Solicitar Atendimento à Imprensa – UNIFAL-MG

 

“Imprensa”, “Comunicação”, “Informação”

Solicitação de informações e disponibilização de fontes para matérias jornalísticas na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).

Jornalistas, colunistas, radialistas, apresentadores de programas televisivos, blogueiros, youtubers e outros comunicadores sociais.

É necessário atuar em veículos de comunicação social.

1. Enviar solicitação do veículo de imprensa
A mensagem deve conter as seguintes informações:

  • Identificação do solicitante;
  • Contatos do solicitante;
  • Veículo de comunicação;
  • Site do veículo de comunicação;
  • Pauta;
  • Indicação de fonte, caso tenha;
  • Perguntas possíveis ou dúvidas a serem respondidas;
  • Data prevista para veiculação ou publicação da matéria ou entrevista;
  • Prazo final de recebimento da informação solicitada.

Canais de prestação

Aplicativo móvel: WhatsApp institucional: (35)3701-9012

E-mail: dicom@unifal-mg.edu.br

Presencial: Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 – Sala O-409 – Centro – Alfenas/MG – CEP: 37130-001

          Tempo estimado de espera: Até 5 minutos

Telefone: (35)3701-9012 (fixo) ou (35)99153-1771 (móvel institucional)

Tempo de duração da etapa

Entre 30 e 60 minutos

2. Apurar e checar as informações para resposta ou prospectar possíveis fontes para entrevista (etapa interna)
A apuração e checagem de informações solicitadas seguem a seguinte dinâmica:

  • prospecção em sistemas internos para identificação de fontes especialistas na área solicitada;
  • levantamento de informações sobre projetos de pesquisa ou extensão universitária, caso a solicitação seja referente à projetos;
  • levantamento de normativas institucionais, se for o caso.

Canais de prestação

Aplicativo móvel: WhatsApp institucional: (35)3701-9012 e/ou aplicativo de mensagem pessoal da fonte especialista

E-mail: dicom@unifal-mg.edu.br ou pelo e-mail institucional da fonte especialista

Presencial: Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 – Sala O-409 – Centro – Alfenas/MG – CEP: 37130-001

          Tempo estimado de espera: Até 5 minutos

Telefone: (35)3701-9012 (fixo), (35)99153-1771 (móvel institucional) e/ou e pelo telefone da fonte especialista

Web: Portal institucional e sistemas internos

Tempo de duração da etapa

Entre 1 e 6 hora(s)

3. Entrar em contato com servidor especializado no assunto demandado (etapa interna)
Nessa etapa, a equipe de comunicação entra em contato com o servidor especializado para:

  • Confirmar o interesse em participar da entrevista ou matéria;
  • Enviar a pauta e/ou perguntas para resposta, no caso de entrevista por e-mail;
  • Verificar a disponibilidade de data e horário para realização da entrevista;
  • Solicitar autorização de compartilhamento de canal de comunicação direto com o veículo ou jornalista solicitante, tais como aplicativo de mensagens ou telefone pessoal. 

Canais de prestação

Aplicativo móvel: WhatsApp institucional: (35)3701-9012 e/ou aplicativo de mensagem pessoal da fonte especialista

E-mail: dicom@unifal-mg.edu.br ou pelo e-mail institucional da fonte especialista

Presencial: Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 – Sala O-409 – Centro – Alfenas/MG – CEP: 37130-001

          Tempo estimado de espera: Até 5 minutos

Telefone: (35)3701-9012 (fixo), (35)99153-1771 ( móvel institucional ) e/ou pelo telefone da fonte especialista

Tempo de duração da etapa

Entre 1 e 4 hora(s)

4. Mediar imprensa e fonte institucional
A UNIFAL-MG realizará a mediação entre imprensa e fonte institucional com:

  • agendamento de entrevista com a fonte especialista, caso de entrevista para formatos audiovisuais;
  • fornecimento de contato direto do especialista, caso necessário.

Canais de prestação

Aplicativo móvel: WhatsApp institucional: (35)3701-9012 e/ou aplicativo de mensagem pessoal da fonte especialista

E-mail: dicom@unifal-mg.edu.br ou pelo e-mail institucional da fonte especialista

Presencial: Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 – Sala O-409 – Centro – Alfenas/MG – CEP: 37130-001

          Tempo estimado de espera: Até 5 minutos

Telefone: (35)3701-9012 (fixo), (35)99153-1771 (móvel institucional) e/ou pelo telefone da fonte especialista e telefone do solicitante

Tempo de duração

Entre 30 e 60 minutos

5. Realizar a entrevista, quando for o caso
Realização da entrevista, com o compartilhamento do link ou canal de publicação.

Canais de prestação

Aplicativo móvel : Entrevista por meio de vídeo chamada ou mensagem direta entre solicitante e fonte institucional.

E-mail : Entrevista por meio de e-mail direto entre solicitante e fonte institucional.

Web : Webconferência entre solicitante e fonte institucional.

Presencial : Campi da UNIFAL- MG (em Alfenas, Poços de Caldas ou Varginha) ou em áreas externas previamente definidas no agendamento.
     Tempo estimado de espera : Até 1 hora(s)

Telefone : Ligação telefônica entre solicitante e fonte institucional.

Tempo de duração da etapa

Não estimado ainda

Quanto tempo leva?

Até 48 hora(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

Informações adicionais ao tempo estimado
O tempo para cumprimento de todas as etapas e efetivação do atendimento varia de acordo com o período e informação solicitada. Ressalta-se que aos finais de semana, feriados e períodos de férias acadêmicas e administrativas, o tempo para atendimento pode ser ampliado.

 

Este serviço é gratuito para o cidadão.

 

Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

Telefone/Whatsapp: (35) 3701-9012
Telefone móvel institucional: (35) 99153-1771
Telefone fixo: (35) 3701-9012

E-mail: dicom@unifal-mg.edu.br

Horário: Segunda a Sexta-feira das 7 às 17h.

Sugestões e reclamações também podem ser enviadas para a Ouvidoria pela Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação – Fala.BR da CGU e podem ser visualizadas as respostas caso o(a) manifestante tenha se identificado. Além disso, a Ouvidoria também realiza atendimento pelo telefone (35)3701-9014, pessoalmente (Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 – Sala AL-O-411- A – Centro – Alfenas) ou por e-mail (ouvidoria@unifal-mg.edu.br).

Legislação

Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

  • Urbanidade;
  • Respeito;
  • Acessibilidade;
  • Cortesia;
  • Presunção da boa-fé do usuário;
  • Igualdade;
  • Eficiência;
  • Segurança; e
  • Ética.

Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei nº 10.048, de 8 de novembro de 2000.