Apresentação

  • Missão

O Instituto de Ciências Exatas busca contribuir para o desenvolvimento da sociedade através de atividades de Ensino em nível de graduação e pós-graduação, Pesquisa e Extensão bem como pela geração e divulgação da ciência nas áreas de Computação, Estatística, Física e Matemática.

  • Visão

Ser referência de Ensino Superior, Pesquisa e Extensão de qualidade na área de Ciências Exatas e formação de professores de Matemática e Física e ter reconhecimento em sua área de ação.

  • Dirigentes

O ICEx é gerenciado por um Diretor, Vice-diretor, e a Congregação composta por representantes docentes, titulares e suplentes, um de cada departamento, por um representante técnico-administrativo e um discente, com seus respectivos suplentes. Para o funcionamento, o ICEx conta com o apoio da Secretaria na sede e de uma subsecretaria na Unidade Educacional Santa Clara.

  • Atividades de Ensino

Atualmente o Instituto de Ciências Exatas agrega o Bacharelado em Ciência da Computação e as Licenciaturas em Física e Matemática. Agrega também Programa de Pós-Graduação em Física, nível mestrado, o Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física e o Programa de Pós-Graduação em Estatística Aplicada e Biometria, nível mestrado.

  • Atividades de Pesquisa

Os docentes do Instituto de Ciências Exatas estão engajados em diversos projetos de pesquisa nas áreas de Computação, Estatística, Física e Matemática. Os projetos são registrados na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIFAL-MG e muitos deles são financiados por meio de agências de fomento, como a Fundação de Amparo e Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

  • Atividades de Extensão

Os docentes do Instituto de Ciências Exatas estão engajados em variados projetos de Extensão, registrados na Pró-Reitoria de Extensão da UNIFAL-MG.

  • História

O antigo Departamento de Ciências Exatas – DCE, transformado em Instituto de Ciências Exatas – ICEx em 2009. Seu corpo docente, formado por 45 professores, atua também em outros cursos oferecidos pela UNIFAL-MG. O corpo técnico é formado atualmente por 6 Técnicos-Administrativos em Educação.