Solicitar a renovação de empréstimo de materiais bibliográficos nas bibliotecas da UNIFAL-MG

 

 

Renovar o empréstimo de materiais bibliográficos nas Bibliotecas da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG.

Discentes, docentes e técnico-administrativos da UNIFAL-MG ou servidores de instituições federais conveniadas.

É necessário que os usuários estejam com empréstimo em dia e sem pendências (ex.: multa por atraso na devolução) e para renovação online é necessário login e senha cadastrados nas Bibliotecas.

1. Renovar o empréstimo

O usuário pode renovar o empréstimo por meio do App SophiA Biblioteca, no sistema da Biblioteca ou pessoalmente.

Para renovar pelo sistema das Bibliotecas, clique no menu “Renovação/Reserva”

  • selecione a opção “Renovação”
  • autentique-se (login e senha)
  • indique o material a ser renovado
  • clique em “Renovar” para renovar o empréstimo dos itens selecionados.

Após a renovação (independente do canal) será enviado um e-mail com a confirmação e nova data de devolução ao solicitante.

CANAIS DE PRESTAÇÃO

Aplicativo móvel: App SophiA Biblioteca – somente para discente e servidor

Web: Acesse o site

Presencial :

  • Biblioteca Central – Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 – Prédio “O” – Alfenas/MG – das 7h10 às 20h50min seg-sex
  • Unidade Santa Clara – Av. Jovino Fernandes Sales, 2600 – Alfenas/MG – das 7h às 21h30 seg-sex
  • Poços de Caldas – Rodovia José Aurélio Vilela, 11999 (BR 267 Km 533) – Poços de Caldas/MG – das 8h às 21h30 seg-sex
  • Varginha – Avenida Celina Ferreira Ottoni, 4000 – Prédio “D” – Varginha/MG – das 7h30 às 21h50 seg-sex

    Tempo estimado de espera: Até 10 minuto(s)

TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

Atendimento imediato

Quanto tempo leva?

Atendimento imediato

 

Este serviço é gratuito para o cidadão.

 

Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

  • Biblioteca Central – Alfenas – Sede – Telefone: (35) 3701- 9050 – E-mail: bibliotecacentral@unifal-mg.edu.br
  • Biblioteca da Unidade Santa Clara – Alfenas – Telefone: (35) 3701-1829 – E-mail: biblioteca.campusii@unifal-mg.edu.br
  • Biblioteca Campus Poços de Caldas – Telefone: (35) 3697-4614 – E-mail: biblioteca.pocos@unifal-mg.edu.br
  • Biblioteca Campus Varginha – Telefone: (35) 3219-8637 – E-mail: biblioteca.varginha@unifal-mg.edu.br

Sugestões e reclamações também podem ser enviadas para a Ouvidoria pela Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação – Fala.BR da CGU e podem ser visualizadas as respostas caso o(a) manifestante tenha se identificado. Além disso, a Ouvidoria também realiza atendimento pelo telefone (35)3701-9014, pessoalmente (Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 – Sala AL-O-411- A – Centro – Alfenas) ou por e-mail (ouvidoria@unifal-mg.edu.br).

Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento
O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

  • Urbanidade;
  • Respeito;
  • Acessibilidade;
  • Cortesia;
  • Presunção da boa-fé do usuário;
  • Igualdade;
  • Eficiência;
  • Segurança; e
  • Ética.

Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento
O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário
Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei nº 10.048, de 8 de novembro de 2000.