Perguntas Frequentes

O Instituto de Ciências Exatas busca contribuir para o desenvolvimento da sociedade através de atividades de Ensino em nível de graduação e pós-graduação, Pesquisa e Extensão bem como pela geração e divulgação da ciência nas áreas de Computação, Estatística, Física e Matemática. É composto pelos departamentos de Ciência de Computação, Estatística, Física e Matemática.

Quais professores compõem atualmente a Diretoria do Instituto de Ciências Exatas?

 

Diretor: Prof. Dr. Guilherme Henrique Gomes da Silva

Contato: guilherme.silva@unifal-mg.edu.br  – (35) 3701-9603

Vice-Diretor: Prof. Dr. Nelson José de Freitas Silveira

Contato: nelson.silveira@unifal-mg.edu.br  – (35) 3701-9603

Quem são os chefes de cada departamento?

 

Ciência de Computação: Prof. Dr. Paulo Alexandre Bressan

Contato: paulo.bressan@unifal-mg.edu.br

Tel: 35-3701-1940

Estatística: Profa. Dra. Natália Martins da Silva Fonseca

Contato: natalia.martins@unifal-mg.edu.br

Tel: 35-3701-9604

Física: Prof. Dr. Ihosvany Camps

Contato: ihosvany.camps@unifal-mg.edu.br

Tel: 35-3701-1940

Matemática: Prof. Dr. Anderson José de Oliveira

Contato: anderson.oliveira@unifal-mg.edu.br

Tel: 35-3701-9606

Como posso entrar em contato com o Instituto de Ciências Exatas?

 

Ariele de Lima Silva (sede)

Campus sede: (35) 3701-9603 , Prédio E – Sala 103E

secretariaicex@gmail.com

Lilian Barbara Ferreira

UE Santa Clara: (35) 3701-1940, Prédio C – Sala C301A

secretaria@bcc.unifal-mg.edu.br

Qual o horário de funcionamento das secretarias?

 

De segunda a sexta-feira

Das 08 às 11h30 e das 13h às 17h30

Como ingressar nos cursos de graduação em Ciência de Computação, Física-Licenciatura ou Matemática-Licenciatura?

 

A seleção dos estudantes para a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) é realizada pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU). A plataforma foi criada pelo Ministério da Educação (MEC) e utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para classificação e seleção de candidatos aos cursos presenciais de graduação da Universidade. Há ainda a possibilidade de ingresso nos cursos de graduação por meio de Transferência Externa ou pela Obtenção de Novo Título. Para mais informações acesse o site da Pró-Reitoria de Graduação da UNIFAL-MG www.unifal-mg.edu.br/prograd.

O que é o Programa de Bolsas Institucionais de Iniciação à Docência (PIBID)?

 

O PIBID é um programa de concessão de bolsas para estudantes matriculados em cursos de licenciatura que ainda não tenham completado 50% de seu curso, para o desenvolvimento de atividades e ações pedagógicas em escolas públicas parceiras do programa. Desde suas implementação, os cursos de Física-Licenciatura e Matemática-Licenciatura são conveniados e já atenderam a centenas de estudantes de licenciatura e diversos estudantes da rede pública de ensino. Mais informações sobre esse programa podem ser encontradas no website da Pró-Reitoria de Graduação da UNIFAL-MG www.unifal-mg.edu.br/prograd.

O que é o Programa Residência Pedagógica?

 

O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. Mais informações sobre esse programa podem ser encontradas no website da Pró-Reitoria de Graduação da UNIFAL-MG www.unifal-mg.edu.br/prograd.

Como adquirir softwares gratuitos a partir da parceria ICEx-UNIFAL e Microsoft?

 

Os softwares gratuitos ou com preços diferenciados para alunos e Educadores podem ser adquiridos através dos portais Microsoft Office Educação (Produtos Office), na Webstore OnTheHub da Unifal (Windows 10). As políticas e aceite de contratos e pagamentos são diretamente realizados entre solicitantes e os distribuidores/desenvolvedores proprietários.

Posso divulgar notícias e eventos nos canais de comunicação do ICEx?

 

Sim, basta encaminhar as informações da notícia com antecedência mínima de uma semana para requisicaoicex@gmail.com ou secretariaicex@gmail.com.

Quais são os projetos de extensão do ICEx??

 

Para encontrar a lista completa dos programas e projetos de extensão desenvolvidos no ICEx, acesse www.unifal-mg.edu.br/icex/projetos