Classificação das Despesas

Definições:

Despesas Vinculadas (DV): São dotações orçamentárias consignadas na Lei Orçamentária Anual com destinação definida para finalidades específicas. Exemplo: Assistência Estudantil, com recursos da Matriz de Assistência Estudantil (PNAES) e do Programa Incluir. Existem outras Despesas Vinculadas que não fazem parte do PLOA 2021, mas poderão ocorrer por descentralização de créditos, como as relacionadas à Educação a Distância por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), Programa de Extensão Universitária (PROEXT/MEC), Formação Inicial e Continuada para a Educação Básica, Plano de Desenvolvimento das Universidades (PDU), dentre outras da mesma natureza.

Despesas Direcionadas (DD): São dotações orçamentárias oriundas da Matriz de Alocação de Recursos do Ministério da Educação (MEC) por meio da “Matriz Andifes” ou “Matriz OCC” que somadas aos recursos de Consolidação da Expansão e aos Recursos Próprios da UNIFAL-MG fazem parte dos recursos que são repassados às Unidades Acadêmicas (UAs), Pró-Reitorias e aos Órgãos Suplementares e Apoio. Essas dotações são direcionadas para áreas específicas no âmbito Institucional e alocadas nas seguintes subações orçamentárias da UNIFAL-MG: Capacitação, Qualidade de Vida no Trabalho, Graduação, Pesquisa, Pós-Graduação, Acervo Bibliográfico, Extensão, Ações Culturais, Ações de Sustentabilidade, Internacionalização, Museus e Matriz de Custeio das UAs.

Despesas Básicas (DB): São aquelas despesas necessárias ao atendimento do funcionamento da Universidade de forma geral. A atribuição dos valores previstos para o exercício subsequente é realizada por meio de levantamento da demanda junto às Pró-Reitorias e demais unidades da Universidade, bem como pelo histórico de gastos extraído mediante relatórios do Tesouro Gerencial. São despesas básicas as listadas na tabela a seguir.