O Departamento de Registros Gerais e Controle Acadêmico é um órgão suplementar da Reitoria da Universidade Federal de Alfenas (conforme disposto no Art. 22 do Regimento Geral), com sede no Campus de Alfenas e Secretarias Acadêmicas nos demais campi, que tem por finalidade acompanhar a política de ensino de graduação e pós-graduação presencial e a distância administrando as atividades curriculares e acadêmicas dos alunos desde o seu ingresso nesta Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG até a conclusão do curso.

Tem como atribuições também realizar matrículas, efetuar registros acadêmicos e seus controles, promover colação de grau, registrar os diplomas expedidos por esta Universidade e emitir documentos, tais como: históricos escolares, certificados, declarações, atestados e outros relativos às atividades acadêmicas dos alunos e ex-alunos desta IFEs.

Cabe ainda ao DRGCA registrar, quando solicitado, os diplomas expedidos por Instituições de Ensino Superior não universitárias autorizadas pelo MEC.