Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), é o documento que identifica a Instituição de Ensino Superior (IES) no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõe, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve e/ou que pretende desenvolver¹. Isto é, o PDI é o documento que contém o planejamento estratégico institucional, apresentando o propósito organizacional e traduzindo-o em objetivos estratégicos e seus respectivos indicadores e metas. 

Trata-se, portanto, de uma importante ferramenta de planejamento e gestão, que subsidia o desenvolvimento institucional dessas organizações.

Na UNIFAL-MG, a elaboração do PDI é coordenada pela Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan).

 

 

 

 

 

 

¹https://www.gov.br/mec/pt-br/plataformafor/documentos/livroforpdi

Missão, Visão e Valores da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Missão: “Promover a formação plena do ser humano, gerando, sistematizando e difundindo o conhecimento, comprometendo-se com a excelência no ensino, na pesquisa e na extensão, com base nos princípios da reflexão crítica, da ética, da liberdade de expressão, da solidariedade, da justiça, da inclusão social, da democracia, da inovação e da sustentabilidade”.

Visão: “Ser reconhecida, nacional e internacionalmente, por sua excelência acadêmica, científica, cultural e social, comprometida com o desenvolvimento humano, social, econômico e ambiental do país”.

Valores: a) diversidade e pluralidade; b) equidade; c) excelência; d) inclusão social e) inovação; f) integração e interdisciplinaridade; g) participação democrática h) sustentabilidade e; i) transparência.

              

Resolução Consuni nº 39, de 15 de dezembro de 2020

Resolução de aprovação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o exercício 2021-2025.

Estrutura do PDI 2021-2025

O atual PDI da UNIFAL-MG é para o período entre os anos de 2021 e 2025, e possui:

6 Eixos Temáticos:

  • Ensino
  • Pesquisa
  • Extensão
  • Qualidade de Vida na Universidade
  • Gestão, Inovação e Internacionalização
  • Sustentabilidade (Ambiental, Financeira e Social)

os quais possuem na totalidade:

44 Objetivos Estratégicos e 244 Metas, assim distribuídos:

 

Eixos Ensino Pesquisa Extensão Qualidade de vida Gestão, Inovação e Internacionalização Sustentabilidade
Objetivos 7 6 6 6 13 6
Metas 32 16 36 30 89 41

 

Acesse o documento do PDI 2021-2025

Processo de Construção do PDI 2021-2025

Em 2020, a Universidade Federal de Alfenas iniciou o processo de construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2021-2025. 

Em maio do mesmo ano, a Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (CDI/PROPLAN) submeteu uma proposta de metodologia de trabalho e o cronograma de atividades ao Comitê de Governança, Riscos, Controle e Integridade (CGRCI) para apreciação. Nessa proposta, a elaboração do PDI 2021-2025 foi dividida em duas etapas: uma etapa de retrospectiva do PDI vigente (2016-2020) e uma segunda etapa para a construção do novo PDI.

A etapa de retrospectiva do PDI vigente teve início no primeiro trimestre de 2019 com a divulgação do relatório de monitoramento do PDI. O relatório divulgado contemplava, a princípio, os resultados dos Planos de Ações de 2016, 2017 e 2018 do PDI então vigente.

Para a etapa de construção do novo PDI, assim como em anos anteriores, a Proplan priorizou o processo transparente, democrático e participativo da comunidade acadêmica, cabendo a CDI/PROPLAN definir tão somente a metodologia e diretrizes. A partir dessa definição, foram formados Grupos de Trabalho (GTs) compostos por gestores, representantes das unidades acadêmicas, técnicos administrativos e discentes, para apresentação de uma proposta dos objetivos, indicadores e metas a serem alcançados no período.

Uma versão inicial do novo PDI,  denominada proposta base, contendo os resultados dos GTs,  foi apresentada em Seminário Público realizado no dia 05/10/2020. Após a apresentação, foi disponibilizado um formulário para o recebimento de sugestões de inclusões, exclusões ou ajustes, por toda a comunidade universitária. Após o período de apreciação pela comunidade, um novo documento foi produzido a partir das sugestões e considerações apresentadas, que foi submetido ao Comitê de Governança, Riscos, Controles e Integridade (CGRCI) e, posteriormente, encaminhado ao Conselho Universitário (Consuni) para análise.

Após apresentação e deliberação pelo Consuni, em 15/12/2020 o PDI 2021-2025 foi aprovado.

Clique para visualizar o mapeamento do processo de construção do PDI 2021-2025.

Composição dos Grupos de Trabalho do PDI (2021-2025)

Eixo temático Ensino

Composição

Representante

Pró-Reitor de Graduação

José Francisco Lopes Xarão (CH)

Pós-Graduação – Indicado pela Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação

Luis Antônio Groppo (CH)

Diretor(a) do CEAD

Geovania Lúcia dos Santos (CH)

Docente 1 – Indicado pela FM

Hugo Edgar Silva (CS)

Docente 2 – Indicado pela FCF

Fernanda Borges de Araújo Paula (CS)

Aluno de EXATAS – Indicado pelo DCE

Bruna da Costa Gomes (CET)

Eixo temático Pesquisa

Composição

Representante

Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação

Vanessa Bergamin Boralli Marques (CB)

Pesquisador Referência – Indicado pela Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação ou pela câmara de pesquisa

Thiago Corrêa de Souza (CB)

Docente 1 – Indicado pela diretor do IQ

 Eduardo Tonon de Almeida (CET)

Docente 2 – Indicado pelo ICEX

Marcelo Lacerda Rezende (CSA)

TAE – Indicado pela Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação

Thiago Bueno Pereira (CH)

Eixo temático Extensão

Composição

Representante

Pró-Reitora de Extensão

Eliane Garcia Rezende (CS)

TAE 1 -Indicador pela Pró-Reitora de Gestão de Pessoas/CIAS

Daniela Aparecida Tavares Aguiar (CS)

TAE 2 – Indicado pelo diretor do campus de Varginha

Eduardo José Vieira (CSA)

Docente 1 – Indicado pela FO

Leandro Araújo Fernandes (CS)

Docente 2 – Indicado pela ICM

Dennis William Abdala (CS)

Aluno de HUMANAS – Indicado pelo DCE

 João Vitor Junho Franco (CH)

Eixo temático Qualidade de Vida na Universidade

Composição

Representante

Pró-Reitor de Assuntos Comunitários

Wellington Ferreira Lima (LLA)

Docente 1 – Indicado pela EE

Maria Regina Martinez (CS)

Docente 2 – Indicado pela FN

 Fernanda de Carvalho Vidigal (CS)

Docente 3 – Indicado pelo ICB

Estela Regina de Oliveira (CS)

TAE – Indicado pelo diretor do campus de Poços de Caldas

 Patrícia da Cruz Ruella (CSA)

Aluno – Indicado pelo colegiado da PRACE

 Waldecy Lopes Júnior (CS)

Eixo temático Gestão, Internacionalização e Inovação

Composição

Representante

Pró-Reitor de Administração

Mayk Vieira Coelho (CET)

Diretor do NTI

Marcelo Penha Fernandes (CET)

Diretor da DRI

Claudio Umpierre Carlan (CH)

Diretora da Agência de Inovação

Izabella Carneiro Bastos (CET)

Docente 1 – Indicado pelo ICHL

Letícia Fernandes Malloy Diniz (LLA)

Docente 2 – Indicado pela EE

Maria Betânia Tinti de Andrade (CS)

TAE – Indicado pela DICOM

 Ivanei Salgado (CSA)

Eixo temático Sustentabilidade (ambiental, financeira e social)

Composição

Representante

Pró-Reitor de Planejamento

 Lucas Cezar Mendonça (CSA)

GMDS/CPMAS

 Julieta Aparecida Moreira Rodrigues (CB)

Docente 1 – Indicado pela Diretor do ICN

Dalmo Arantes de Barros (E)

Docente 2 – Indicado pelo ICSA

Luiz Antônio Staub Mafra (CSA)

Docente 3 – Indicado pelo diretor do ICT

 Alfeu Saraiva Ramos (E)

TAE – Indicado pelo Pró-Reitor de Planejamento

Débora Vieira de Lima (CSA)

Referencial sobre as siglas das Áreas do Conhecimento retiradas da Tabela de Áreas do Conhecimento fornecida pelo CNPq:

CA: Ciências Agrárias
CB: Ciências Biológicas
CS: Ciências da Saúde
CET: Ciências Exatas e da Terra
E: Engenharias
CH: Ciências Humanas
CSA: Ciências Sociais Aplicadas
LLA: Linguística, Letras e Artes
O: Outros

Cronograma das atividades de confecção do PDI (2021-2025)

Status: Planejada, Em andamento, Pronta

ID Data/Período Responsável Atividade(s) Status
01 15/06/2020 DICOM
CDI/Proplan
Divulgar a metodologia e cronograma de trabalho. Pronta
02 15/06/2020 Reitoria Solicitar ao Consuni a inclusão do tópico para conhecimento dos conselheiros sobre retrospectiva do PDI vigente, metodologia de trabalho e cronograma de atividades para o PDI (2021-2025) na pauta da reunião ordinária do conselho no dia 24/06/2020. Pronta
03 16/06/2020 a 10/07/2020 CDI/Proplan Indicar Grupos de Trabalho (GTs), conforme solicitação dos membros do CGRCI, em sua segunda reunião ordinária de 2020, realizada em 28/05/2020. Pronta
04 24/06/2020 CDI/Proplan Apresentar no Consuni uma retrospectiva do PDI vigente juntamente com a metodologia de trabalho e cronograma de atividades para o novo PDI (2021-2025) Pronta
05 13/07/2020 a 17/07/2020 Reitoria Publicar portaria constituindo os GTs. Pronta
CDI/Proplan Reunir com os GTs para exposição das diretrizes para o trabalho de confecção dos objetivos, indicadores e metas do PDI. Pronta
06 20/07/2020 a 06/08/20201 GTs Confeccionar objetivos, indicadores e metas. Pronta
07 07/08/20202 GTs Entregar à CDI/Proplan as propostas de objetivos, indicadores e metas para inclusão no documento do PDI. Pronta
08 10/08/2020 a 28/08/2020 CDI/Proplan Terminar a confecção do documento PDI, já com os resultados do trabalho dos GTs. Pronta
09 31/08/2020* CDI/Proplan Entregar o documento PDI para revisão pelos membros do CGRCI. Pronta
10 25/09/2020 CDI/Proplan Apresentar o PDI em reunião do CGRCI com participação dos diretores de Campi. Pronta
11 25/09/2020 a 01/10/2020 CDI/Proplan Efetivar as alterações solicitadas pelos membros do CGRCI. Pronta
12 05/10/2020 CDI/Proplan
DICOM
Realizar seminário público;

 

Divulgar, em meio eletrônico, o PDI para consulta pública.

Pronta
13 05/10/2020 a 18/10/2020 Comunidade acadêmica Apresentar sugestões de melhorias para o PDI disponiblizado para consulta pública. Pronta
14 19/10/2020 a 27/10/2020 CDI/Proplan Elaborar uma proposta com sugestões de melhorias da comunidade acadêmica para ser apresentada ao CGRCI. Pronta
15 29/10/2020 CDI/Proplan Apresentar a proposta, com sugestões de melhorias da comunidade acadêmica, para deliberação na reunião do CGRCI. Pronta
16 30/10/2020 a 11/11/2020 CDI/Proplan Efetivar, no documento do PDI, as sugestões de melhorias aprovadas no CGRCI. Pronta
17 12/11/2020 Reitoria Solicitar ao CONSUNI a inclusão do tópico sobre deliberação do PDI, na pauta da reunião ordinária do conselho no dia 25/11/2020 Pronta
CDI/Proplan Enviar o PDI para apreciação pelos conselheiros do CONSUNI. Pronta
18 25/11/2020 CDI/Proplan Apresentar o PDI no CONSUNI. Pronta
19 26/11/2020 a 11/12/2020 CDI/Proplan Efetivar as alterações solicitadas pelos conselheiros do CONSUNI. Pronta
20 14/12/2020 a 31/12/2020 CDI/Proplan
DICOM
Divulgar o PDI para o período de 2021 a 2025. Pronta

CDI: Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional
CGRCI: Comitê de Governança, Riscos, Controles e Integridade.
Consuni: Conselho Universitário.
DICOM: Diretoria de Comunicação Social.
Proplan: Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional.

Observações:

  1. Atendendo a solicitações de alguns coordenadores de grupos de trabalho, o prazo original, conforme cronograma, foi estendido até o dia 17/08/2020;
  2. A entrega do documento PDI aos membros do CGRCI para revisão atrasou um dia e foi feita dia 01/09/2020.
Plataforma ForPDI

O PDI 2021-2025 trouxe inúmeras inovações no que tange ao Planejamento Estratégico da UNIFAL-MG. Entre elas destaca-se o uso do Software ForPDI, uma plataforma aberta de gestão e acompanhamento do PDI das universidades e de outras Instituições públicas ou privadas, resultado de um projeto de pesquisa desenvolvido dentro da própria UNIFAL-MG.

A Plataforma ForPDI surgiu da necessidade de uma ferramenta colaborativa de acompanhamento da execução do PDI em tempo real. Dentre suas funcionalidades destacam-se a possibilidade de elaboração do documento do PDI, a inserção das metas a serem alcançadas no período, o monitoramento do desempenho das ações, etc.

Desde 2021, o PDI da UNIFAL-MG é gerido e monitorado com auxílio da Plataforma ForPDI. 

Saiba mais sobre a Plataforma For.

Acesse a Plataforma ForPDI:

 

 

Plano de Ações

O plano de ações (plano de metas) é o documento anual que apresenta as ações propostas para serem realizadas de modo a promover e contribuir com o alcance das metas estabelecidas no PDI.

Conforme o mapeamento do processo de elaboração do plano de ações, no mês de novembro é solicitado aos setores responsáveis por metas do PDI, o preenchimento do plano de ações do ano seguinte na Plataforma ForPDI. Em junho do respectivo ano, é solicitada a revisão do plano e conclusão das ações já realizadas. Por fim, em janeiro do ano seguinte, é solicitada a conclusão das ações e elaborado o relatório do plano de ações e monitoramento do PDI.

Monitoramento do PDI 2021-2025

O monitoramento do PDI 2021-2025 ocorre por meio da Plataforma ForPDI e os resultados finais anuais são apresentados nos Relatórios dos Planos de Ações e Monitoramento PDI.

O painel comunidade da Plataforma ForPDI permite à sociedade realizar o acompanhamento dos avanços dos objetivos estratégicos institucionais.

Conheça o painel e confira os relatórios disponíveis na aba “Plano de Ações” desta página para melhor compreensão dos resultados alcançados.

 

Acesse o painel comunidade da Plataforma ForPDI

 

Documento de Relação entre o PDI e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Conheça o documento que apresenta a relação entre os Objetivos Institucionais presentes no PDI (2021-2025) e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

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