Solicitar reserva de livros nas Bibliotecas da UNIFAL-MG

Serviço oferecido pelas Bibliotecas da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) que permite ao usuário reservar um material quando todos os exemplares do título já estiverem emprestados.

  • Discentes, docentes e/ou técnicos administrativos da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).

O usuário deve possuir vínculo ativo com a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), cadastro e situação “Regular” junto ao Sistema de Bibliotecas (SIBI/UNIFAL-MG).

  • Servidores de instituições federais conveniadas.

Pessoas de instituições federais conveniadas devem estar com vínculo ativo na instituição conveniada, cadastro junto ao Sistema de Bibliotecas (SIBI/UNIFAL MG) e não estar com empréstimo em atraso ou multa pendente.

1. Realizar a consulta no acervo e localizar o material a ser reservado

Clicar na opção Renovação/Reserva

  • selecionar as ferramentas de busca (filtros) que desejar (ex.: busca rápida ou combinada; busca por todos os campos, título, autor, assunto, etc.);
  • selecionar qual das bibliotecas (central, campus Varginha, campus Poços de Caldas ou Unidade Educacional II)
  • digitar o termo de busca no campo de pesquisa
  • clicar em Buscar.

CANAIS DE PRESTAÇÃO

Aplicativo móvel: App SophiA Biblioteca (somente para discente e servidor).

WebAcesse o site

Presencial:

  • Biblioteca Central – Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 – Prédio “O” – Alfenas/MG – das 7h10 às 20h50min seg-sex
  • Unidade Santa Clara – Av. Jovino Fernandes Sales, 2600 – Alfenas/MG – das 7h às 21h30 seg-sex
  • Poços de Caldas – Rodovia José Aurélio Vilela, 11999 (BR 267 Km 533) – Poços de Caldas/MG – das 8h às 21h30 seg-sex
  • Varginha – Avenida Celina Ferreira Ottoni, 4000 – Prédio “D” – Varginha/MG – das 7h30 às 21h50 seg-sex

TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

Atendimento imediato

2. Reservar o material

Após realizar a pesquisa, selecionar o título a ser reservado

  • clicar em Reservar;
  • digitar o login e senha cadastrados na Biblioteca.

CANAIS DE PRESTAÇÃO

Aplicativo móvel: App SophiA Biblioteca (somente para discente e servidor).

WebAcesse o site

Presencial:

  • Biblioteca Central – Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 – Prédio “O” – Alfenas/MG – das 7h10 às 20h50min seg-sex
  • Unidade Santa Clara – Av. Jovino Fernandes Sales, 2600 – Alfenas/MG – das 7h às 21h30 seg-sex
  • Poços de Caldas – Rodovia José Aurélio Vilela, 11999 (BR 267 Km 533) – Poços de Caldas/MG – das 8h às 21h30 seg-sex
  • Varginha – Avenida Celina Ferreira Ottoni, 4000 – Prédio “D” – Varginha/MG – das 7h30 às 21h50 seg-sex

TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

Atendimento imediato

Quanto tempo leva?

Atendimento imediato

 

Este serviço é gratuito para o cidadão.

 

Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

  • Biblioteca Central – Alfenas – Sede – Telefone: (35) 3701- 9050 – E-mail: bibliotecacentral@unifal-mg.edu.br
  • Biblioteca da Unidade Santa Clara – Alfenas – Telefone: (35) 3701-1829 – E-mail: biblioteca.campusii@unifal-mg.edu.br
  • Biblioteca Campus Poços de Caldas – Telefone: (35) 3697-4614 – E-mail: biblioteca.pocos@unifal-mg.edu.br
  • Biblioteca Campus Varginha – Telefone: (35) 3219-8637 – E-mail: biblioteca.varginha@unifal-mg.edu.br

Sugestões e reclamações também podem ser enviadas para a Ouvidoria pela Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação – Fala.BR da CGU e podem ser visualizadas as respostas caso o(a) manifestante tenha se identificado. Além disso, a Ouvidoria também realiza atendimento pelo telefone (35)3701-9014, pessoalmente (Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 – Sala AL-O-411- A – Centro – Alfenas) ou por e-mail (ouvidoria@unifal-mg.edu.br).

Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento
O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

  • Urbanidade;
  • Respeito;
  • Acessibilidade;
  • Cortesia;
  • Presunção da boa-fé do usuário;
  • Igualdade;
  • Eficiência;
  • Segurança; e
  • Ética.

Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento
O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário
Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei nº 10.048, de 8 de novembro de 2000.