Disciplinas Eletivas e Optativas

Disciplinas Eletivas e Optativas

Em 2020 o Núcleo Docente Estruturante do curso mudou algumas regras sobre a carga horária de disciplinas eletivas e optativas que o(a) aluno(a) deverá cursar.

Todos deverão cursar, além das disciplinas obrigatórias da grade, 1050 horas de disciplinas eletivas e/ou optativas, independente da proporção entre elas. Ou seja, o(a) aluno(a) tem que cumprir 1050 horas, independente se 500 serão de optativas ou eletivas mais 550 eletivas/optativas.

As disciplinas optativas são ofertadas a cada semestre e a lista sai no site da PROGRAD.

A lista de eletivas do curso encontra-se logo abaixo, com suas ementas.

Caso o(a) aluno(a) queira ter a ênfase em ciências ambientais, deverá cumprir no mínimo 735 horas das disciplinas eletivas e 315 horas, no mínimo de disciplinas optativas.

 

Disciplinas Eletivas e respectivas ementas:

Análise da Biota (60h)

Ementa: Técnicas de coleta e preparação de materiais botânico e zoológico. Métodos de caracterização de populações e de comunidades de animais e plantas. Técnicas de trabalho de campo. Planejamento e desenvolvimento de projetos científicos.

Análise de Impacto Ambiental (60h)

Ementa: Diagnóstico do quadro ambiental. Mensuração dos impactos. Estratégias de ação: modelos, projeções e simulações. Medidas mitigadoras: conformidade com órgãos gestores e comunidades. Elaboração de estudos e relatórios de impacto ambiental (EIA/RIMA/AIA).

Anatomia (60h) 

Ementa: Métodos de estudo em Anatomia. Planos de construção do corpo humano e fatores gerais de variação. Estudo dos sistemas ósseo, articular, muscular, cardiovascular, respiratório, digestório, renal, reprodutor masculino e feminino. Sistema nervoso e órgãos dos sentidos.

Biologia da Conservação (75h)

Ementa: Biologia da conservação como um método interdisciplinar, causas da perda de diversidade biológica. Domínios morfoclimáticos brasileiros. Conservação de populações e comunidades. Áreas protegidas: prioridades, planejamento e manejo. Ecologia de paisagens. Ecologia de restauração. Desenvolvimento sustentável.

Biologia do Desenvolvimento (45h)

Ementa: Aspectos gerais da reprodução e desenvolvimento comparado de diferentes grupos animais: gametogênese, fecundação, segmentação, gastrulação, neurulação, regulação do padrão de desenvolvimento corporal e anexos embrionários.

Comportamento Animal (60h)

Ementa: Princípios teóricos e conceitos envolvidos no estudo do comportamento animal sob umaperspectiva evolutiva. Métodos e técnicas de pesquisa em comportamento animal. Principais temas e linhas de pesquisa e abordagens teóricas do estudo dos aspectos comportamentais principais.

Comunicação Animal (60h)

Ementa: A comunicação animal sob uma perspectiva evolutiva. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação animal. Principais temas e linhas de pesquisa no estudo da comunicação animal. Comunicação acústica. Comunicação visual. Comunicação química. Modalidades de curto alcance.

Direito e Legislação Ambiental (30h)

Ementa: Política e Legislação Ambiental. A política ambiental brasileira. Histórico e evolução da legislação federal sobre meio ambiente. Diretrizes internacionais de meio ambiente. Legislação federal básica sobre meio ambiente. Meios administrativos e judiciais de proteção ambiental. Legislação específica: unidades de conservação, poluição do ar e licenciamento ambiental.

Ecofisiologia Vegetal (60h)

Ementa: A planta no ecossistema. Fatores do ambiente físico e biológico. O clima como fator ecológico: macroclima, topoclima e microclima. Instrumentos de medida dos elementos microclimáticos: tipos e princípios de funcionamento. O fator água na vegetação: água no sistema solo – planta – atmosfera. Evapotranspiração potencial e real. Balanço hídrico. Adaptações ao estresse hídrico. Energia radiante. Utilização e ciclagem dos elementos minerais. O fator solo e vegetação. Influência das propriedades físicas e químicas do solo na vegetação. Perfil da vegetação e formas de vida. Interações entre plantas. Respostas fisiológicas às condições de estresses bióticos e abióticos. Estratégias adaptativas.

Ecologia Evolutiva I (60h)

Ementa: Ecologia dos indivíduos ou organismos: condições (clima e microclima), recursos, adaptações dos indivíduos, adaptações ao estresse, ecofisiologia; crescimento e reprodução de indivíduos. Ecologia de populações: estrutura e dinâmica de populações, história de vida, interações, metapopulações. Ecologia de comunidades: descrição de comunidades (riqueza, equitabilidade, similaridade e abundância), classificação e ordenação de comunidades, sucessão.

Ecologia Evolutiva II (60h)

Ementa: Introdução à ecologia evolutiva. Métodos científicos, questões ecológicas, aplicações. Macroecologia: 1) Conceitos gerais de macroecologia, 2 Padrões macroecológicos envolvendo distribuição de espécies e comunidades, 3) Padrões e Processos históricos, 4) Padrões e Processos contemporâneos. Ecologia de paisagem: 1) Conceitos gerais de ecologia de paisagem, 2) Quantificação e causas dos padrões de paisagem, 3) Efeitos dos padrões de paisagem sobre os organismos, 4) Dinâmica das espécies e comunidades em paisagens fragmentadas.

Ecotoxicologia (30h)

Introdução e conceito em Toxicologia/Ecotoxicologia, Biomonitoramento e Qualidade Ambiental. O estresse ambiental: tipos e seus efeitos. Indicadores da qualidade ambiental (do ar, do solo, da água e de sistemas complexos). Alterações dos processos biológicos básicos como respostas utilizadas em biomonitoramento. Programas de biomonitoramento. Bioindicação: estudos básicos à implementação de programas de Biomonitoramento. Identificação e validação de bioindicadores. Avaliação da susceptibilidade dos sistemas
ecológicos à poluição. Avaliação de toxicidade e de risco.

Fisiologia Animal Comparada (30h)

Ementa: Estudo das adaptações fisiológicas de vertebrados e invertebrados ao meio ambiente.

Geomorfologia Geral (60h)

Ementa: Introdução a Ciência Geomorfológica. As teorias geomorfológicas. Geomorfologia das zonas morfoclimáticas. As oscilações climáticas do Quaternário e suas influências no modelado. Processos exógenos de elaboração do relevo: pedogênese e morfogênese. Relevo litorâneo e Relevo cárstico; formas erosivas e deposicionais. Estudos práticos em laboratório e atividades de campo.

Gestão de Recursos Hídricos (60h)

Ementa: O planejamento territorial e a conservação dos recursos hídricos. Planejamento do uso múltiplo e integrado de recursos hídricos. A gestão de recursos hídricos. Legislação de recursos hídricos. Cidadania, meio ambiente e recursos hídricos.

Imunologia (60h)

Ementa: Imunidade natural e adaptativa. Resposta imune celular e humoral. Imunopatologia.

Introdução ao Geoprocessamento (90h)

Ementa: Introdução à cartografia, escala, generalização, sistema de projeção, tecnologia do sensoriamento remoto, princípios físicos da radiação eletromagnética, comportamento espectral dos alvos e interpretação de imagens, funções do CAD, CAM, SIG, entrada de dados, análise espacial e aplicações.

LIBRAS (30h)

Ementa: Bases Linguísticas de LIBRAS- Analisa as bases da LIBRAS do ponto de vista linguístico: fonética e fonologia, sintaxe, semântica e pragmática. Enfoca a questão da Língua Natural. Apresenta o sistema de tradução de sinais. Propõe vivências práticas para a aprendizagem da LIBRAS. Aspectos históricos e conceituais da cultura surda e filosofia do Bilinguismo.

Limnologia (60h)

Ementa: Estrutura, funcionamento e metabolismo de ecossistemas aquáticos. Características físicoquímicas da água. Principais características físicas dos ambientes limnológicos. Dinâmica de nutrientes. Comunidades de água doce: Fitoplâncton, Zooplâncton, Invertebrados e Vertebrados. Produtividade primária e secundária. Interações interespecíficas. Eutrofização. Limnologia em ambientes inundáveis: o pulso de inundação. Amostragem em Limnologia. Impactos antrópicos. Manejo e recuperação de ecossistemas aquáticos.

Lógica de Programação e Aplicações (120 h)

Lógica de programação; Algoritmos: elementos básicos, variáveis, operadores, estruturas condicionais, estruturas de repetição, vetores, funções e matrizes; ferramentas de desenvolvimento de aplicativos.

Planejamento e Análise de Experimento (60h)

Ementa: Conceitos básicos. Princípios básicos da experimentação. Planejamento de experimentos. O papel da estatística na experimentação; a análise de variância; os delineamentos básicos: inteiramente ao acaso, blocos completos casualizados e quadrados latinos; experimentos fatoriais; experimentos em parcelas subdivididas. Análise de regressão; tópicos em experimentação. Uso de programas computacionais para análise estatística.

Política e Gestão Ambiental (60h)

Ementa: Formação da Agenda Ambiental no mundo desenvolvido: antecedentes e conseqüências políticas e sócio-culturais. Meio ambiente e relações internacionais: a apropriação da questão ambiental pelos países em desenvolvimento. Políticas ambientais no Brasil: marco institucional, atores e estratégias. Os Sistemas Ambientais. Caracterização de ambientes e suas escalas temporais e espaciais. Diagnóstico, planejamento e zoneamento ambientais. Monitoramento e gerenciamento das condições ambientais. Políticas ambientais e normas. Gestão ambiental e suas etapas. Planejamento, previsão e implantação de projetos. Controle e avaliação, estudo de casos nos âmbitos local e regional, no Brasil e no exterior.

Tópicos em Bioética (60h)

Ementa: Pressupostos históricos e filosóficos da Bioética. Correntes teóricas da Bioética. Reflexão sobre aspectos éticos relacionados a diferentes áreas das Ciências Biológicas. A ética na prática científica.