Campus Alfenas – emissaodedocumentos@unifal-mg.edu.br
Campus Poços de Caldas – crca.pocos@unifal-mg.edu.br
Campus Varginha – drgca.varginha@unifal-mg.edu.br
Para acessar o PagTesouro – clique aqui
Atenção: O comprovante de pagamento da taxa de ser anexado a solicitação encaminhada ao DRGCA
Os valores e prazos para os serviços prestados pelo DRGCA constam no quadro abaixo. Para saber mais consulte a Portaria nº 1179 de 29/06/2022 Clicando aqui!
Para ex-alunos, alunos dos cursos da EaD ou em períodos não letivos, o documento poderá ser enviado via e-mail ou via correio.
A forma de envio por correio é CARTA SIMPLES. Em caso de SEDEX, anexar o comprovante de pagamento com o valor para a cidade de destino (informe-se nos Correios).
3. Pedimos que seja confirmado, junto ao DRGCA, o recebimento da solicitação pelos telefones ou e-mails:
Via Autoatendimento: Se você é aluno(a) com matrícula de ingresso realizada a partir de 2009, pode emitir esse documento de forma gratuita e imediata acessando o sistema acadêmico com seu login institucional e indo ao menu “Documentos”. Neste caso, esse documento será emitido como arquivo digital em formato .pdf e com QR Code de autenticação. Para realizar essa emissão por autoatendimento acesse o sistema acadêmico pelo link: https://academico.unifal-mg.edu.br.
Via Autoatendimento: Se você é aluno(a) com matrícula de ingresso realizada a partir de 2009, pode emitir esse documento de forma gratuita e imediata acessando o sistema acadêmico com seu login institucional e indo ao menu “Documentos”. Neste caso, esse documento será emitido como arquivo digital em formato .pdf e com QR Code de autenticação. Para realizar essa emissão por autoatendimento acesse o sistema acadêmico pelo link: https://academico.unifal-mg.edu.br.
Via Autoatendimento: Este documento não pode ser emitido por autoatendimento.
Via Autoatendimento: Estes tipos de documentos não podem ser emitidos por autoatendimento.
Via Autoatendimento: Se você é aluno(a) com matrícula de ingresso realizada a partir de 2009, pode emitir esse documento de forma gratuita e imediata acessando o sistema acadêmico com seu login institucional e indo ao menu “Documentos”. Neste caso, esse documento será emitido como arquivo digital em formato .pdf e com QR Code de autenticação. Para realizar essa emissão por autoatendimento acesse o sistema acadêmico pelo link: https://academico.unifal-mg.edu.br.
Via Autoatendimento: Se você é aluno(a) com matrícula de ingresso realizada a partir de 2009, pode emitir esse documento de forma gratuita e imediata acessando o sistema acadêmico com seu login institucional e indo ao menu “Documentos”. Neste caso, esse documento será emitido como arquivo digital em formato .pdf e com QR Code de autenticação. Para realizar essa emissão por autoatendimento acesse o sistema acadêmico pelo link: https://academico.unifal-mg.edu.br.
O Dossiê curricular Acadêmico é um documento que passou a ser oferecido no ano de 2022. Ele foi criado devido ao aumento de solicitações de ex-alunos(as) de cursos de graduação por documentação completa com esta composição para apresentação em instituição internacionais e que necessitam passar por tradução juramentada. Desta forma, no atual momento não é um documento que se encontra disponível para emissão por autoatendimento no sistema acadêmico ou pode ser solicitado via sistema de requerimento online.
Via E-mail: Independentemente do ano de ingresso na UNIFAL-MG este documento deve ser solicitado pelo e-mail: emissaodedocumentos@unifal-mg.edu.br, sendo emitido somente para alunos(as) ou ex_alunos(as) de graduação. No caso deste documento aplicam-se as mesmas taxas referentes a emissão de histórico escolar e programas de ensino emitidos de forma avulsa. No que se refere a prazos temos:
Alunos(as) ou Ex-alunos(as) com ingresso a partir do ano de 2009 – prazo de emissão deste documento é de 30 dias úteis a partir da efetivação de sua solicitação
Alunos(as) ou Ex-alunos(as) com ingresso antes do ano de 2009 – prazo de emissão deste documento é de 60 dias úteis a partir da efetivação de sua solicitação
Por determinação do Ministério da Educação, via Portaria nº 554, de 11 de março de 2019, a partir de janeiro do ano de 2022, todos os diplomas de graduação passaram a ser emitidos em formato digital. O diploma físico não será mais disponibilizado pela Instituição. A Divisão de Expedição e Registro de Diplomas encaminhará e-mail com as instruções para emissão dos diplomas digitais.
Para os diplomas físicos, que foram expedidos até dezembro de 2021, a sua retirada poderá ser efetuada pelo diplomado ou por seu representante munido de procuração original – para fazer download do modelo de procuração acesse a página “Formulários” deste site clicando aqui.
Atenção:
- Segunda Via de Diploma – se você é ex-aluno e deseja solicitar a segunda via de seu diploma consulte nesta página o item “Segunda via de Diplomas: Graduação e Pós-Graduação” – acesse aqui
- No âmbito da Universidade Federal de Alfenas, os procedimentos de registro e de expedição de Diplomas e Certificados são regulamentados pela Portaria Reitoria/UNIFAL-MG nº 104, de 17 de janeiro de 2020. Para consulta, acesse aqui.
- Conforme a Portaria nº 1.905, de 25 de outubro de 2018, os diplomas registrados devem ser publicados no Diário Oficial da União – DOU e poderão ser consultados. Para consulta, acesse aqui.
O que é o Diploma de de Pós-graduação Stricto Sensu?
Instrumento formal e definitivo que comprova a conclusão em cursos de pós-graduação e certifica o grau obtido.
Como este documento pode ser solicitado?
Após a entrega de todos os documentos para a conclusão do curso, o discente deve solicitar o registro do diploma junto a Secretaria do Curso ou do Programa de Pós-graduação por meio de formulário próprio disponível no endereço: https://www.unifal-mg.edu.br/drgca/formularios.
O Diploma será registrado e expedido no prazo máximo de 120 dias, após dar entrada na Divisão de Expedição e Registro de Diplomas.
A Divisão de Expedição e Registro de Diplomas encaminhará e-mail com as informações sobre a retirada do Diploma para os cursos Stricto Sensu.
Para os Cursos Lato Sensu as formas de retirada serão informadas pelas secretarias dos cursos.
A retirada do Diploma, poderá ser efetuada pelo diplomado ou por seu representante munido de procuração original, cujo modelo pode ser obtido fazendo o download clicando aqui.
A Impressão do diploma é realizada em papel padrão UNIFAL-MG.
Atenção: Conforme a Portaria nº 1.095, de 25 de outubro de 2018, os diplomas registrados devem ser publicados no Diário Oficial da União – DOU e poderão ser consultados. Para consulta, acesse aqui.
O que é a 2ª via de um diploma?
Trata-se da expedição de um novo registro do instrumento formal e definitivo que comprova a conclusão em cursos de graduação e/ou pós-graduação que certifica o grau obtido.
Como este documento pode ser solicitado?
A 2ª via do diploma poderá ser solicitada das seguintes formas:
1. Diretamente no Departamento de Registros Gerais e Controle Acadêmico da UNIFAL-MG entregando preenchido o requerimento de solicitação de 2º via (clique aqui para baixar) e informando se ocorrerá alteração no nome.
2. Por via e-mail: registrodediplomas@unifal-mg.edu.br, anexando requerimento de solicitação de 2º via (Clique aqui para baixar) e informando se ocorrerá alteração no nome.
3. No caso ex-alunos(as) com acesso ao sistema acadêmico a solicitação deve ser realizada pelo link:
https://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/drgca/requerimentos/logon.php
Em todos os casos, deve anexar os seguintes documentos:
a) Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;
b) Cópia da Carteira de Identidade – somente será aceito o Registro Geral (RG)
c) Número do CPF;
d) Número do título de eleitor(a)
e) Cópia da Quitação Militar (para o sexo masculino);
f) Comprovante de pagamento do GRU ou Transferência Bancária, no valor de R$200,00 (duzentos reais).
Os diplomas serão expedidos em papel Padrão da UNIFAL-MG, tendo como prazo de entrega, no máximo, 120 dias corridos a partir do recebimento dos documentos acima.
A retirada do diploma, poderá ser efetuada pelo diplomado, ou seu representante, munido de procuração original, não precisando ser autenticada. O modelo desta procuração pode ser obtido fazendo o download aqui.
Telefone – (35) 3701-9264
Via Autoatendimento: Se você é aluno(a) ou ex-aluno(a) especial que cursou disciplinas isoladas a partir de 2015, pode emitir esse documento de forma gratuita e imediata acessando o sistema acadêmico com seu login institucional e indo ao menu “Documentos”. Neste caso, esse documento será emitido como arquivo digital em formato .pdf e com QR Code de autenticação. Para realizar essa emissão por autoatendimento acesse o sistema acadêmico pelo link: https://academico.unifal-mg.edu.br.
No caso dos cursos de graduação esse documento pode ser obtido diretamente na página dos cursos que fica disponível no site da Pró-Reitoria de Graduação no link: https://www.unifal-mg.edu.br/graduacao/cursos. No caso de cursos de pós-graduação esse documento deve ser solicitado diretamente à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação pelos contatos disponíveis em seu site acessível pelo link: https://www.unifal-mg.edu.br/prppg/contato/
No caso dos cursos de graduação esse documento deve ser solicitado diretamente pelo e-mail: emissaodedocumentos@unifal-mg.edu.br. No caso de cursos de pós-graduação esse documento deve ser solicitado diretamente à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação pelos contatos disponíveis em seu site acessível pelo link: https://www.unifal-mg.edu.br/prppg/contato/