Data: | 2023/03/15 |
Discente: | Ivan Francisco de Souza |
Orientador: | Prof. Dr. Cássius Anderson Miquele de Melo |
Título: | O formalismo de Hamilton-Ostrogradski aplicado ao oscilador de Pais-Uhlenbeck |
Titulares da banca: | Prof. Dr. Juliano César Silva Neves; Prof. Dr. Anderson Antunes Nogueira |
Suplentes da banca: | |
Resumo: | É nótorio que a natureza é descrita por leis que só envolvem derivadas de primeira e segunda ordem como: as leis de Newton, as equações de Maxwell e a equação de Schrodinger. Essa questão motivou vários fı́sicos a buscarem por situações que são descritas por derivadas de ordem mais altas que segunda ordem. O fı́sico Ostrogradski foi o primeiro a buscar uma formulação das equações de derivadas de ordem superior, ele ampliou as equações de Hamilton considerando lagrangianas que dependem derivadas de ordem superior das coordenadas generalizadas. A formulação de Hamilton-Ostrogradski serviu de base para estudos posteriores com derivadas de ordem superior. Entretando, o formalismo de Hamilton-Ostrogradski é ignorado em diversas literaturas e cursos de fı́sica avançada. O que nos motivou a fazer uma breve discussão acerca do formalismo de Hamilton-Ostrogradski e aplicá-lo no modelo teórico do oscilador clássico de Pais-Uhlenbeck. Esperamos que a abordagem apresentada nesse trabalho possa servir de base e referências para estudos posteriores e apresentados para estudantes que nunca tenham deparado com esse tema em cursos de mecânica avançada. |
Anexos: | Monografia; Apresentação |
Data: | 2023/04/14 |
Discente: | Mateus Jesus de Oliveira Rodrigues |
Orientador: | Prof. Dr. Artur Justiniano Roberto Junior |
Título: | Discussão do conceito de espaço absoluto: uma análise acerca do experimento do balde de Newton |
Titulares da banca: | Prof. Dr. Person Pereira Neves; Prof. Dr. Tiago José Arruda |
Suplentes da banca: | |
Resumo: | Isaac Newton (1643 – 1727) no livro ‘Princípios Matemáticos de Filosofia Natural’, antes de definir as três leis da dinâmica, se preocupou em discutir o conceito de espaço absoluto. O espaço absoluto é, segundo ele, em sua própria natureza, sem relação com qualquer coisa externa, homogêneo em qualquer ponto e imóvel, sendo impossível determinar sua velocidade em relação a nenhum outro referencial inercial. Sendo assim, o espaço absoluto é uma entidade que se encontra parada em relação a qualquer coisa no Universo, sendo a inércia dos corpos, através dos referenciais inerciais, medida em relação a ele. Em defesa da existência de um sistema de referência inercial absoluto, Newton apresenta o famoso experimento do balde, do qual os resultados e análise a partir de suas teorias poderiam distinguir o movimento absoluto do relativo. Influenciados por essa definição de Newton e pelas críticas a ela, realizadas por Ernst Mach (1838 – 1916) em sua obra: A ciência da mecânica (1883) e por André Koch Torres Assis em seu livro Mecânica Relacional (1998), desenvolvemos uma simulação computacional 3D do experimento do balde de Newton, em linguagem Python, com o programa UPBGE Blender; um programa avançado para criação de jogos. Mostraremos que a simulação pode ser utilizada como uma ferramenta para a visualização do experimento do balde de Newton e para uma discussão a respeito da validade do conceito de espaço absoluto a partir dos trabalhos de Newton, Mach e Assis. |
Anexos: | Monografia; Apresentação |
Data: | 2023/10/23 |
Discente: | Leonardo Ferreira Alves |
Orientador: | Prof. Dr. Anderson Antunes Nogueira |
Título: | Teoria de campos e simetrias no viés conceitual de mecânica analítica: Um breve estudo no formalismo Lagrangiano e Hamiltoniano |
Titulares da banca: | Prof. Dr. Anibal Thiago Bezerra; Prof. Dr. Fabrício Augusto Barone Rangel |
Suplentes da banca: | |
Resumo: | Temos como objetivo desse trabalho de conclusão de curso estudar o comportamento dos campos e as simetrias que moldam suas interações (calibre, global e local) na descrição das forças que atuam nas conexões entre matéria e radiação. Primeiramente investigaremos e construiremos a descrição clássica de campos das partı́culas escalares (Schrödinger, Klein-Gordon), vetoriais (Maxwell) e fermiônicas (Dirac). Dando continuidade exploraremos a relação entre simetrias e quantidades conservadas via teoremas de Emmy Noether não somente no formalismo lagrangiano mas também no formalismo hamiltoniano. |
Anexos: | Monografia; Apresentação |
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Data: | 2023/12/15 |
Discente: | Fabiana Almeida Pinto |
Orientador: | Profa. Dra. Thirza Pavan Sorpreso |
Título: | Análise de elementos da abordagem CTS em videoaulas de física do nível Secundário Básico de Cuba |
Titulares da banca: | Prof. Dr. Frederico Augusto Toti; Profa. Dra. Jordana Torrico Ferreira; Prof. Dr. Person Pereira Neves |
Suplentes da banca: | |
Resumo: | O baixo índice de analfabetismo em Cuba, instigou a curiosidade sobre as metodologias utilizadas no país para alcançar tal êxito educacional, considerando que o país tem um contexto político, educacional e social diferente do sistema brasileiro. Assim, o objetivo deste trabalho é investigar a presença de concepções Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) em vídeo aulas sobre eletromagnetismo, trabalhado na disciplina de Física, disponibilizadas pelo governo de Cuba. Inicialmente foram estudados periódicos sobre a metodologia CTS na área de ciências naturais, vendo assim como ela é trabalhada aqui no Brasil. Em seguida, foi analisado como o ensino CTS foi influenciando e suprindo a necessidade de Cuba, visto que esse método está relacionado a realidade social da região. Então, foi estudado como o ensino de Cuba é organizado, possibilitando entender em quais anos seria trabalhado a disciplina de Física e consequentemente foi determinado o conteúdo da disciplina que seria abordado no trabalho, sendo selecionado o ensino de Eletromagnetismo trabalhado no 11n0 ensino pré-universitário. Depois, foi determinado quais os contextos que seriam analisados, sendo eles o social, interdisciplinar, natureza da ciência e problematização. Ao total foram analisados a utilização destes contextos em 13 vídeos, sendo que o contexto problematização não foi abordado em nenhuma aula, o contexto disciplinar é abordado em apenas uma aula, o contexto natureza da ciência abordado em duas aulas apenas dando a entender como um cientista trabalha e o contexto social é abordado em em 6 aulas onde é o conteúdo trabalhado é relacionado com o exemplos do conhecimento do discente. |
Anexos: | Monografia |
Data: | 2023/12/21 |
Discente: | Sauam Ramires Jordão Marcelino |
Orientador: | Profa. Dra. Jordana Torrico Ferreira |
Título: | A evolução do magnetismo e materiais magnéticos |
Titulares da banca: | Prof. Dr. Anibal Thiago Bezerra; Dr. Rafael Tomaz da Silva |
Suplentes da banca: | |
Resumo: | Por magnetismo engloba-se os fenômenos de atração e repulsão de materiais que possuem propriedades magnéticas, cujo suas aplicações devam ser desconhecidas ainda para diversas pessoas. O objetivo deste trabalho é fazer uma análise evolutiva dos conceitos relacionados ao magnetismo para a determinação dos materiais magnéticos. Inicialmente fizemos uma busca histórica sobre os conceitos de eletricidade, magnetismo e eletromagnetismo, ao qual serviram de base para o aprofundamento nos estudos atuais acerca do tema. Após isto, analizamos diversos conceitos como campo magnético, spin de um elétron, momento magnético para mostrar os tipos de magnetismo e algumas de suas propriedades. Finalmente, analisamos algumas aplicações significativas do magnetismo. Sobre essa visão, pode-se considerar de extrema importância a aplicação dos materiais magnéticos na sociedade, uma vez que eles se apresentam necessário em diversas ocasiões como em um simples fone de ouvido à trens de altas velocidades que transportam pessoas. |
Anexos: | Monografia |