2021 TCC Apresentados

Discente: Letícia Carolaine Silva Faria
Orientador: Prof. Dr. Tales Alexandre Aversi-Ferreira
Título: Argila expandida na construção civil – uma inovação sustentável
Titulares da banca: Prof. Dr. Aníbal Thiago BezerraProf. Rogério Benedito de Brito
Suplentes da banca: Prof. Dr. Artur Justiniano Roberto Junior; Prof. Dr. Eric Batista Ferreira
Resumo: Versa sobre o uso da argila expandida na construção civil com foco sobre os benefícios sobre a sustentabilidade, os menores custos, menor peso da estrutura com efeitos sobre o cálculo das fundações. As vantagens sobre as funções de isolamento acústico e sonoro foram comentadas. As bases matemáticas, físicas e da engenharia civil foram usadas para justificar as vantagens citadas do material, a explicação de sua fabricação e estrutura que permite viabilizar os efeitos na construção civil. De fato, a estrutura com poros permite um menor peso para um volume igual ao das pedras britadas usadas na confecção de concreto, dentro desse escopo, o menor peso do concreto permite uma fundação menos compacta e uma estrutura mais leve diminuindo rachaduras e patologias na construção.
Data: 2021/02/09
Discente: Istenio Nunes de Morais
Orientador: Prof. Dr. Frederico Augusto Toti
Título: Construção e aplicação do gerador de Van der Graaff de baixo custo nas aulas de física no ensino médio com participação dos estudantes.
Titulares da banca: Profa. Dra. Mirta Mir Caraballo; Prof. Dr. Tiago José Arruda
Suplentes da banca:
Resumo: Pensando nas dificuldades encontradas por alunos do ensino médio na disciplina de física, e na expectativa de incrementar as discussões no que diz respeito ao uso da experimentação no ensino de física no ensino médio de forma a buscar propostas que tornem as aulas mais atrativas e dinâmicas, o presente projeto apresenta a construção de um Gerador de Van de Graaff e seu uso nas aulas de Eletrostática considerando que sua confecção, a teoria e demonstração de seu funcionamento geral vêm adequar-se perfeitamente no ensino da área escolhida. O projeto fundamenta-se no conceito dos Modelos Mentais da teoria de Johnson Laird, o que nos permite traçar as ideias dos alunos a respeito dos fenômenos e aos poucos avançar para modelos conceituais que expliquem o que está sendo observado e estudado a partir dos conceitos da Física.
Data: 2021/04/05
Discente: João Carlos Pereira Alves
Orientador: Prof. Dr. Artur Justiniano Roberto Junior
Título: Modelagem do trânsito planetário do exoplaneta Kepler-8b
Titulares da banca: Prof. Dr. Ihosvany Camps Rodriguez; Prof. Dr. Samuel Bueno Soltau
Suplentes da banca: Prof. Dr. Eric Batista Ferreira; José Carlos da Silva
Resumo: Neste trabalho apresentamos um estudo realizado a partir da modelagem do trânsito planetário do exoplaneta Kepler-8b. Apresentamos a técnica de trânsito planetário e uma descrição dos parâmetros físicos que podem ser estimados a partir da modelagem do trânsito. Descrevemos a metodologia para a obtenção dos dados do telescópio espacial Kepler e o processo de desenvolvimento de um código para simular a curva de luz do trânsito e a partir dele estimar alguns parâmetros do exoplaneta. Nos resultados apresentaremos o ajuste do modelo aos dados de Kepler-8b e os parâmetros estimados. A comparação com a literatura nos mostra que o nosso código produz resultados compatíveis com os já publicados.