

Para facilitar o mapeamento de processos é possível utilizar a notação BPMN (Business Process Model and Notation), que representa um conjunto de ícones, símbolos e regras padrões para a representação dos processos, o que organiza e facilita o entendimento de todas as partes envolvidas.

O mapeamento de processos também é chamado de fluxograma, fluxograma de processos, gráfico de processos, gráfico de processo funcional, fluxograma funcional, modelo de processos, diagrama de fluxo de trabalho, diagrama de fluxo de negócios ou diagrama de fluxo de processos. 

Exemplo de um mapeamento de processos construído no software Bizagi:

Com o objetivo de auxiliar a realização do mapeamento de processos pelas unidades, a equipe da CDI/PROPLAN elaborou um guia para o mapeamento de processos na UNIFAL-MG. Acesse o guia clicando na imagem abaixo:

Em 2022, iniciou-se a revisão dos 306 mapeamentos já realizados anteriormente na Instituição. Até o final do ano, foram enviados 138 processos para análise, dos quais 104 eram novos mapeamentos.

Os mapeamentos estão sendo analisados e, em breve, estarão disponíveis para acesso nesta página.