[em construção]
1) Resolução CONSUNI Nº 08, de 26 de janeiro de 2021: Institui a Política Linguística da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)
2) Núcleo de Línguas (Nucli)
Conheça o Núcleo de Línguas da UNIFAL-MG. Acesse https://www.unifal-mg.edu.br/nucli/
3)Idioma Sem Fronteiras (ISF)
Conheça o Programa Idioma Sem Fronteiras (ISF). Acesse https://www.andifes.org.br/institucional/redeisf/
4) Proficiência em línguas estrangeiras
- Inglês
- A UNIFAL-MG como membro do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) oferece descontos para o TOEFL iBT e TOEFL iBT Home Edition. Acesse o site do GCUB e confira as informações sobre o voucher.
- Cursos presenciais, nos Estados Unidos e Canadá. [em construção]
 
- Francês
- Cursos presenciais, na França, oferecidos pela CAVILAM Alliance Française. Verifique as condições junto à DRI e acesse a página e documentos para mais informações: https://langues.cavilam.com/
 
- Espanhol
- A UNIFAL-MG como membro do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) oferece benefícios do Instituto Cervantes. Acesse o site do GCUB e confira as informações (curso preparatório, prova de nivelamento).
- A UNIFAL-MG, enquanto associada ao GCUB, tem condições especiais para seus estudantes, técnicos-administrativos e docentes na principal instituição responsável pela difusão do ensino do espanhol, da cultura da Espanha e dos países hispânicos no mundo, o Instituto Cervantes. Acesse o site e veja as informações.
 
- Japonês
- Cursos on-line gratuitos disponibilizados pela Embaixada do Japão no Brasil. Acesse: https://www.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/curso_online.html
 
5) Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR)
O Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (Common European Framework of Reference for Languages – CEFR) é um padrão internacionalmente reconhecido para descrever a proficiência em um idioma.
É uma forma de descrever quão bem você fala e entende uma língua estrangeira, que divide o conhecimento dos alunos em três categorias, cada uma com duas subdivisões:
A — Básico
| A1 Iniciante | É capaz de compreender e usar expressões familiares e cotidianas, assim como enunciados muito simples, que visam satisfazer necessidades concretas. Pode apresentar-se e apresentar outros e é capaz de fazer perguntas e dar respostas sobre aspectos pessoais como, por exemplo, o local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que tem. Pode comunicar de modo simples, se o interlocutor falar lenta e distintamente e se mostrar cooperante. | 
| A2 Básico | É capaz de compreender frases isoladas e expressões frequentes relacionadas com áreas de prioridade imediata (p. ex.: informações pessoais e familiares simples, compras, meio circundante). É capaz de comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de informação simples e direta sobre assuntos que lhe são familiares e habituais. Pode descrever de modo simples a sua formação, o meio circundante e, ainda, referir assuntos relacionados com necessidades imediatas. | 
B — Independente
| B1 Intermediário | É capaz de compreender as questões principais, quando é usada uma linguagem clara e estandardizada e os assuntos lhe são familiares (temas abordados no trabalho, na escola e nos momentos de lazer, etc.). É capaz de lidar com a maioria das situações encontradas na região onde se fala a língua-alvo. É capaz de produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos que lhe são familiares ou de interesse pessoal. Pode descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como expor brevemente razões e justificações para uma opinião ou um projeto. | 
| B2 Usuário Independente | É capaz de compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos, incluindo discussões técnicas na sua área de especialidade. É capaz de comunicar com certo grau de espontaneidade com falantes nativos, sem que haja tensão de parte a parte. É capaz de exprimir-se de modo claro e pormenorizado sobre uma grande variedade de temas e explicar um ponto de vista sobre um tema da atualidade, expondo as vantagens e os inconvenientes de várias possibilidades. | 
C — Proficiente
| C1 Proficiência operativa eficaz | É capaz de compreender um vasto número de textos longos e exigentes, reconhecendo os seus significados implícitos. É capaz de se exprimir de forma fluente e espontânea sem precisar procurar muito as palavras. É capaz de usar a língua de modo flexível e eficaz para fins sociais, acadêmicos e profissionais. Pode exprimir-se sobre temas complexos, de forma clara e bem estruturada, manifestando o domínio de mecanismos de organização, de articulação e de coesão do discurso. | 
| C2 Domínio Pleno | É capaz de compreender, sem esforço, praticamente tudo o que ouve ou lê. É capaz de resumir as informações recolhidas em diversas fontes orais e escritas, reconstruindo argumentos e fatos de um modo coerente. É capaz de se exprimir espontaneamente, de modo fluente e com exatidão, sendo capaz de distinguir finas variações de significado em situações complexas. | 
Para saber mais sobre o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas, visite o site da União Europeia .
Fonte: https://www.britishcouncil.org.br/quadro-comum-europeu-de-referencia-para-linguas-cefr
6) Principais exames de proficiência em língua estrangeira
- Inglês
