Solicitar cópia de documentos nas Bibliotecas da UNIFAL-MG

 

“Comutação bibliográfica”

Serviço de solicitação de cópias de documentos (artigos de periódicos, teses e trabalhos apresentados em eventos) em outras bibliotecas do país e do exterior por meio do COMUT/IBICT na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).

Discentes, docentes e técnico-administrativos da UNIFAL-MG.

1. Solicitar cópia de documentos à biblioteca da UNIFAL-MG

O usuário deverá enviar a solicitação, juntamente com a referência completa do documento, para o e-mail da biblioteca ou realizar a solicitação presencialmente.

CANAIS DE PRESTAÇÃO

E-mail : bibliotecacentral@unifal-mg.edu.br; biblioteca.campusii@unifalmg.edu.br; biblioteca.pocos@unifal-mg.edu.br ou biblioteca.varginha@unifal-mg.edu.br 

Presencial :

  • Biblioteca Central – Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 – Prédio “O” – Alfenas/MG – Tel. (35) 3701-9050 – das 7h10 às 20h50min seg- sex
  • Unidade Santa Clara – Av. Jovino Fernandes Sales, 2600 – Alfenas/MG – Tel. (35) 3701-1829 – das 7h às 21h30 seg-sex
  • Poços de Caldas – Rodovia José Aurélio Vilela, 11999 (BR 267 Km 533) – Poços de Caldas/MG – Tel. 3697-4614 – das 8h às 21h30 seg-sex 
  • Varginha – Avenida Celina Ferreira Ottoni, 4000 – Prédio “D” – Varginha/MG – Te. (35) 3219-8637 – das 7h30 às 21h50 seg-sex

     Tempo estimado de espera: Até 10 minuto(s)

TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

Atendimento imediato

2. Pesquisar e orçar a solicitação (etapa interna)

O funcionário responsável recebe a solicitação, faz a pesquisa no COMUT/IBICT para encontrar os documentos solicitados, realiza o orçamento e informa ao solicitante.

CANAIS DE PRESTAÇÃO

E-mail : bibliotecacentral@unifal-mg.edu.br; biblioteca.campusii@unifalmg.edu.br; biblioteca.pocos@unifal-mg.edu.br ou biblioteca.varginha@unifal-mg.edu.br

TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

Entre 1 e 2 dia(s) útil(eis)

3. Enviar o de pagamento do serviço solicitado

Caso aceite os termos e condições de pagamento, o solicitante deverá efetuar o pagamento, em banco conveniado, por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU), e apresentar/enviar o comprovante de pagamento para a biblioteca.

CANAIS DE PRESTAÇÃO

E-mail : bibliotecacentral@unifal-mg.edu.br; biblioteca.campusii@unifalmg.edu.br; biblioteca.pocos@unifal-mg.edu.br ou biblioteca.varginha@unifal-mg.edu.br 

Presencial :

  • Biblioteca Central – Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 – Prédio “O” – Alfenas/MG – Tel. (35) 3701-9050 – das 7h10 às 20h50min seg- sex
  • Unidade Santa Clara – Av. Jovino Fernandes Sales, 2600 – Alfenas/MG – Tel. (35) 3701-1829 – das 7h às 21h30 seg-sex
  • Poços de Caldas – Rodovia José Aurélio Vilela, 11999 (BR 267 Km 533) – Poços de Caldas/MG – Tel. 3697-4614 – das 8h às 21h30 seg-sex 
  • Varginha – Avenida Celina Ferreira Ottoni, 4000 – Prédio “D” – Varginha/MG – Te. (35) 3219-8637 – das 7h30 às 21h50 seg-sex

     Tempo estimado de espera: Até 10 minuto(s)

DOCUMENTAÇÃO

Documentação em comum para todos os casos

  • Comprovante de pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU) referente ao serviço.

CUSTOS

  • Valor referente a quantidade de folhas/páginas e a forma de recebimento do material.

TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

Entre 0 e 1 dia(s) útil(eis)

4. Receber os documentos solicitados

O funcionário confirma o serviço e, assim que recebe os documentos do COMUT, envia os documentos para o e-mail do solicitante.

CANAIS DE PRESTAÇÃO

E-mail : bibliotecacentral@unifal-mg.edu.br; biblioteca.campusii@unifalmg.edu.br; biblioteca.pocos@unifal-mg.edu.br ou biblioteca.varginha@unifal-mg.edu.br

TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

Entre 5 e 10 dia(s) útil(eis)

Quanto tempo leva?

Em média 15 dia(s) útil(eis) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

Informações adicionais ao tempo estimado

O atendimento da solicitação pelo COMUT tem prazo variável, pois somente é feito o pedido depois da confirmação do pagamento.

 

Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

Sugestões e reclamações também podem ser enviadas para a Ouvidoria pela Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação – Fala.BR da CGU e podem ser visualizadas as respostas caso o(a) manifestante tenha se identificado. Além disso, a Ouvidoria também realiza atendimento pelo telefone (35)3701-9014, pessoalmente (Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 – Sala AL-O-411- A – Centro – Alfenas) ou por e-mail (ouvidoria@unifal-mg.edu.br).

 

Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento
O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

  • Urbanidade;
  • Respeito;
  • Acessibilidade;
  • Cortesia;
  • Presunção da boa-fé do usuário;
  • Igualdade;
  • Eficiência;
  • Segurança; e
  • Ética.

Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento
O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário
Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei nº 10.048, de 8 de novembro de 2000.