O Curso

Seres vivos, as relações entre eles e deles com o meio no qual vivem, além dos processos e mecanismos que regulam a vida, são todos objetos de estudo da Biologia. Portanto, os biólogos são fundamentais em qualquer assunto que envolva o conhecimento da natureza.

A Biologia possibilita a compreensão de que a vida se organizou através do tempo, como resultado dos processos evolutivos, que culminaram em uma diversidade de organismos, sobre os quais continuam atuando as pressões seletivas. As diferentes formas de vida, entre as quais se incluem os seres humanos, não estão isoladas. Elas constituem sistemas complexos com importantes relações de interdependência. A compreensão dessas interações depende do conhecimento das condições físicas do meio e de como vivem e funcionam as diferentes espécies. Como uma dessas espécies, seres humanos também pertencem ao universo de análise da Biologia. Por isso, diante desse enfoque, as Ciências Biológicas não estão separadas dos aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais.

O curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alfenas teve seu início no ano de 2000 através da Portaria MEC nº 1202 de 30/07/99, publicada em 03/08/99. Durante os anos que se seguiram muitas mudanças foram conferidas para que houvesse a estrutura que temos hoje: a modalidade Licenciatura, durante o período noturno e a modalidade Bacharelado, durante o período integral.

Na modalidade Licenciatura, os estudantes são direcionados a se tornarem professores de Ciências e Biologia para os ensinos fundamental e médio dotados de instrumentais teórico-metodológico e filosófico necessários à construção do ensino, com uma visão mais ampla da realidade, aguçando-lhes o espírito crítico e preparando-os para o exercício da cidadania consciente. Confira aqui a dinâmica (grade) curricular do curso de Ciências Biológicas Licenciatura.

Na modalidade Bacharelado, os estudantes são direcionados para atuar em pesquisa básica e aplicada nas diversas áreas do conhecimento da Biologia e áreas relacionadas. Ainda, o curso permite formar biólogos com visão básica e generalista, com perfil voltado para a pesquisa de qualidade a fim de prepará-los para cursos de pós-graduação, visando exercer a docência no ensino superior e/ou diretamente formá-los para o mercado de trabalho dentro das áreas de atuação do biólogo. Confira aqui a dinâmica (grade) curricular do curso de Ciências Biológicas Bacharelado.