Solicitar Atendimento à Imprensa – UNIFAL-MG
“Imprensa”, “Comunicação”, “Informação”

Solicitação de informações e disponibilização de fontes para matérias jornalísticas na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).
Jornalistas, colunistas, radialistas, apresentadores de programas televisivos, blogueiros, youtubers e outros comunicadores sociais.
É necessário atuar em veículos de comunicação social.
1. Enviar solicitação do veículo de imprensa
A mensagem deve conter as seguintes informações:
- Identificação do solicitante;
- Contatos do solicitante;
- Veículo de comunicação;
- Site do veículo de comunicação;
- Pauta;
- Indicação de fonte, caso tenha;
- Perguntas possíveis ou dúvidas a serem respondidas;
- Data prevista para veiculação ou publicação da matéria ou entrevista;
- Prazo final de recebimento da informação solicitada.
Canais de prestação |
Aplicativo móvel: WhatsApp institucional: (35)3701-9012 E-mail: dicom@unifal-mg.edu.br Presencial: Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 – Sala O-409 – Centro – Alfenas/MG – CEP: 37130-001 Tempo estimado de espera: Até 5 minutos Telefone: (35)3701-9012 (fixo) ou (35)99153-1771 (móvel institucional) |
Tempo de duração da etapa |
Entre 30 e 60 minutos |
2. Apurar e checar as informações para resposta ou prospectar possíveis fontes para entrevista (etapa interna)
A apuração e checagem de informações solicitadas seguem a seguinte dinâmica:
- prospecção em sistemas internos para identificação de fontes especialistas na área solicitada;
- levantamento de informações sobre projetos de pesquisa ou extensão universitária, caso a solicitação seja referente à projetos;
- levantamento de normativas institucionais, se for o caso.
Canais de prestação |
Aplicativo móvel: WhatsApp institucional: (35)3701-9012 e/ou aplicativo de mensagem pessoal da fonte especialista E-mail: dicom@unifal-mg.edu.br ou pelo e-mail institucional da fonte especialista Presencial: Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 – Sala O-409 – Centro – Alfenas/MG – CEP: 37130-001 Tempo estimado de espera: Até 5 minutos Telefone: (35)3701-9012 (fixo), (35)99153-1771 (móvel institucional) e/ou e pelo telefone da fonte especialista Web: Portal institucional e sistemas internos |
Tempo de duração da etapa |
Entre 1 e 6 hora(s) |
3. Entrar em contato com servidor especializado no assunto demandado (etapa interna)
Nessa etapa, a equipe de comunicação entra em contato com o servidor especializado para:
- Confirmar o interesse em participar da entrevista ou matéria;
- Enviar a pauta e/ou perguntas para resposta, no caso de entrevista por e-mail;
- Verificar a disponibilidade de data e horário para realização da entrevista;
- Solicitar autorização de compartilhamento de canal de comunicação direto com o veículo ou jornalista solicitante, tais como aplicativo de mensagens ou telefone pessoal.
Canais de prestação |
Aplicativo móvel: WhatsApp institucional: (35)3701-9012 e/ou aplicativo de mensagem pessoal da fonte especialista E-mail: dicom@unifal-mg.edu.br ou pelo e-mail institucional da fonte especialista Presencial: Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 – Sala O-409 – Centro – Alfenas/MG – CEP: 37130-001 Tempo estimado de espera: Até 5 minutos Telefone: (35)3701-9012 (fixo), (35)99153-1771 ( móvel institucional ) e/ou pelo telefone da fonte especialista |
Tempo de duração da etapa |
Entre 1 e 4 hora(s) |
4. Mediar imprensa e fonte institucional
A UNIFAL-MG realizará a mediação entre imprensa e fonte institucional com:
- agendamento de entrevista com a fonte especialista, caso de entrevista para formatos audiovisuais;
- fornecimento de contato direto do especialista, caso necessário.
Canais de prestação |
Aplicativo móvel: WhatsApp institucional: (35)3701-9012 e/ou aplicativo de mensagem pessoal da fonte especialista E-mail: dicom@unifal-mg.edu.br ou pelo e-mail institucional da fonte especialista Presencial: Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 – Sala O-409 – Centro – Alfenas/MG – CEP: 37130-001 Tempo estimado de espera: Até 5 minutos Telefone: (35)3701-9012 (fixo), (35)99153-1771 (móvel institucional) e/ou pelo telefone da fonte especialista e telefone do solicitante |
Tempo de duração |
Entre 30 e 60 minutos |
5. Realizar a entrevista, quando for o caso
Realização da entrevista, com o compartilhamento do link ou canal de publicação.
Canais de prestação |
Aplicativo móvel : Entrevista por meio de vídeo chamada ou mensagem direta entre solicitante e fonte institucional. E-mail : Entrevista por meio de e-mail direto entre solicitante e fonte institucional. Web : Webconferência entre solicitante e fonte institucional. Presencial : Campi da UNIFAL- MG (em Alfenas, Poços de Caldas ou Varginha) ou em áreas externas previamente definidas no agendamento. Telefone : Ligação telefônica entre solicitante e fonte institucional. |
Tempo de duração da etapa |
Não estimado ainda |
Quanto tempo leva?
Até 48 hora(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.
Informações adicionais ao tempo estimado
O tempo para cumprimento de todas as etapas e efetivação do atendimento varia de acordo com o período e informação solicitada. Ressalta-se que aos finais de semana, feriados e períodos de férias acadêmicas e administrativas, o tempo para atendimento pode ser ampliado.
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato
Telefone/Whatsapp: (35) 3701-9012
Telefone móvel institucional: (35) 99153-1771
Telefone fixo: (35) 3701-9012
E-mail: dicom@unifal-mg.edu.br
Horário: Segunda a Sexta-feira das 7 às 17h.
Sugestões e reclamações também podem ser enviadas para a Ouvidoria pela Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação – Fala.BR da CGU e podem ser visualizadas as respostas caso o(a) manifestante tenha se identificado. Além disso, a Ouvidoria também realiza atendimento pelo telefone (35)3701-9014, pessoalmente (Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 – Sala AL-O-411- A – Centro – Alfenas) ou por e-mail (ouvidoria@unifal-mg.edu.br).
Legislação
- Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.
- Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros.
- Decreto no 1.171/1994 – Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.
- Lei no 9.610/1998 – Dispõe sobre Direitos Autorais.
- Lei no 9.279/1996 – Regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial.
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento
O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
- Urbanidade;
- Respeito;
- Acessibilidade;
- Cortesia;
- Presunção da boa-fé do usuário;
- Igualdade;
- Eficiência;
- Segurança; e
- Ética.
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento
O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário
Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei nº 10.048, de 8 de novembro de 2000.