Abertura de processo administrativo

O que é um processo administrativo?

“Processo administrativo é a sequência de atividades da Administração, interligadas entre si, que visam alcançar determinado efeito final previsto em lei. Trata-se do modo como a Administração Pública toma suas decisões, seja por iniciativa de um particular, seja por iniciativa própria. No Brasil, a Lei que trata das diretrizes gerais do procedimento administrativo é a Lei n.º 9.784 de 1999, a qual se aplica a todos entes da Administração Pública Federal, direta e indireta” (fonte: direitonet.com.br).

Como a universidade é regida por leis federais, toda solicitação deve estar em conformidade com resoluções e regimentos.

 

Solicitação aos colegiados dos cursos:

Toda e qualquer solicitação aos colegiados dos cursos devem ser feitas por meio de abertura de processo administrativo.

O Setor de Protocolo elaborou um tutorial de como solicitar abertura de processo. Clique aqui para acessar. O item 02 mostra quais os procedimentos para protocolar solicitações.

Neste link há um exemplo de carta ao colegiado, para os casos de mudança de dinâmica, trancamento de matrícula/disciplinas fora de prazo e demais solicitações.

 

Importante:

Siga as instruções, envie os documentos e aguarde. Os colegiados têm reuniões mensais onde são discutidos todos os processos de alunos.