O acervo digitalizado refere-se ao conjunto de documentos em suporte físico que foram convertidos na forma de arquivos digitais. Neste espaço disponibilizamos parte deste acervo documental digitalizado que não possui impedimentos legais para que sejam acessados publicamente. Existe ainda uma parte deste acervo digitalizado e/ou em processo de digitalização que pode ser acessada por ex-alun(as)os mediante solicitação e autenticação de sua identidade.
Os livros ata de colação de grau são um tipo de documento usado para ser registrada a presença e participação de alunos(as) na cerimônia em que recebem a sua titulação de grau. No período entre 1916 e 2020, o registro da colação de grau ocorreu com a assinatura física dos(as) graduandos(as), sendo que as atas eram redigidas de forma manuscrita até o ano de 2015. Desta forma, a recuperação das informações sobre quem seriam os(as) alunos(as) que efetivamente assinam as atas é um processo que impõem certa dificuldade na medida que nem sempre é legível a relação dos nomes das pessoas que colaram grau.
Estamos em um processo de recuperação de outras fontes documentais como fichas escolares, pastas de documentos cadastrais, livros de registro de diploma, etc., que serão usadas para convalidar as informações que foram recuperadas dos livros ata de colação de grau. Entretanto, caso seja realizada a consulta a essa documentação e identificado algum nome a ser retificado e/ou ex-aluna(o) que colou grau a ser acrescentado no sumário, pedimos que entre em contato com o DRGCA pelo e-mail: emissaodedocumentos@unifal-mg.edu.br.
Deve-se esclarecer que as atas de colação de grau a partir do ano de 2020 passaram a serem redigidas e assinadas digitalmente via nosso Sistema Eletrônico de Informações – SEI, sendo cópias de documentos nato digitais e não cópias de documentos físicos digitalizados.
Segue abaixo o acesso público a todos os livros ata de colação de grau digitalizados, sumarizados por data de colação de grau e, dentro do que foi possível, pelos nomes de alunos(as) que assinam as atas.
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![]() Obs.: as Atas de colação de grau entre os anos de 2020 e 2025 serão disponibilizadas a partir de 01/01/2026, podendo ser solicitada de forma avulsa alguma ata especifica via e-mail: emissaodedocumentos@unfial-mg.edu.br |
Os livros de registro de diplomas estão em processo de inventário, recuperação e catalogação para iniciar sua digitalização. Entretanto, devemos informar que nestes registros constam dados pessoais que não permitem o acesso público. Quando forem digitalizados, somente nossos(as) ex-alunos(as) poderão acessar o extrato do registro de diploma expedido para eles. Para solicitar o acesso a este extrato podem entrar em contato com o DRGCA pelo e-mail: emissaodedocumentos@unifal-mg.edu.br.
A relação de livros de registro de diploma digitalizados será publicada aqui na medida que este processo for sendo finalizado.
Entre os anos de 1914 e 1968, o registro da matrícula de ingresso era realizado de forma manuscrita em Livros de termos de matrícula de ingresso. A digitalização desta base documental já foi iniciada, sendo que nossa previsão de finalização deste processo é para o final do ano de 2026. Estes livros, após serem digitalizados, ainda serão submetidos a sumarização para localização dos nomes de alunos que foram identificados. Entretanto, devemos informar que nestes registros constam dados pessoais que não permitem o acesso público. Quando sua digitalização for concluída somente nossos(as) ex-alunos(as) poderão acessar o extrato do termo de sua matrícula de ingresso. Para solicitar o acesso a este extrato deverão entrar em contato com o DRGCA pelo e-mail: emissaodedocumentos@unifal-mg.edu.br.
A relação de livros termos de matrícula digitalizados será publicada aqui na medida que este processo for sendo finalizado.
Entre os anos de 1914 e 2018, todos os documentos pessoais solicitados para realização da matrícula de nossos(as) alunos(as) eram arquivados fisicamente em pastas de documentos cadastrais. Neste momento estamos finalizando o inventário, recuperação e catalogação desta base documental referente ao período de 1914 e 1988. A partir de 2026, iniciaremos o inventário, recuperação e catalogação destes documentos referente ao período de 1989 a 2008. O conjunto de pastas de documentos cadastrais do período de 2009 a 2018 já está catalogado. A previsão é que o processo de digitalização destes documentos somente inicie após finalizarmos a catalogação desde 1914 a 2018, sendo que ela ocorrerá em três fases: A – 2009 a 2018; B – 1989 a 2008 e C – 1914 a 1988.
O acesso às pastas de documentos cadastrais será restrito a ex-alunos(as) por um protocolo de validação/autenticação de sua identidade. Nossa proposta é que todos(as) ex-alunos(as) possam, via um serviço digital online, acessar toda a base documental a que tem direito fazendo login nos sistemas em que essa documentação será disponibilizada. O design e implementação destes serviços/sistemas digitais está desenvolvimento.
Neste espaço atualizaremos regularmente a evolução deste processo de digitalização, bem como da disponibilização dos serviços digitais que serão implementados para acesso de nossos(as) ex-alunos aos documentos pessoais estão arquivados sob a guarda do DRGCA.
Entre o início da década de 1960 (1962) e meados da década de 1990 (1994) localizamos em nosso acervo um tipo documental identificado como fichas escolares, em que eram registrados os dados cadastrais e acadêmicos de forma manuscrita de discentes de graduação deste período. Grande parte destas fichas foram catalogadas e acreditamos finalizarmos todo o processo de inventário e catalogação desta documentação após concluirmos o processo de digitalização das pastas de documentos cadastrais de nossos(as) ex- alunos(as). Nossa previsão é que o processo de digitalização destas fichas escolares seja concluído até o final de 2028.
O acesso às fichas escolares digitalizadas será restrito a ex-alunos(as) por um protocolo de validação/autenticação de sua identidade. Assim como propomos para as pastas de documentos cadastrais, todos(as) ex-alunos(as) poderão, via um serviço digital online, acessar essas fichas escolares fazendo login nos sistemas em que essa documentação será disponibilizada. O design e implementação destes serviços/sistemas digitais está desenvolvimento.
Neste espaço atualizaremos regularmente a evolução deste processo de digitalização, bem como da disponibilização dos serviços digitais que serão implementados para acesso de nossos(as) ex-alunos(as) a suas fichas escolares que estão arquivadas sob a guarda do DRGCA.
Entre os anos de 1914 e 1988, o registro de dados acadêmicos (disciplinas cursadas; notas etc) eram realizados por diferentes procedimentos e arquivados em diferentes bases documentais. Até os anos de 1930, localizamos até o momento cópias datilografadas de históricos que então sendo recuperadas, inventariadas e catalogadas. Entre os anos de 1930 e 1962 a principal fonte de registro que temos no momento são os relatórios da inspetoria federal que anexava os históricos de alunos concluintes. Já no período entre 1962 e 1988 nossa referencia de registro de dados acadêmicos são fichas escolares. Ao longo destes anos temos ainda históricos escolares originais assinados que foram emitidos e que já foram e catalogados. Dentro de nosso planejamento, temos a previsão de digitalizar de toda essa base documental após finalizado todo o processo de digitalização das pastas de documentos cadastrais com o objetivo de sua preservação e disponibilização para consulta.
Contudo, na medida que a base documental de referência dos registros acadêmicos referente ao período de 1914 e 1988 está sendo inventariada e catalogada, estamos realizando a transcrição das informações recuperadas no Sistema Legado que usamos para realizar a gestão dos dados cadastrais e acadêmicos de nossos ex-alunos deste período. Com este trabalho estamos mitigando os riscos de perda das informações e preservando digitalmente esses dados.
No caso específico dos históricos escolares, apesar de estar prevista a digitalização dos originais que temos arquivados, nossos ex-alunos e/ou pessoas com direito ao acesso a estes documentos poderão no futuro emitir por autoatendimento esse documento via um serviço digital online que está em fase de desenvolvimento e implementação no Sistema Legado. Enquanto este serviço não é implantado, segunda vias dos históricos escolares deste período pode ser solicitadas pelo e-mail: emissaodedocumentos@unifal-mg.edu.br
Neste espaço atualizaremos regularmente a evolução deste processo de digitalização, bem como da disponibilização dos serviços digitais que serão implementados para acesso de nossos(as) ex-alunos a seus históricos escolares