2023 TCC Apresentados

Data: 2023/04/14
Discente: Mateus Jesus de Oliveira Rodrigues
Orientador: Prof. Dr. Artur Justiniano Roberto Junior
Título: Discussão do conceito de espaço absoluto: uma análise acerca do experimento do balde de Newton
Titulares da banca: Prof. Dr. Person Pereira Neves; Prof. Dr. Tiago José Arruda
Suplentes da banca:
Resumo: Isaac Newton (1643 1727) no livro ‘Princípios Matemáticos de Filosofia Natural’, antes de definir as três leis da dinâmica, se preocupou em discutir o conceito de espaço absoluto. O espaço absoluto é, segundo ele, em sua própria natureza, sem relação com qualquer coisa externa, homogêneo em qualquer ponto e imóvel, sendo impossível determinar sua velocidade em relação a nenhum outro referencial inercial. Sendo assim, o espaço absoluto é uma entidade que se encontra parada em relação a qualquer coisa no Universo, sendo a inércia dos corpos, através dos referenciais inerciais, medida em relação a ele. Em defesa da existência de um sistema de referência inercial absoluto, Newton apresenta o famoso experimento do balde, do qual os resultados e análise a partir de suas teorias poderiam distinguir o movimento absoluto do relativo. Influenciados por essa definição de Newton e pelas críticas a ela, realizadas por Ernst Mach (1838 1916) em sua obra: A ciência da mecânica (1883) e por André Koch Torres Assis em seu livro Mecânica Relacional (1998), desenvolvemos uma simulação computacional 3D do experimento do balde de Newton, em linguagem Python, com o programa UPBGE Blender; um programa avançado para criação de jogos. Mostraremos que a simulação pode ser utilizada como uma ferramenta para a visualização do experimento do balde de Newton e para uma discussão a respeito da validade do conceito de espaço absoluto a partir dos trabalhos de Newton, Mach e Assis.
Anexos: Monografia; Apresentação
Data: 2023/03/15
Discente: Ivan Francisco de Souza
Orientador: Prof. Dr. Cássius Anderson Miquele de Melo
Título: O formalismo de Hamilton-Ostrogradski aplicado ao oscilador de Pais-Uhlenbeck
Titulares da banca: Prof. Dr. Juliano César Silva Neves e Prof. Dr. Anderson Antunes Nogueira
Suplentes da banca:
Resumo: É nótorio que a natureza é descrita por leis que só envolvem derivadas de primeira e segunda ordem como: as leis de Newton, as equações de Maxwell e a equação de Schrodinger. Essa questão motivou vários fı́sicos a buscarem por situações que são descritas por derivadas de ordem mais altas que segunda ordem. O fı́sico Ostrogradski foi o primeiro a buscar uma formulação das equações de derivadas de ordem superior, ele ampliou as equações de Hamilton considerando lagrangianas que dependem derivadas de ordem superior das coordenadas generalizadas. A formulação de Hamilton-Ostrogradski serviu de base para estudos posteriores com derivadas de ordem superior. Entretando, o formalismo de Hamilton-Ostrogradski é ignorado em diversas literaturas e cursos de fı́sica avançada. O que nos motivou a fazer uma breve discussão acerca do formalismo de Hamilton-Ostrogradski e aplicá-lo no modelo teórico do oscilador clássico de Pais-Uhlenbeck. Esperamos que a abordagem apresentada nesse trabalho possa servir de base e referências para estudos posteriores e apresentados para estudantes que nunca tenham deparado com esse tema em cursos de mecânica avançada.
Anexos:  Monografia; Apresentação
Data: 2023/12/15
Discente: Fabiana Almeida Pinto
Orientador: Profa. Dra. Thirza Pavan Sorpreso
Título: Análise de elementos da abordagem CTS em videoaulas de física do nível Secundário Básico de Cuba
Titulares da banca: Prof. Dr. Frederico Augusto Toti; Profa. Dra. Jordana Torrico Ferreira; Prof. Dr. Person Pereira Neves
Suplentes da banca:
Resumo: O baixo índice de analfabetismo em Cuba, instigou a curiosidade sobre as metodologias utilizadas no país para alcançar tal êxito educacional, considerando que o país tem um contexto político, educacional e social diferente do sistema brasileiro. Assim, o objetivo deste trabalho é investigar a presença de concepções Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) em vídeo aulas sobre eletromagnetismo, trabalhado na disciplina de Física, disponibilizadas pelo governo de Cuba. Inicialmente foram estudados periódicos sobre a metodologia CTS na área de ciências naturais, vendo assim como ela é trabalhada aqui no Brasil. Em seguida, foi analisado como o ensino CTS foi influenciando e suprindo a necessidade de Cuba, visto que esse método está relacionado a realidade social da região. Então, foi estudado como o ensino de Cuba é organizado, possibilitando entender em quais anos seria trabalhado a disciplina de Física e consequentemente foi determinado o conteúdo da disciplina que seria abordado no trabalho, sendo selecionado o ensino de Eletromagnetismo trabalhado no 11n0 ensino pré-universitário. Depois, foi determinado quais os contextos que seriam analisados, sendo eles o social, interdisciplinar, natureza da ciência e problematização. Ao total foram analisados a utilização destes contextos em 13 vídeos, sendo que o contexto problematização não foi abordado em nenhuma aula, o contexto disciplinar é abordado em apenas uma aula, o contexto natureza da ciência abordado em duas aulas apenas dando a entender como um cientista trabalha e o contexto social é abordado em em 6 aulas onde é o conteúdo trabalhado é relacionado com o exemplos do conhecimento do discente.
Anexos: Monografia