Disciplinas obrigatórias

Primeiro Período

Disciplina Carga Horária Ementa
Biologia Celular 90h Organização e métodos de estudo da célula. Estrutura, ultra-estrutura, composição e fisiologia dos componentes celulares. Biomembranas. Ciclo celular. Mitose e Meiose. Matriz extracelular. Diferenciação celular. Interação entre componentes celulares.
Evolução das Plantas 75h Conceitos gerais de taxonomia. Cianobactérias, Protistas, Fungos e Liquens. Origem e diversidade dos vegetais: a conquista do ambiente terrestre pelas plantas, adaptações. Criptógamas avasculares (Hepatophyta, Anthocerophyta e Bryophyta) e vasculares. Estruturas e adaptações. Organização vegetativa, reprodução e sexualidade. Caracterização, taxonomia e aspectos evolutivos de Bryophyta. Caracterização, taxonomia e aspectos evolutivos dos grandes grupos de pteridófitas atuais (Psilophyta, Lycopodophyta, Sphenophyta e Felicininophyta). Origem e evolução da semente. Biologia reprodutiva das plantas. Evolução das plantas vasculares com sementes.
Matemática 60h Estudo das operações estruturais, notações numéricas convencionais, das funções especiais e elementares (1o e 2o graus, exponenciais e logarítmicas). Cálculo infinitesimal: limites, derivação e diferenciação das funções (aplicações), integração imediata (aplicações).
Princípios de Sistemática e Biogeografia 30h Diversidade biológica e sistemática. História das classificações biológicas e Escolas de Classificação. Introdução à Sistemática Filogenética: homologia e analogia, plesiomorfias, apomorfias, homoplasias, grupos monofiléticos, parafiléticos e polifiléticos. Nomenclatura biológica: as categorias taxonômicas e os códigos de nomenclatura biológica. As coleções sistemáticas. Os conceitos de espécie e sua aplicação. História da biogeografia. Princípios de biogeografia histórica e interpretativa.
Química Geral 60h Teoria Atômica e estrutura atômica. Forças intermoleculares, ligações e estrutura molecular. Fórmulas, reações e funções inorgânicas. Configuração eletrônica e periodicidade química. Estequiometria. Soluções. Reações químicas em solução aquosa. Equilíbrio químico. Princípios de Termodinâmica, Energia e Gases.

Segundo Período

Disciplina Carga Horária Ementa
Bioquímica 90h Água, pH, tampões, aminoácidos, peptídios, proteínas, enzimas, carboidratos, lipídios,
metabolismo de aminoácidos, metabolismo de carboidratos, metabolismo de lipídios,
integração metabólica.
Geologia 45h Introdução a Geologia. Princípios. Tempo Geológico. A Terra. Noções de Cartografia.
Minerais. Ciclo das rochas. Dinâmica Externa: Intemperismo e o solo. Ação geológica dovento , água e gelo. Formação do carvão, óleo e gás. Dinâmica Interna: Vulcanismo,
Plutonismo, Metamorfismo e Tectônica de Placas. Ambientes subterrâneos e noções gerais de espeleologia. Geologia do Brasil e Minas Gerais.
Morfologia Vegetal 60h Histologia vegetal: sistema meristemático, sistema fundamental, sistema de revestimento e sistema vascular. Morfologia interna dos vegetais: anatomia de raiz, caule, folha, flor, fruto e semente. Morfologia externa e classificação de raiz, caule, folha, flor, fruto e semente.
Zoologia de Invertebrados I 60h Diversidade e origem de Eukarya. Caracterização, morfologia e biologia geral de
Protozoários: Euglenozoa, Retortamonada, Axostylata, Alveolata (Dinoflagelata, Ciliophora e Apicomplexa), Protozoários amebóides (Amebas, Foramineferea, Radiolaria e Heliozoa), Choanoflagellata. Introdução e origem de Metazoa. Filos Porifera, Cnidaria e Ctenophora. Introdução aos Bilateria; Platyhelmintes, Mesozoa, Nemertea, Gnathifera, Lophophorata (Phoronida, Brachiopoda e Bryozoa), Cycliophora, Kamptozoa e Mollusca.
Filosofia 30h Natureza do pensamento filosófico. Teoria do conhecimento. Ética.
Biofísica 60h Estudo dos fenômenos biológicos do ponto de vista físico. Energia e trabalho. Elasticidade. Modelo mecânico de contração muscular. Hidrostática. Tensão Superficial. Viscosidade. Osmose e Difusão. Eletricidade e Eletrofisiologia.

Terceiro Período

Disciplina Carga Horária Ementa
Embriologia Básica 45h Aspectos gerais do desenvolvimento Humano: gametogênese, fecundação, segmentação, gastrulação, neurulação, período embrionário, período fetal, anexos embrionários e interação materno-fetal.
Biologia Molecular 90h Histórico da Biologia Molecular. Estrutura dos ácidos nucléicos. Organização da cromatina e estrutura dos cromossomos. O conceito de gene. Mecanismos de replicação de DNA em procariotos e eucariotos. Aspectos moleculares das mutações, recombinações e reparo de DNA. Transcrição e processamento do RNA. Mecanismos de regulação da expressão em procariotos e eucariotos. Tecnologia do DNA recombinante. Enzimas de restrição. Vetores e clonagem molecular. Bibliotecas genômicas e de cDNA. PCR. Transformação bacteriana. Eletroforese de ácidos nucléicos. Técnicas de hibridação molecular. Seqüenciamento de DNA e Genômica. Aplicações das técnicas de DNA recombinante nas várias áreas da Biologia.
Histologia Básica 60h Estudo morfofuncional e microscopia dos tecidos animais básicos: epiteliais, conjuntivos e células sanguíneas, cartilaginosos, ósseo, muscular e nervoso.
Sistemática Vegetal 45h Sistemas de Classificação dos vegetais. Bases dos sistemas filogenéticos. Evolução dos caracteres morfológicos e sua interação com a sistemática. Identificação das criptógamas avasculares e vasculares. Identificação das principais famílias botânicas de fanerógamas.
Zoologia dos Invertebrados II 60h Caracterização, morfologia, biologia geral, evolução e sistemática dos seguintes grupos de invertebrados: Sipuncula, Echiura, Annelida, Cycloneuralia, Onycophora, Tardigrada, Arthropoda (Chelicerata, Crustacea, Myriapoda e Hexapoda), Chaetognata e Echinodermata.
Microbiologia Geral 75h Bacteriologia geral, morfologia bacteriana, fisiologia bacteriana. Controle de microrganismos por agentes químicos e físicos. Drogas antibacterianas. Micologia geral. Virologia geral.
Estágio Obrigatório I 45h Atividades acadêmicas com o objetivo de integrar teoria e prática no exercício da profissão de biólogo. Essas atividades podem envolver desde o treinamento ou acompanhamento de uma rotina técnica até a preparação e desenvolvimento de um projeto de pesquisa com apresentação de relatório ao final do projeto. Qualquer uma dessas atividades tem que ser desenvolvida sob a orientação de um docente.

Quarto Período

Disciplinas Carga Horária Ementa
Paleontologia 45h Introdução à Paleontologia. Técnicas. Aplicações. Aspectos legais. Tafonomia. Origem da vida. Origem, evolução da biota e paleoambiente no Pré-Cambriano, no Paleozóico, no Mesozóico e no Cenozóico. Extinções. Evolução do Homem, Glaciações e a Teoria dos refúgios. Paleontologia brasileira e paleontologia de Minas Gerais.
Genética Clássica 60h Genética clássica. Leis da Herança: primeira e segunda leis de Mendel. Cromossomos sexuais e genes ligados ao sexo. Alelos múltiplos. Alelos letais. Tipos de herança e análise de heredogramas. Ligação e recombinação de genes. Interação gênica. Citogenética: variação cromossômica numérica e estrutural. Aberrações cromossômicas e síndromes. Noções de genética quantitativa.
Zoologia dos Cordados 75h Chordata: origem e caracterização. Características gerais dos Hemichordata, Urochordata e Cephalochordata: morfologia, fisiologia, adaptações. Filogenia dos Chordata. Origem dos Vertebrata. Caracterização e evolução dos Agnatha, Gnathostomata, Placodermi, Chondrichthyes, Actinopterygii e Sarcopterygii. Origem dos Tetrapoda e Amphibia: características gerais, diversidade e evolução dos grupos e descrição das adaptações a um novo meio. Características gerais, evolução e independência da água dos Reptilia e seus grupos. Aves: características gerais e adaptações ao vôo e a distintos ambientes, parentesco com os Reptilia. Mammalia: evolução, caracterização, diversidade e diferentes adaptações ao meio.
Fisiologia 90h Estudo dos processos fisiológicos que ocorrem nos órgãos e sistemas do corpo humano, da sua inter-relação, bem como os mecanismos regulatórios.
Fisiologia Vegetal 60h Absorção e Translocação de Água, Nutrição Mineral das Plantas; Assimilação do Nitrogênio; Fotossíntese; Auxinas, Tropismos e Nastismos; Citocininas; Giberelinas; Etileno e Inibidores de Crescimento; Fotomorfogênese e Reprodução em Plantas Superiores; Frutificação, Dormência e Germinação.
Estágio Obrigatório II 90h Atividades acadêmicas com o objetivo de integrar teoria e prática no exercício da profissão de biólogo. Essas atividades podem envolver desde o treinamento ou acompanhamento de uma rotina técnica até a preparação e desenvolvimento de um projeto de pesquisa com apresentação de relatório ao final do projeto. Qualquer uma dessas atividades tem que ser desenvolvida sob a orientação de um docente.

Quinto Período

Disciplina Carga Horária Ementa
Estatística Básica 60h Descrição e exploração de dados; população e amostra; níveis de mensuração de variáveis; tabelas de distribuição de freqüências; gráficos; estatísticas descritivas. Cálculo de média e variância. Técnicas de Amostragem; probabilidades; conceitos básicos; a distribuição normal; aplicação de modelo normal na análise de dados; distribuição Binomial e Poisson. Distribuição de Amostragem (t, X2 e F). Inferência estatística, construção e interpretação de intervalo de confiança para média, proporção, variância, desvio padrão e para diferença de médias. Teste de hipóteses para média, proporção, variância e para diferença de médias. Teste qui-quadrado, Correlação e regressão linear, testes não-paramétricos.
Ecologia Ecossistêmica 60h Ecossistemas terrestres (mundiais e brasileiros), e aquáticos (marinhos e de águas
continentais). Conceito e estrutura de ecossistemas, produtividade primária e secundária, fluxo de energia nas cadeias e redes alimentares, níveis e estrutura trófica, pirâmides ecológicas, ciclos biogeoquímicos, ciclagem de nutrientes, fatores limitantes e o ambiente físico, interações, relações entre organismos e meio ambiente e os ambientes aquáticos.
Filosofia e Metodologia da Ciência 30h Conhecimento científico. Método científico. Pesquisa Bibliográfica. Pesquisa descritiva.
Pesquisa experimental. Técnicas de coleta de dados. Projeto de pesquisa. Redação técnica.
Estágio Obrigatório III 90h Atividades acadêmicas com o objetivo de integrar teoria e prática no exercício da profissão de biólogo. Essas atividades podem envolver desde o treinamento ou acompanhamento de uma rotina técnica até a preparação e desenvolvimento de um projeto de pesquisa com apresentação de relatório ao final do projeto. Qualquer uma dessas atividades tem que ser desenvolvida sob a orientação de um docente.

Sexto Período

Disciplinas Carga Horária Ementa
Evolução 60h Origens do pensamento evolutivo. As teorias evolutivas. Evolução a partir de Darwin e a Síntese Moderna. Noções de genética de populações: efeito das mutações e do fluxo gênico nas populações; deriva genética aleatória e endogamia; seleção e adaptação; variação, polimorfismos, diversidade genética e genotípica; Teorema de Hardy-Weinberg. Processos de especiação. Noções de Biogeografia. Dados moleculares em estudos evolutivos. Coevolução. Seleção sexual. Extinções. Noções de evolução humana e aspectos sociais.
Trabalho de Conclusão de Curso I 30h Estudo das diferentes partes da Monografia e do Projeto de Pesquisa: escolha do tema, delimitação do tema, formulação do problema, formulação de hipóteses, formulação de objetivos, elaboração da metodologia, elaboração do cronograma e do orçamento, normatização de referências bibliográficas e redação e formatação geral de um Projeto de Pesquisa.
Estágio Obrigatório IV 135h Atividades acadêmicas com o objetivo de integrar teoria e prática no exercício da profissão de biólogo. Essas atividades podem envolver desde o treinamento ou acompanhamento de uma rotina técnica até a preparação e desenvolvimento de um projeto de pesquisa com apresentação de relatório ao final do projeto. Qualquer uma dessas atividades tem que ser desenvolvida sob a orientação de um docente.

Sétimo Período

Disciplina Carga Horária Ementa
Atualizações em Genética 45h Organização do genoma. Transcriptoma. Novas técnicas aplicadas aos estudos genéticos em larga escala. Epigenética. Genética forense e polimorfismos genéticos. Genética do Câncer. Terapia Gênica.

Oitavo Período