Realizar análises físico- químicas e microbiológicas de água tratada, fármacos, medicamentos e cosméticos no Núcleo Controle de Qualidade da UNIFAL-MG (NCQ)
Os serviços de análises físico-químicas e microbiológicas de água tratada, fármacos, medicamentos e cosméticos são realizados no Núcleo Controle de Qualidade da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), contribuindo para com a garantia da qualidade, segurança e eficácia de produtos manipulados e industrializados assim como do uso de água tratada para a saúde humana e animal.
Tipos de serviços de análise:
- Testes de qualidade para caracterização (ex.: solubilidade, pH, ponto de fusão, impurezas orgânicas e inorgânicas, rotação específica, perda por secagem, etc) para fármacos;
- Identificação (reconhecimento da estrutura química) e doseamento (teor de pureza) de fármacos;
- Ensaios de qualidade para formas farmacêuticas (ex.: limpidez, pH, densidade, viscosidade, determinação de peso, desintegração, dissolução, uniformidade de conteúdo e dosagem etc.) em produtos farmacêuticos e cosméticos;
- Análises microbiológicas (contagem e identificação de bactérias, fungos e leveduras) em produtos farmacêuticos, cosméticos e água tratada;
- Análises físico- químicas (ex.: pH, cloro residual livre, ferro, dureza total, metais pesados, turbidez) para água tratada.
Pessoas Físicas (Poços artesianos e Minas) e Jurídicas (Clínicas de Atendimento a Serviço da Saúde, Indústrias Cosméticas, Farmacêuticas, Farmácias de Manipulação, Hospitais, Laboratórios Clínicos e Universidades).
1. Solicitar análise físico- química e microbiológica em amostras de água potável e purificada, fármacos, medicamentos e/ou cosméticos.
Para que sejam realizados os serviços de análises, o solicitante deve entrar em contato com o setor de atendimento do NCQ, por meio dos canais de atendimento e informar o tipo de serviço desejado.
Procedimento para Pessoa Jurídica:
Solicitação por e-mail do serviço a ser realizado para emissão de orçamento e, sendo aprovado, solicita-se a documentação (contrato social da empresa e cópia de documento de identidade do responsável administrativo da empresa) para elaboração de contrato da prestação de serviço.
Procedimento para Pessoa Física:
Atendimento presencial na recepção do laboratório ou por e-mail com realização de cadastro mediante ficha de análise crítica (nome do solicitante, CPF, endereço completo, telefone, e-mail) e o tipo de serviço a ser realizado.
Canais de prestação |
E-mail: ncq@unifal-mg.edu.br Presencial: Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700, Centro, recepção do prédio “Q”, sala 301, campus Sede, Alfenas/MG. Horário: Segunda a Sexta-feira das 7 às 11h e das 13h às 17h. Tempo estimado de espera: Até 10 minuto(s) Telefone: (35) 3701-9520 ou 35 3701-9521 |
Custos |
Clientes conveniados:
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Tempo de duração da etapa |
Atendimento imediato |
2. Analisar o pedido (etapa interna)
Após o recebimento da demanda, o setor de atendimento encaminha a solicitação do serviço do cliente para realização de análise crítica junto às áreas técnicas especializadas do laboratório, a fim de verificar a viabilidade de execução ou não, considerando os procedimentos operacionais adotados (ex.: tipo de amostra, metodologias analíticas, padrões de referências e equipamentos).
Canais de prestação |
E-mail: ncq@unifal-MG.edu.br Telefone: (35) 3701-9520 |
Tempo de duração da etapa |
Entre 1 e 3 dia(s) útil(eis) |
3. Enviar as amostras para análise
Após a aprovação do serviço, o cliente é orientado sobre a forma de envio das amostras que poderão ser entregues na recepção do laboratório; enviadas por correio (a depender do tipo e integridade da amostra); ou por meio do serviço de transporte oferecido pela UNIFAL-MG exclusivamente aos clientes conveniados. As orientações para realização da coleta, armazenamento, rotulagem e envio das amostras estão disponíveis no site www.unifal-mg.edu.br/ncq.
Canais de prestação |
Postal: Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG A/C Núcleo Controle de Qualidade Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700, Sala Q-301, CEP 37130-001 – Alfenas/MG. Presencial: Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700, recepção do prédio “Q”, sala 301, campus Sede, Alfenas/MG. Horário: Segunda a Sexta-feira das 7 às 11h e das 13h às 17h. Tempo estimado de espera: Até 10 minuto(s) Serviço de transporte (exclusivo para clientes conveniados) – No endereço do cliente conveniado, sendo observado o cronograma de coleta disponibilizado no sistema interno do NCQ, bem como a distância de até 200km do município de Alfenas. |
Tempo de duração da etapa |
Entre 1 e 5 dia(s) útil(eis) |
4. Analisar amostra e emitir o certificado analítico
Após receber as amostras a análise do material é realizada. Ao final da análise, os resultados são encaminhados para o setor de garantia da qualidade que irá proceder à elaboração dos certificados analíticos, os quais são conferidos e assinados pelos responsáveis técnicos do laboratório e disponibilizados no sistema do NCQ para os clientes conveniados, ou entregues diretamente ao cliente presencialmente ou por e-mail.
Canais de prestação |
Web: https://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/ncqdocs/logon.php – Sistema exclusivo para clientes conveniados com o NCQ para acompanhamento das análises e emissão do certificado analítico. Presencial: Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700, Centro, recepção do prédio “Q”, sala 301, campus Sede, Alfenas/MG. Horário: Segunda a Sexta-feira das 7 às 11h e das 13h às 17h. Tempo estimado de espera: Até 10 minuto(s) E-mail: ncq@unifal-MG.edu.br |
Tempo de duração da etapa |
Entre 10 e 20 dia(s) útil(eis) |
Quanto tempo leva?
Em média 20 dia(s) útil(eis) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato
Telefone: (35) 3701-9520 ou (35)3701-9521
E-mail: ncq@unifal-mg.edu.br
Sugestões e reclamações também podem ser enviadas para a Ouvidoria pela Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação – Fala.BR da CGU e podem ser visualizadas as respostas caso o(a) manifestante tenha se identificado. Além disso, a Ouvidoria também realiza atendimento pelo telefone (35)3701- 9014, pessoalmente (Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 – Sala AL-O-411-A – Centro – Alfenas) ou por e-mail (ouvidoria@unifal-mg.edu.br).
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento
O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
- Urbanidade;
- Respeito;
- Acessibilidade;
- Cortesia;
- Presunção da boa-fé do usuário;
- Igualdade;
- Eficiência;
- Segurança; e
- Ética.
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento
O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário
Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei nº 10.048, de 8 de novembro de 2000.