Renovação de matrícula online

O que é a renovação de matrícula online?

É um processo obrigatório, realizado no início de cada período letivo, em que o discente deverá se inscrever, dentro dos prazos previstos no Calendário Acadêmico, em uma disciplina ou em um conjunto delas, obedecendo à dinâmica curricular e observadas as normas acadêmicas.
O processo de renovação de matrículas na UNIFAL-MG não é uma simples renovação de vínculo com a instituição. Apesar de possuir essa função, ele também tem o importante papel da definição de quais disciplinas cada aluno vai cursar durante o semestre letivo, o que é denominado plano de estudos do aluno. A renovação ocorre a cada semestre, envolvendo um esforço conjunto do DRGCA, Prograd, NTI e Coordenadores de Curso.
Esse processo envolve um vasto conjunto de variáveis, como dependências, aproveitamentos de disciplinas, equivalências de disciplinas, quantidade de vagas por turmas, choques de horários, distribuição de turmas práticas etc. A montagem de plano de estudos para cada discente da instituição leva em consideração todos esses fatores. No curso de ciências biológicas não há pré-requisitos para se matricular nas disciplinas.

O DRGCA preparou um importante tutorial que explica em detalhes como fazer sua renovação de matrícula. Acesse este link para melhor compreender como funciona o processo.