Perguntas frequentes

O que é o PDI?

PDI é o Plano de Desenvolvimento Institucional. Nele são definidos os objetivos, metas e indicadores da Instituição pelo período de 5 (cinco anos). É um documento que também retrata a identidade da instituição contendo sua missão, sua visão e seus valores. O PDI é um documento obrigatório no credenciamento das Instituições de Ensino Superior e na avaliação dos diversos cursos. Sua regulamentação básica está no Decreto Nº 9.235, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2017.

 

Como funciona o orçamento da UNIFAL-MG?

A UNIFAL-MG é uma instituição de interesse público, na forma de Autarquia, que possui autonomia financeira e patrimonial. Dessa forma, o orçamento é gerido pela própria instituição seguindo todas as leis e normas que regem a matéria. A maior parte dos recursos de funcionamento são oriundos de recursos do tesouro nacional alocados para manutenção e funcionamento do ensino. A alocação dos recursos interna também segue normas e tramitação próprias, conforme consta nos regimentos internos.

 

Como são realizadas as ações de sustentabilidade na UNIFAL-MG?

A UNIFAL-MG, através de sua gestão responsável, tem trabalhado na realização de diagnóstico da situação sócio-ambiental atual por meio da coleta de informações, visando identificar parâmetros para a melhoria, permitindo cada vez mais a promoção de ações de sustentabilidade, incluindo investimentos de diversas formas.
As ações são conduzidas pela Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade e pela Gerência de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (GMADS), vinculadas à Pró-Reitoria de Planejamento. Há diversos esforços em andamento, com apoio e fomento de programas e projetos de desenvolvimento sustentável, além de ações já em implantação para eficiência energética e energias limpas, que contribuem também com a sustentabilidade social e financeira da Universidade e sociedade.

 

O que é o PLS?

O Plano de Logística Sustentável (PLS) é uma ferramenta de planejamento, que permite à universidade estabelecer práticas de sustentabilidade na Administração Pública (AP). A comunidade acadêmica, incluindo servidores, colaboradores, discentes e beneficiários atendidos pelos serviços da instituição, constituem o público alvo das ações/práticas presentes no documento. O PLS tem como objetivo geral prescrever e monitorar ações, objetivos, indicadores e metas, voltados para o desenvolvimento sustentável da UNIFAL-MG em um período específico de cinco anos (2020-2024).

 

O que é gestão de riscos?

A gestão de riscos é definida como um processo para identificar, avaliar, administrar e controlar potenciais eventos ou situações, fornecendo razoável certeza quanto ao alcance dos objetivos da Instituição (UNIFAL-MG, 2017).

 

Quais os documentos utilizados na gestão de riscos?

A UNIFAL-MG utiliza como documentos para a gestão de riscos o Plano de Gestão de Riscos e a Política de Gestão de Riscos.

 

O que é o Plano de Dados Abertos?

O Plano de Dados Abertos (PDA), conforme o Inciso V do Artigo 2 do Decreto nº 8.777 de 11 de maio de 2016, é o documento orientador para as ações de implementação e promoção de abertura de dados de cada órgão ou entidade da Administração Pública Federal (APF), obedecidos os padrões mínimos de qualidade de forma a facilitar o entendimento e a reutilização das informações.