Histórico

O Instituto de Ciências Exatas (ICEx) é uma Unidade Acadêmica da UNIFAL-MG que congrega os professores ligados à grande área das Ciências Exatas e que ministram disciplinas em quase todos os cursos oferecidos pela instituição. Os primeiros registros ICEx datam de 12 de agosto de 1974, ainda como Departamento de Física e Química, tendo como primeiro chefe o Professor Vínio Barbosa Tamburini. Nesse ano, o Departamento contava com onze professores e duas monitoras que auxiliavam no preparo das aulas práticas.

Em agosto de 1975, sob a mesma chefia, criou-se o Departamento de Ciências Exatas (DCE) da Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas (EFOA), contando com professores ministrando disciplinas de Matemática Estatística, Física, Físico-Química, Bioquímica Clínica, Bioquímica Geral e Químicas Analítica, Orgânica e Inorgânica.

Em 2001, a partir das ampliações dos cursos e da visão da Instituição, realizou-se a mudança do nome de EFOA para Centro Universitário Federal (Efoa/Ceufe) e em 29 de julho de 2005, a Instituição foi transformada em Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).

No dia 06 de maio de 2009, sob a chefia da Professora Lira Celeste Alves, em sua reunião do Departamento de Ciências Exatas (DCE) da Universidade Federal de Alfenas, foi apresentada uma proposta para a nova designação do Departamento e, das opções sugeridas ficou decidido por votação que a partir de estabelecido o Regimento Geral da UNIFAL-MG, o DCE tornar-se-ia Instituto de Ciências Exatas, com abreviatura ICEx. Em 25 de fevereiro de 2011, o Conselho Universitário (CONSUNI) através da resolução nº 006/2011, aprovou o Regimento Interno do ICEx.

Durante esse processo, foram criados os seguintes cursos de graduação ligados diretamente à área das Ciências Exatas: em 2003, iniciou-se o curso de Química (Bacharelado); em 2006, os cursos de Matemática (Licenciatura), Física (Licenciatura) e Ciência da Computação e em 2007 o curso de Química (Licenciatura).

Em outubro de 2011 o ICEx foi desmembrado e criou-se o Instituto de Química. Em dezembro de 2012 os professores ligados à Bioquímica foram lotados em outra Unidade. Ainda assim, o ICEx permaneceu como uma das maiores Unidades Acadêmicas da Instituição. Atualmente, em 2020, o ICEx conta com 53 docentes, sendo 49 efetivos, 2 substitutos, 2 visitantes e 1 em cooperação técnica, além de 5 Técnicos Administrativos em Educação. O ICEx conta atualmente com 13 laboratórios de ensino e 19 laboratórios de pesquisa, divididos  na sede e na Unidade Educacional Santa Clara.

O ICEx conta também com atuação direta nos seguintes Programas de Pós graduação Stricto Sensu, em nível de Mestrado: Programa de Pós graduação de Física (campus em Alfenas – MG, em associação ampla com a Universidade Federal de Lavras e Universidade Federal de São João Del-Rei), Programa de Pós-Graduação em Estatística Aplicada e Biometria, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física e Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática. A atividade extensionista de seus docentes apresenta forte influência no desenvolvimento da região, com inúmeros projetos de extensão sendo realizados com parcerias com empresas e prefeituras.