Solicitar reserva de livros nas Bibliotecas da UNIFAL-MG
Serviço oferecido pelas Bibliotecas da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) que permite ao usuário reservar um material quando todos os exemplares do título já estiverem emprestados.
- Discentes, docentes e/ou técnicos administrativos da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).
O usuário deve possuir vínculo ativo com a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), cadastro e situação “Regular” junto ao Sistema de Bibliotecas (SIBI/UNIFAL-MG).
- Servidores de instituições federais conveniadas.
Pessoas de instituições federais conveniadas devem estar com vínculo ativo na instituição conveniada, cadastro junto ao Sistema de Bibliotecas (SIBI/UNIFAL MG) e não estar com empréstimo em atraso ou multa pendente.
1. Realizar a consulta no acervo e localizar o material a ser reservado
Clicar na opção Renovação/Reserva
- selecionar as ferramentas de busca (filtros) que desejar (ex.: busca rápida ou combinada; busca por todos os campos, título, autor, assunto, etc.);
- selecionar qual das bibliotecas (central, campus Varginha, campus Poços de Caldas ou Unidade Educacional II)
- digitar o termo de busca no campo de pesquisa
- clicar em Buscar.
CANAIS DE PRESTAÇÃO |
Aplicativo móvel: App SophiA Biblioteca (somente para discente e servidor). Web: Acesse o site Presencial:
|
TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA |
Atendimento imediato |
2. Reservar o material
Após realizar a pesquisa, selecionar o título a ser reservado
- clicar em Reservar;
- digitar o login e senha cadastrados na Biblioteca.
CANAIS DE PRESTAÇÃO |
Aplicativo móvel: App SophiA Biblioteca (somente para discente e servidor). Web: Acesse o site Presencial:
|
TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA |
Atendimento imediato |
Quanto tempo leva?
Atendimento imediato
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato
- Biblioteca Central – Alfenas – Sede – Telefone: (35) 3701- 9050 – E-mail: bibliotecacentral@unifal-mg.edu.br
- Biblioteca da Unidade Santa Clara – Alfenas – Telefone: (35) 3701-1829 – E-mail: biblioteca.campusii@unifal-mg.edu.br
- Biblioteca Campus Poços de Caldas – Telefone: (35) 3697-4614 – E-mail: biblioteca.pocos@unifal-mg.edu.br
- Biblioteca Campus Varginha – Telefone: (35) 3219-8637 – E-mail: biblioteca.varginha@unifal-mg.edu.br
Sugestões e reclamações também podem ser enviadas para a Ouvidoria pela Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação – Fala.BR da CGU e podem ser visualizadas as respostas caso o(a) manifestante tenha se identificado. Além disso, a Ouvidoria também realiza atendimento pelo telefone (35)3701-9014, pessoalmente (Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 – Sala AL-O-411- A – Centro – Alfenas) ou por e-mail (ouvidoria@unifal-mg.edu.br).
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento
O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
- Urbanidade;
- Respeito;
- Acessibilidade;
- Cortesia;
- Presunção da boa-fé do usuário;
- Igualdade;
- Eficiência;
- Segurança; e
- Ética.
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento
O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário
Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei nº 10.048, de 8 de novembro de 2000.