Como alunos(as) dos cursos de graduação devem solicitar a emissão de documentos?
a) Via sistema online: para alunos e ex-alunos que ingressaram na UNIFAL-MG após o ano de 2009 e tem acesso aos sistemas online de nossa universidade, a solicitação é pelo sistema de requerimentos online que você pode acessar pelo sistema acadêmico com seu login e senha ou diretamente clicando aqui.
b) Via e-mail: para alunos e ex-alunos que ingressaram antes do ano de 2009 e  não têm acesso aos sistemas online de nossa universidade, a solicitação deve ser encaminhada para o órgão de registros gerais e controle acadêmico do Campus onde estudou:
Campus Alfenas – emissaodedocumentos@unifal-mg.edu.br
Campus Poços de Caldas – crca.pocos@unifal-mg.edu.br

Campus Varginha – drgca.varginha@unifal-mg.edu.br
 
Como alunos(as) dos cursos Pós-Graduação devem solicitar a emissão de documentos?
a) Via sistema online: para alunos e ex-alunos que ingressaram na UNIFAL-MG após o ano de 2009 e tem acesso aos sistemas de nossa universidade, a solicitação é pelo sistema de requerimentos online que você pode acessar pelo sistema acadêmico com seu login e senha ou diretamente clicando aqui.
b) Via e-mail: para alunos e ex-alunos que ingressaram antes do ano de 2009 e  não têm acesso aos sistemas online de nossa universidade, a solicitação deve ser encaminhada para o e-mail: drgca@unifal-mg.edu.br ou diretamente para a secretaria do curso de pós-graduação ao qual estão ou estiveram vinculados. 
Os valores e prazos para os serviços prestados pelo DRGCA constam na Portaria nº 1179 de 29/06/2022.  As taxas devem ser pagas pelo sistema PagTesouro, que permite realizar esse pagamento por PIX, Cartão e/ou Guia de Recolhimento da União.
Para acessar o PagTesouro – clique aqui

Atenção: O comprovante de pagamento da taxa de ser anexado a solicitação encaminhada ao DRGCA

Os valores e prazos para os serviços prestados pelo DRGCA constam no quadro abaixo. Para saber mais consulte a Portaria nº 1179 de 29/06/2022 Clicando aqui!


 

Para ex-alunos, alunos dos cursos da EaD ou em períodos não letivos, o documento poderá ser enviado via e-mail ou via correio.

A forma de envio por correio é CARTA SIMPLES. Em caso de SEDEX, anexar o comprovante de pagamento com o valor para a cidade de destino (informe-se nos Correios).

ATENÇÃO
1. Pedidos de Programas de Disciplinas com 3 (três) períodos ou mais serão enviados somente por SEDEX.
2. Programas de Disciplinas não são enviados por e-mail.
3. Pedimos que seja confirmado, junto ao DRGCA, o recebimento da solicitação pelos  telefones ou e-mails:
Alfenas: (35)3701-9230 – emissaodedocumentos@unifal-mg.edu.br
Poços de Caldas: (35) 3697-4633 – crca.pocos@unifal-mg.edu.br
Varginha: (35) 3219-8626 – drgca.varginha@unifal-mg.edu.br
O que é a Declaração de Matrícula?
Documento emitido somente para estudantes de graduação e pós-graduação regularmente matriculados(as)  e efetivamente cursando ou desenvolvendo atividades acadêmicas, ou seja, estudantes que trancaram sua matrícula ou ex-alunos(as) da UNIFAL-MG não podem emitir ou solicitar a emissão deste documento.
 
Como este documento pode ser emitido ou solicitado?
Via Autoatendimento: Se você é aluno(a) com matrícula de ingresso realizada a partir de 2009, pode emitir esse documento de forma gratuita e imediata acessando o sistema acadêmico com seu login institucional e indo ao menu “Documentos”. Neste caso, esse documento será emitido como arquivo digital em formato .pdf e com QR Code de autenticação. Para realizar essa emissão por autoatendimento acesse o sistema acadêmico pelo link: https://academico.unifal-mg.edu.br.
Via Sistema de Requerimentos online: Se você é aluno(a) com matrícula de ingresso realizada a partir de 2009 e necessita que este documento seja impresso e assinado fisicamente para retirada presencial ou envio pelo correio,  deve realizar a solicitação pelo sistema de requerimento online. Neste caso haverá uma taxa de R$ 7,50 e um prazo de 10 dias úteis para emissão. Para realizar essas solicitação acesse o sistema de requerimentos online pelo link: https://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/drgca/requerimentos
 
O que fazer quando tiver alguma dificuldade ou solicitação específica?
Caso não consiga, por quaisquer razões, emitir esse documento pelo sistema acadêmico, ou solicitá-lo  pelo sistema de requerimento online, ou tenha alguma necessidade específica que não pode ser atendida por estas duas formas de emissão de documentos, pode ainda realizar a sua solicitação pelo e-mail: emissaodedocumentos@unifal-mg.edu.br.
O que é a Declaração de Cancelamento de Matrícula?
Documento emitido para ex-estudantes de graduação e pós-graduação que efetivamente cancelaram sua matrícula na UNIFAL-MG e necessitam comprovar que não tem mais vínculo como aluno com nossa instituição devido a desistência do curso em que estavam matriculados.
 
Como este documento pode ser emitido ou solicitado?
Via Autoatendimento: Se você é aluno(a) com matrícula de ingresso realizada a partir de 2009, pode emitir esse documento de forma gratuita e imediata acessando o sistema acadêmico com seu login institucional e indo ao menu “Documentos”. Neste caso, esse documento será emitido como arquivo digital em formato .pdf e com QR Code de autenticação. Para realizar essa emissão por autoatendimento acesse o sistema acadêmico pelo link: https://academico.unifal-mg.edu.br.
Via Sistema de Requerimentos online: Se você é aluno(a) com matrícula de ingresso realizada a partir de 2009 e necessita que este documento seja impresso e assinado fisicamente para retirada presencial ou envio pelo correio,  deve realizar a solicitação pelo sistema de requerimento online. Neste caso haverá uma taxa de R$ 7,50 e um prazo de 10 dias úteis para emissão. Para realizar essas solicitação acesse o sistema de requerimentos online pelo link: https://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/drgca/requerimentos
 
O que fazer quando tiver alguma dificuldade ou solicitação específica?
Caso não consiga, por quaisquer razões, emitir esse documento pelo sistema acadêmico, ou solicitá-lo  pelo sistema de requerimento online, ou tenha alguma necessidade específica que não pode ser atendida por estas duas formas de emissão de documentos, pode ainda realizar a sua solicitação pelo e-mail: emissaodedocumentos@unifal-mg.edu.br.
O que é a Declaração de Conclusão de curso?
Toda(o) Aluno(a) concluinte de cursos da UNIFAL-MG, no ato de colação de grau, recebem um certificado de conclusão de curso assinado pela Reitoria e pela Direção do DRGCA. Entretanto, é possível que seja necessário uma declaração avulsa comprovando que você concluiu o curso na UNIFAL-MG com informações especificas e complementares, nestes casos você pode solicitar a Declaração de conclusão de curso.
 
Como este documento pode ser emitido ou solicitado?
Via Autoatendimento: Este documento não pode ser emitido por autoatendimento.
Via Sistema de Requerimentos online: Se você é aluno(a) com matrícula de ingresso realizada a partir de 2009 e necessita que este documento seja impresso e assinado fisicamente para retirada presencial ou envio pelo correio,  deve realizar a solicitação pelo sistema de requerimento online. Neste caso não haverá custo e o prazo é de 10 dias úteis para emissão. Para realizar essas solicitação acesse o sistema de requerimentos online pelo link: https://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/drgca/requerimentos.
Via E-mail: Se você foi aluno(a) da UNIFAL-MG com ingresso anterior a 2009 deve solicitar este documento pelo e-mail: emissaodedocumentos@unifal-mg.edu.br. Nestes casos não há custo e o prazo de emissão é de 10 dias uteis a partir da efetivação da solicitação. 
 
O que fazer quando tiver alguma dificuldade ou solicitação específica?
Caso não consiga, por quaisquer razões, emitir esse documento pelo sistema acadêmico, ou solicitá-lo  pelo sistema de requerimento online, ou tenha alguma necessidade específica que não pode ser atendida por estas duas formas de emissão de documentos, pode ainda realizar a sua solicitação pelo e-mail: emissaodedocumentos@unifal-mg.edu.br.
O que são as declarações e certidões específicas?
São documentos que comprovem informações e/ou dados relacionados a vida acadêmica de estudantes que exigem análise e algum nível de detalhamento. 
 
Como este documento pode ser emitido ou solicitado?
Via Autoatendimento: Estes tipos de documentos não podem ser emitidos por autoatendimento.
Via Sistema de Requerimentos online: Se você é aluno(a) com matrícula de ingresso realizada a partir de 2009 e necessita que este documento seja impresso e assinado fisicamente para retirada presencial ou envio pelo correio,  deve realizar a solicitação pelo sistema de requerimento online. Neste caso não haverá custo e o prazo é de 10 dias úteis para emissão. Para realizar essas solicitação acesse o sistema de requerimentos online pelo link: https://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/drgca/requerimentos. Destacamos que no sistema de requerimentos você pode solicitar declarações referentes a Previsão de Colação de Grau; Estágio; com Data de Início e Término do Semestre Letivo,  e tem ainda a opção de especificar o que necessita com a opção “outro”
Via E-mail: Se você foi aluno(a) da UNIFAL-MG com ingresso anterior a 2009 deve solicitar este documento pelo e-mail: emissaodedocumentos@unifal-mg.edu.br. Nestes casos não há custo e o prazo de emissão é de 10 dias uteis a partir da efetivação da solicitação. 
 
O que fazer quando tiver alguma dificuldade ou solicitação específica?
Caso não consiga, por quaisquer razões, emitir esse documento pelo sistema acadêmico, ou solicitá-lo  pelo sistema de requerimento online, ou tenha alguma necessidade específica que não pode ser atendida por estas duas formas de emissão de documentos, pode ainda realizar a sua solicitação pelo e-mail: emissaodedocumentos@unifal-mg.edu.br.
O que é a Ficha Individual de Apresentação?
Documento que deve ser emitido para alunos dos cursos de graduação em Medicina, Farmácia e Odontologia para solicitarem adiamento de Incorporação ao Serviço Militar até o término do curso. 
 
Como este documento pode ser emitido ou solicitado?
Via Sistema de Requerimentos online: Este documento é solicitado exclusivamente pelo sistema de requerimento online. Neste caso não haverá custo e o prazo é de 10 dias úteis para emissão. Para realizar essas solicitação acesse o sistema de requerimentos online pelo link: https://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/drgca/requerimentos
 
O que fazer quando tiver alguma dificuldade ou solicitação específica?
Caso não consiga, por quaisquer razões, solicitar este documento pelo sistema de requerimento online, ou tenha alguma necessidade específica referente a sua emissão, pode ainda buscar orientações ou atendimento pelo e-mail: emissaodedocumentos@unifal-mg.edu.br.
O que é o Histórico Escolar?
Documento emitido para estudantes ativos ou ex-estudantes de graduação e pós-graduação que inclui informações pessoais, cadastrais e registros referentes a sua vida acadêmica  como: Disciplinas em que está matriculado, já cursadas, notas, frequência e resultado final das disciplinas, entre outros dados.
 
Como este documento pode ser emitido ou solicitado?
Via Autoatendimento: Se você é aluno(a) com matrícula de ingresso realizada a partir de 2009, pode emitir esse documento de forma gratuita e imediata acessando o sistema acadêmico com seu login institucional e indo ao menu “Documentos”. Neste caso, esse documento será emitido como arquivo digital em formato .pdf e com QR Code de autenticação. Para realizar essa emissão por autoatendimento acesse o sistema acadêmico pelo link: https://academico.unifal-mg.edu.br.
Via Sistema de Requerimentos online: Se você é aluno(a) com matrícula de ingresso realizada a partir de 2009 e necessita que este documento seja impresso e assinado fisicamente para retirada presencial ou envio pelo correio,  deve realizar a solicitação pelo sistema de requerimento online. Neste caso haverá uma taxa de R$ 10,00 e um prazo de 10 dias úteis para emissão. Para realizar essas solicitação acesse o sistema de requerimentos online pelo link: https://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/drgca/requerimentos
Via E-mail: Se você foi aluno(a) da UNIFAL-MG com ingresso anterior a 2009 deve solicitar este documento pelo e-mail: emissaodedocumentos@unifal-mg.edu.br. Nestes casos não há custo e o prazo de emissão é de 20 dias uteis a partir da efetivação da solicitação. 
 
O que fazer quando tiver alguma dificuldade ou solicitação específica?
Caso não consiga, por quaisquer razões, emitir esse documento pelo sistema acadêmico, ou solicitá-lo  pelo sistema de requerimento online, ou tenha alguma necessidade específica que não pode ser atendida por estas duas formas de emissão de documentos, pode ainda realizar a sua solicitação pelo e-mail: emissaodedocumentos@unifal-mg.edu.br.
O que é o Programa de ensino?
Documento que informa o que foi desenvolvido efetivamente em uma disciplina cursada incluindo dados como: conteúdos ministrados; carga horária teórica e prática; atividades desenvolvidas; metodologias de ensino e de avaliação utilizadas; bibliografias de referência; entre outras informações.
Devemos esclarecer que é comum se confundir programa de ensino de disciplinas cursadas com a ementa dessas disciplinas. A diferença é que a ementa é a descrição do conteúdo previsto pelo projeto pedagógico do curso a ser desenvolvido em uma disciplina. Entretanto, em geral, o programa de ensino é o documento mais completo, pois todo programa de ensino inclui de forma mais detalhada a ementa prevista no projeto do curso.
 
Como este documento pode ser emitido ou solicitado?
Via Autoatendimento: Se você é aluno(a) com matrícula de ingresso realizada a partir de 2009, pode emitir esse documento de forma gratuita e imediata acessando o sistema acadêmico com seu login institucional e indo ao menu “Documentos”. Neste caso, esse documento será emitido como arquivo digital em formato .pdf e com QR Code de autenticação. Para realizar essa emissão por autoatendimento acesse o sistema acadêmico pelo link: https://academico.unifal-mg.edu.br.
Via Sistema de Requerimentos online: Se você é aluno(a) com matrícula de ingresso realizada a partir de 2009 e necessita que este documento seja impresso e assinado fisicamente para retirada presencial ou envio pelo correio,  deve realizar a solicitação pelo sistema de requerimento online. Neste caso haverá uma taxa de R$ 4,50 por disciplina ou R$15,00 por período, e um prazo de 30 dias úteis para emissão. Para realizar essas solicitação acesse o sistema de requerimentos online pelo link: https://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/drgca/requerimentos
Via E-mail: Se você foi aluno(a) da UNIFAL-MG com ingresso anterior a 2009 deve solicitar este documento pelo e-mail: emissaodedocumentos@unifal-mg.edu.br. Neste caso não haverá custo de emissão e o prazo para emissão será de 60 dias uteis a partir da efetivação da solicitação.
 
O que fazer quando tiver alguma dificuldade ou solicitação específica?
Caso não consiga, por quaisquer razões, emitir esse documento pelo sistema acadêmico, ou solicitá-lo  pelo sistema de requerimento online, ou tenha alguma necessidade específica que não pode ser atendida por estas duas formas de emissão de documentos, pode ainda realizar a sua solicitação pelo e-mail: emissaodedocumentos@unifal-mg.edu.br.
O que é o Dossiê Curricular Acadêmico?
Trata-se de um documento composto de uma declaração que certifica integralmente os programas de ensino de todas as disciplinas cursadas por um aluno ou ex-aluno conforme seu histórico escolar, sendo que toda esta documentação é anexada a declaração com indicação de paginação. Desta forma, na declaração consta a indicação das páginas do anexo onde encontram-se os documentos que ela certifica a autenticidade. 
O Dossiê curricular Acadêmico é um documento que passou a ser oferecido no ano de 2022. Ele foi criado devido ao aumento de solicitações de ex-alunos(as) de cursos de graduação por documentação completa com esta composição para apresentação em instituição internacionais e que necessitam passar por tradução juramentada. Desta forma, no atual momento não é um documento que se encontra disponível para emissão por autoatendimento no sistema acadêmico ou pode ser solicitado via sistema de requerimento online.  
 
Como este documento pode ser solicitado?
Via E-mail: Independentemente do ano de ingresso  na UNIFAL-MG este documento deve ser solicitado pelo e-mail: emissaodedocumentos@unifal-mg.edu.br, sendo emitido somente para alunos(as) ou ex_alunos(as) de graduação. No caso deste documento aplicam-se as mesmas taxas referentes a emissão de histórico escolar e programas de ensino emitidos de forma avulsa. No que se refere a prazos temos: 
Alunos(as) ou Ex-alunos(as) com ingresso a partir do ano de 2009 – prazo de emissão deste documento é de 30 dias úteis a partir da efetivação de sua solicitação
Alunos(as) ou Ex-alunos(as) com ingresso antes do ano de 2009 – prazo de emissão deste documento é de 60 dias úteis a partir da efetivação de sua solicitação
 
O que fazer quando tiver alguma dificuldade ou solicitação específica?
Caso não consiga, por quaisquer razões, emitir esse documento pelo sistema acadêmico, ou solicitá-lo  pelo sistema de requerimento online, ou tenha alguma necessidade específica que não pode ser atendida por estas duas formas de emissão de documentos, pode ainda realizar a sua solicitação pelo e-mail: emissaodedocumentos@unifal-mg.edu.br.
O que é o Diploma de Graduação?
Instrumento formal e definitivo que comprova a conclusão em cursos de graduação e certifica o grau obtido. Conforme determina a Portaria MEC nº 1095, de 25 de outubro de 2018, a partir do mês de abril de 2019, após a colação de grau, o Diploma será registrado e expedido no prazo máximo de 120 dias sem que haja necessidade de solicitação pelo discente.
Por determinação do Ministério da Educação, via Portaria nº 554, de 11 de março de 2019, a partir de janeiro do ano de 2022, todos os diplomas de graduação passaram a ser emitidos em formato digital. O diploma físico não será mais disponibilizado pela Instituição.
A Divisão de Expedição e Registro de Diplomas encaminhará e-mail com as instruções para emissão dos diplomas digitais. 
Para os diplomas físicos, que foram expedidos até dezembro de 2021, a sua
retirada poderá ser efetuada pelo diplomado ou por seu representante munido de procuração original – para fazer download do modelo de procuração acesse a página “Formulários” deste site  clicando aqui.

Atenção:

  • Segunda Via de Diploma – se você é ex-aluno e deseja solicitar a segunda via de seu diploma consulte nesta página o item “Segunda via de Diplomas: Graduação e Pós-Graduação” – acesse aqui
  • No âmbito da Universidade Federal de Alfenas, os procedimentos de registro e de expedição de Diplomas e Certificados são regulamentados pela Portaria Reitoria/UNIFAL-MG nº 104, de 17 de janeiro de 2020. Para consulta, acesse aqui.
  • Conforme a Portaria nº 1.905, de 25 de outubro de 2018, os diplomas registrados devem ser publicados no Diário Oficial da União – DOU e poderão ser consultados. Para consulta, acesse aqui.

O que é o Diploma de de Pós-graduação Stricto Sensu?

Instrumento formal e definitivo que comprova a conclusão em cursos de pós-graduação e certifica o grau obtido.

Como este documento pode ser solicitado?
Após a entrega de todos os documentos para a conclusão do curso, o discente deve solicitar o registro do diploma junto a Secretaria do Curso ou do Programa de Pós-graduação por meio de formulário próprio disponível no endereço: https://www.unifal-mg.edu.br/drgca/formularios. 
O Diploma será registrado e expedido no prazo máximo de 120 dias, após dar entrada na Divisão de Expedição e  Registro de Diplomas.

A Divisão de Expedição e  Registro de Diplomas encaminhará e-mail com as informações sobre a retirada do Diploma para os cursos Stricto Sensu.
Para os Cursos Lato Sensu as formas de retirada serão informadas pelas secretarias dos cursos.
A retirada do Diploma, poderá ser efetuada pelo diplomado ou por seu representante munido de  procuração original, cujo modelo pode ser obtido fazendo o download clicando aqui.

Tipos de diploma

Papel Padrão UNIFAL-MG – gratuito

Pergaminho Animal – Para a confecção do diploma em pergaminho animal, deverá ser feito um depósito direto na conta da gráfica, conforme os seguintes dados:

MK Trabalhos de Arte
Valor: R$90,00
Banco Bradesco – Agência: 2959 – C/C: 9067-0 – CNPJ: 12.627.224/0001-07
Chave Pix – mkpixitau@gmail.com 

Capa de Diploma

Capa rígida em couro com logo da UNIFAL-MG – a confecção da capa também é feita na gráfica e pago diretamente a empresa MK Trabalhos de Arte por deposito ou transferência bancaria usando os seguintes dados bancários:
MK Trabalhos de Arte
Valor: R$24,00
Banco Bradesco – Agência: 2959 – C/C: 9067-0 – CNPJ: 12.627.224/0001-07
Chave Pix – mkpixitau@gmail.com  

Atenção: Conforme a Portaria nº 1.095, de 25 de outubro de 2018, os diplomas registrados devem ser publicados no Diário Oficial da União – DOU e poderão ser consultados. Para consulta, acesse aqui.

O que é a 2ª via de um diploma?

Trata-se da expedição de um novo registro do instrumento formal e definitivo que comprova a conclusão em cursos de graduação e/ou pós-graduação que certifica o grau obtido. 

Como este documento pode ser solicitado?

A 2ª via do diploma poderá ser solicitada das seguintes formas:

1. Diretamente no Departamento de Registros Gerais e Controle Acadêmico da UNIFAL-MG entregando preenchido o requerimento de solicitação de 2º via (clique aqui para baixar) e informando se ocorrerá alteração no nome.
2. Por via e-mail: registrodediplomas@unifal-mg.edu.br, anexando requerimento de solicitação de 2º via (Clique aqui para baixar) e informando se ocorrerá alteração no nome.
3.
No caso ex-alunos(as) com acesso ao sistema acadêmico a solicitação deve ser realizada pelo link:
https://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/drgca/requerimentos/logon.php

Em todos os casos, deve anexar os seguintes documentos:

a) Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;
b) Cópia da Carteira de Identidade – somente será aceito o Registro Geral (RG)
c) Número do CPF;
d) Número do título de eleitor(a)
e) Cópia da Quitação Militar (para o sexo masculino);
f) Comprovante de pagamento do GRU ou Transferência Bancária, no valor de R$200,00 (duzentos reais).

Os diplomas serão expedidos em papel Padrão da UNIFAL-MG, tendo como prazo de entrega, no máximo, 120 dias corridos a partir do recebimento dos documentos acima.

A retirada do diploma, poderá ser efetuada pelo diplomado, ou seu representante, munido de procuração original, não precisando ser autenticada. O modelo desta procuração pode ser obtido fazendo o download aqui.

O que é o Certificado de Pós-Graduação Lato Sensu?
Documento emitido para alunos(as) que cumpriram todos os requisitos obrigatórios para concluírem o curso de pós-graduação lato sensu ao qual estão vinculados. Trata-se do documento que efetivamente comprova a titulação de Grau obtida pelo(a) aluno(a) concluinte.  
 
Como este documento pode ser solicitado?
A emissão de certificados de Pós-graduação Lato Sensu (Especializações) deve ser solicitada diretamente a Secretária geral destes cursos pelos seguintes contatos:
E-mail – latosensu@unifal-mg.edu.br
Telefone – (35) 3701-9264  
 
O que fazer quando tiver alguma dificuldade ou solicitação específica?
Caso não consiga, por quaisquer razões, solicitar documento pelos canais/contatos de atendimento informados acima, ou tenha alguma necessidade específica, ficamos a disposição para fornecer orientações pelo e-mail: emissaodedocumentos@unifal-mg.edu.br.
O que é a Certidão de estudos em disciplinas isoladas?
Documento emitido para alunos(as) especiais, ou seja, estudantes de outras instituições ou que já são graduados que não tem vínculo efetivo como alunos da UNIFAL-MG e se inscrevem em disciplinas isoladas. Este documento certifica os estudos realizados por estes(as) alunos(as) especiais indicando as disciplinas isoladas que cursaram e obtiveram aprovação.
 
Como este documento pode ser emitido ou solicitado?
Via Autoatendimento: Se você é aluno(a) ou ex-aluno(a) especial que cursou disciplinas isoladas a partir de 2015, pode emitir esse documento de forma gratuita e imediata acessando o sistema acadêmico com seu login institucional e indo ao menu “Documentos”. Neste caso, esse documento será emitido como arquivo digital em formato .pdf e com QR Code de autenticação. Para realizar essa emissão por autoatendimento acesse o sistema acadêmico pelo link: https://academico.unifal-mg.edu.br.
Via Sistema de Requerimentos online: Se você é aluno(a) ou ex-aluno(a) especial que cursou disciplinas isoladas a partir de 2015 e necessita que este documento seja impresso e assinado fisicamente para retirada presencial ou envio pelo correio,  deve realizar a solicitação pelo sistema de requerimento online. Neste caso há custo e o prazo é de 10 dias úteis para emissão. Para realizar essa solicitação acesse o sistema de requerimentos online pelo link: https://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/drgca/requerimentos
Via E-mail: Se você foi aluno(a) especial da UNIFAL-MG que cursou disciplinas isoladas antes de 2015 deve solicitar este documento pelo e-mail: emissaodedocumentos@unifal-mg.edu.br. Neste caso não haverá custo e o prazo para emissão será de 10 dias uteis a partir da efetivação da solicitação.
 
O que fazer quando tiver alguma dificuldade ou solicitação específica?
Caso não consiga, por quaisquer razões, emitir esse documento pelo sistema acadêmico, ou solicitá-lo  pelo sistema de requerimento online, ou tenha alguma necessidade específica que não pode ser atendida por estas duas formas de emissão de documentos, pode ainda realizar a sua solicitação pelo e-mail: emissaodedocumentos@unifal-mg.edu.br.
O que é o Projeto pedagógico de cursos?
Documento que descreve de forma detalhada as características gerais do curso, como ele desenvolvido, concepção pedagógica, dinâmica curricular, ementas de disciplinas, perfil do egresso, entre outras informações.  
 
Como este documento pode ser emitido ou solicitado?
No caso dos cursos de graduação esse documento pode ser obtido diretamente na página dos cursos que fica disponível no site da Pró-Reitoria de Graduação no link: https://www.unifal-mg.edu.br/graduacao/cursos. No caso de cursos de pós-graduação esse documento deve ser solicitado diretamente à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação pelos contatos disponíveis em seu site acessível pelo link: https://www.unifal-mg.edu.br/prppg/contato/
 
O que fazer quando tiver alguma dificuldade ou solicitação específica?
Caso não consiga, por quaisquer razões, solicitar documento pelos canais/contados de atendimento informados acima, ou tenha alguma necessidade específica, ficamos a disposição para fornecer orientações pelo e-mail: emissaodedocumentos@unifal-mg.edu.br.
O que é uma dinâmica curricular?
Documento que descreve de forma detalhada a estrutura do currículo a ser integralizado pelos estudantes ao longo de sue curso. A dinâmica curricular informa os nomes das disciplinas a serem cursadas, suas cargas horária (teóricas, práticas, de laboratório, etc), períodos de ofertas, entre outras informações complementares.   
 
Como este documento pode ser emitido ou solicitado?
No caso dos cursos de graduação esse documento deve ser solicitado diretamente pelo e-mail:  emissaodedocumentos@unifal-mg.edu.br. No caso de cursos de pós-graduação esse documento deve ser solicitado diretamente à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação pelos contatos disponíveis em seu site acessível pelo link: https://www.unifal-mg.edu.br/prppg/contato/
 
O que fazer quando tiver alguma dificuldade ou solicitação específica?
Caso não consiga, por quaisquer razões, solicitar documento pelos canais/contados de atendimento informados acima, ou tenha alguma necessidade específica, ficamos a disposição para fornecer orientações pelo e-mail: emissaodedocumentos@unifal-mg.edu.br.