Realizar análises físico- químicas e microbiológicas de água tratada, fármacos, medicamentos e cosméticos no Núcleo Controle de Qualidade da UNIFAL-MG (NCQ)

Os serviços de análises físico-químicas e microbiológicas de água tratada, fármacos, medicamentos e cosméticos são realizados no Núcleo Controle de Qualidade da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), contribuindo para com a garantia da qualidade, segurança e eficácia de produtos manipulados e industrializados assim como do uso de água tratada para a saúde humana e animal.

Tipos de serviços de análise:

  • Testes de qualidade para caracterização (ex.: solubilidade, pH, ponto de fusão, impurezas orgânicas e inorgânicas, rotação específica, perda por secagem, etc) para fármacos;
  • Identificação (reconhecimento da estrutura química) e doseamento (teor de pureza) de fármacos;
  • Ensaios de qualidade para formas farmacêuticas (ex.: limpidez, pH, densidade, viscosidade, determinação de peso, desintegração, dissolução, uniformidade de conteúdo e dosagem etc.) em produtos farmacêuticos e cosméticos;
  • Análises microbiológicas (contagem e identificação de bactérias, fungos e leveduras) em produtos farmacêuticos, cosméticos e água tratada;
  • Análises físico- químicas (ex.: pH, cloro residual livre, ferro, dureza total, metais pesados, turbidez) para água tratada.

Pessoas Físicas (Poços artesianos e Minas) e Jurídicas (Clínicas de Atendimento a Serviço da Saúde, Indústrias Cosméticas, Farmacêuticas, Farmácias de Manipulação, Hospitais, Laboratórios Clínicos e Universidades).

1. Solicitar análise físico- química e microbiológica em amostras de água potável e purificada, fármacos, medicamentos e/ou cosméticos.

Para que sejam realizados os serviços de análises, o solicitante deve entrar em contato com o setor de atendimento do NCQ, por meio dos canais de atendimento e informar o tipo de serviço desejado.

Procedimento para Pessoa Jurídica:
Solicitação por e-mail do serviço a ser realizado para emissão de orçamento e, sendo aprovado, solicita-se a documentação (contrato social da empresa e cópia de documento de identidade do responsável administrativo da empresa) para elaboração de contrato da prestação de serviço.

Procedimento para Pessoa Física:
Atendimento presencial na recepção do laboratório ou por e-mail com realização de cadastro mediante ficha de análise crítica (nome do solicitante, CPF, endereço completo, telefone, e-mail) e o tipo de serviço a ser realizado.

Canais de prestação

E-mail: ncq@unifal-mg.edu.br

Presencial:  Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700, Centro, recepção do prédio “Q”, sala 301, campus Sede, Alfenas/MG.

                      Horário: Segunda a Sexta-feira das 7 às 11h e das 13h às 17h.

      Tempo estimado de espera: Até 10 minuto(s)

Telefone: (35) 3701-9520 ou 35 3701-9521

Custos

  • Valores a consultar.
    • Os custos levam em conta as amostras a serem analisadas e os testes analíticos solicitados.
      Ex: Análise microbiológica e físico química de água tratada, custo estimado entre R$220,00 a R$260,00.

Clientes conveniados: 

  • Valores a consultar (desconto praticado de acordo com o quantitativo de análises realizadas durante o mês).

Tempo de duração da etapa

Atendimento imediato

2. Analisar o pedido (etapa interna)

Após o recebimento da demanda, o setor de atendimento encaminha a solicitação do serviço do cliente para realização de análise crítica junto às áreas técnicas especializadas do laboratório, a fim de verificar a viabilidade de execução ou não, considerando os procedimentos operacionais adotados (ex.: tipo de amostra, metodologias analíticas, padrões de referências e equipamentos).

Canais de prestação

E-mail: ncq@unifal-MG.edu.br

Telefone: (35) 3701-9520

Tempo de duração da etapa

Entre 1 e 3 dia(s) útil(eis)

3. Enviar as amostras para análise

Após a aprovação do serviço, o cliente é orientado sobre a forma de envio das amostras que poderão ser entregues na recepção do laboratório; enviadas por correio (a depender do tipo e integridade da amostra); ou por meio do serviço de transporte oferecido pela UNIFAL-MG exclusivamente aos clientes conveniados. As orientações para realização da coleta, armazenamento, rotulagem e envio das amostras estão disponíveis no site www.unifal-mg.edu.br/ncq.

Canais de prestação

Postal:   Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG

               A/C Núcleo Controle de Qualidade

               Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700, Sala Q-301, CEP 37130-001 – Alfenas/MG.

Presencial:  Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700, recepção do prédio “Q”, sala 301, campus Sede, Alfenas/MG.

                      Horário: Segunda a Sexta-feira das 7 às 11h e das 13h às 17h.

         Tempo estimado de espera: Até 10 minuto(s)

Serviço de transporte (exclusivo para clientes conveniados) – No endereço do cliente conveniado, sendo observado o cronograma de coleta disponibilizado no sistema interno do NCQ, bem como a distância de até 200km do município de Alfenas.

Tempo de duração da etapa

Entre 1 e 5 dia(s) útil(eis)

4. Analisar amostra e emitir o certificado analítico

Após receber as amostras a análise do material é realizada. Ao final da análise, os resultados são encaminhados para o setor de garantia da qualidade que irá proceder à elaboração dos certificados analíticos, os quais são conferidos e assinados pelos responsáveis técnicos do laboratório e disponibilizados no sistema do NCQ para os clientes conveniados, ou entregues diretamente ao cliente presencialmente ou por e-mail.

Canais de prestação

Webhttps://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/ncqdocs/logon.php  – Sistema exclusivo para clientes conveniados com o NCQ para acompanhamento das análises e emissão do certificado analítico.

Presencial:  Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700, Centro, recepção do prédio “Q”, sala 301, campus Sede, Alfenas/MG.

                       Horário: Segunda a Sexta-feira das 7 às 11h e das 13h às 17h.

          Tempo estimado de espera: Até 10 minuto(s)

E-mail: ncq@unifal-MG.edu.br

Tempo de duração da etapa

Entre 10 e 20 dia(s) útil(eis)

Quanto tempo leva?

Em média 20 dia(s) útil(eis) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

 

Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

Telefone: (35) 3701-9520 ou (35)3701-9521

E-mail: ncq@unifal-mg.edu.br

Sugestões e reclamações também podem ser enviadas para a Ouvidoria pela Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação – Fala.BR da CGU e podem ser visualizadas as respostas caso o(a) manifestante tenha se identificado. Além disso, a Ouvidoria também realiza atendimento pelo telefone (35)3701- 9014, pessoalmente (Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 – Sala AL-O-411-A – Centro – Alfenas) ou por e-mail (ouvidoria@unifal-mg.edu.br).

 

Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

  • Urbanidade;
  • Respeito;
  • Acessibilidade;
  • Cortesia;
  • Presunção da boa-fé do usuário;
  • Igualdade;
  • Eficiência;
  • Segurança; e
  • Ética.

 

Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

 

Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei nº 10.048, de 8 de novembro de 2000.