Resultados da Gestão

A pandemia do Coronavírus impactou e transformou a realidade do mundo todo. A Instituição viveu um período de incertezas, que exigiram uma rápida e precisa decisão da gestão para que as atividades e serviços oferecidos não parassem e prejudicassem a comunidade acadêmica e a sociedade. A primeira destas foi a criação do Comitê de Acompanhamento e Prevenção, com o objetivo de estabelecer ações institucionais e protocolos a serem seguidos para evitar a propagação do vírus, de modo a auxiliar na tomada de decisões da gestão. Algumas das outras decisões foram as seguintes:

  • Suspensão das atividades acadêmicas presenciais e adoção do Ensino Remoto Emergencial (ERE), que consiste na oferta de atividades curriculares por meio de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TIC);
  • Capacitação do Programa de Desenvolvimento Profissional e Formação Pedagógica Docente (PRODOC), envolvendo várias temáticas acerca do momento atípico imposto pela pandemia e vivido pela universidade;
  • Contratação de dois serviços de acervo virtual – Biblioteca Virtual da Pearson e a Minha Biblioteca – para garantir à comunidade acadêmica o acesso ilimitado a e-books, 24 horas por dia, de qualquer lugar;
  • Aquisição de mesas digitalizadoras para alguns programas, a fim de viabilizar determinados conteúdos em modo remoto;
  • Manutenção dos editais para concessão de bolsas de Iniciação Científica (IC), desenvolvimento tecnológico e inovação, concedidas pelo CNPq, além das cotas institucionais e dos editais de projetos voluntários;
  • Produção e doação de 6.500 máscaras para diferentes públicos, como famílias carentes, profissionais de saúde, gestantes, entre outros;
  • Produção e doação de, mais ou menos, 400 protetores faciais;
  • Produção e doação de 900L de álcool gel para as secretarias de saúde dos municípios onde se localizam os campi da UNIFAL-MG;
  • Concessão e doação de 31 cabines de ventilação não invasiva (VNI) para uso em hospitais e;
  • Recolhimento e distribuição de alimentos, roupas e calçados, realizados por servidores e estudantes, buscando minimizar as dificuldades acarretadas pela pandemia na população.

 

Figura 1 – Formatura online

A Agência de Inovação e Empreendedorismo da UNIFAL-MG (I9/UNIFAL-MG) é a responsável por gerir a política de inovação da universidade. Entre as várias ações da I9/UNIFAL-MG em 2020, destacam-se as seguintes:

  • Desenvolvimento, aprovação e finalização de Projetos de apoio Técnico e Profissional à Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Universidade Federal de Alfenas – NidusTec;
  • Aprovação da Política de Inovação da Universidade Federal de Alfenas – Resolução nº 14, de 28 de maio de 2020;
  • Desenvolvimento, aprovação e finalização de Projetos de apoio Técnico e Profissional à Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Universidade Federal de Alfenas – NidusTec;
  • Aprovação da Resolução Empresas Juniores – Resolução nº 19, de 21 de julho de 2020;
  • Desenvolvimento pela equipe da Agência de Inovação de aplicativo/web para mapeamento das pesquisas e projeções de proteção (patenteabilidade/registro);
  • Construção da Vitrine Tecnológica da UNIFAL-MG com Parceria entre FAPEMIG e Secretaria do Estado, cujo objetivo é divulgar as pesquisas realizadas e o acesso destas pelo setor industrial
  • Aprovação do MAI/DAI (Chamada Pública CNPq 12/2020 – Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação);
  • Aprovação do programa Centelha, com o projeto “SearchOnMath for Research”. O Programa Centelha é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações que visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora;
  • Consolidação do Convênio realizado pela Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, que regula a parceria entre os entes, visando à operacionalização e consolidação da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Universidade Federal de Alfenas – NidusTec;
  • Participação na criação da Lei municipal de Poços de Caldas nº 9.443/2020, a qual institui o sistema municipal de inovação, ciência e tecnologia;
  • Participação no desenvolvimento parcial da Lei municipal de Alfenas nº 4.984, de 16 de dezembro de 2020, a qual Institui o Fundo Municipal de Inovação Tecnológica e desenvolvimento econômico da Micro e Pequena Empresa (FMITDE/MPE);
  • Aprovação e solicitação da Plataforma Somos UNIFAL. A Plataforma visa mapear, com grande eficácia, as competências necessárias para cada atividade, a fim de que instituições externas possam ter conhecimento das expertises alocadas na UNIFAL-MG, com o intuito de formar possíveis parcerias;
  • Total de 227 (duzentos e vinte e sete) atendimentos entre docentes, discentes e comunidade Externa, obtendo um aumento de 289% em relação ao ano de 2019.

A Agência de Inovação e Empreendedorismo realiza a gestão da propriedade intelectual da universidade. No total, são 27 patentes, das quais 7 foram depositadas no exercício de 2020; 25 marcas, sendo 1 registrada em 2020; e 44 programas de computador, dos quais 2 foram depositados em 2020.

Figura 1 – Propriedade Intelectual da UNIFAL-MG

 

 

A Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (DRI) é o órgão responsável por dirigir e operacionalizar a celebração de parcerias, acordos e convênios e auxiliar a comunidade universitária em relações acadêmico-científicas com entidades públicas ou privadas, nacionais ou internacionais.

Parcerias Internacionais em 2020:

  • Acordo de Cooperação Científica com a Gaia Education – Escócia;
  • Termo de Parceria com o Instituto Superior de Ciências Sociais e Relações Internacionais – Angola;
  • Carta de Intenção com o Instituto de Recursos Naturais da Finlândia (LUKE) – Finlândia;
  • Convênio de Colaboração com Instituto Brasileiro de Filosofia e Ciência “Raimundo Lúlio” (RAMON LLULL) – Espanha.

Parcerias Nacionais em 2020:

  • Um convênio com a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e o outro com a Clínica Psiquiátrica de Alfenas-MG;
  • Quatro Termos de Cooperação Técnica, sendo eles com o (a):
    • Empresa Carbofibras em Rio Claro/SP;
    • Empresa OPT Brasil em Santo Antônio da Posse/SP;
    • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais em Pouso Alegre/MG e;
    • Município de Andradas/MG.
Figura 2 – Convênios Nacionais e Internacionais realizados em 2020

 

Adesão a Programas em 2020:

Em 2020, a UNIFAL-MG, por meio da DRI e da Pró-Reitoria de Graduação, aderiu a mais um Programa, o PEC-G. Esse programa oferece a estudantes de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordo educacional, cultural ou científico-tecnológico a oportunidade de realizar seus estudos de graduação em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras.

Além dos serviços educacionais diretamente prestados à sociedade, a UNIFAL-MG também oferece serviços abertos à comunidade, por meio das clínicas de Fisioterapia, Odontologia e Medicina; do Laboratório Central de Análises Clínicas; do Núcleo Controle de Qualidade; e do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal.

Em 2020, os números relacionados à prestação de serviços refletiram os efeitos decorrentes da pandemia de Covid-19. Entretanto, apesar da diminuição dos atendimentos em razão da suspensão temporária dos serviços, a UNIFAL-MG pôde contribuir para o enfrentamento da pandemia por meio de serviços como exames, análises e concessão de espaço físico, entregando valor público para a sociedade. Seguem abaixo, alguns dados sobre os serviços prestados à comunidade pela Universidade:

Quadro 1 – Atividades de atendimento da CEM pré-pandemia.

Consultas de Especialidades Atendidas
Mês Número de Atendimentos
Janeiro 106
Fevereiro 408
Março 343
Total 857

Quadro 3 – Informações gerais sobre a Clínica de Odontologia.

Descrição Quantidade
Pacientes atendidos 701
Atendimentos realizados 1.047
Procedimentos realizados 3.607
Estomatologia1 420

Quadro 4 – Demonstrativo de certificados analíticos emitidos pelo NCQ em 2020.

Amostras Certificados analíticos emitidos
Diluído 10
Água potável 332
Base galênica 912
Água purificada 1.227
Matérias-primas FQ 252
Produto acabado FQ 707
Matérias-primas MICRO 180
Produto acabado MICRO 377
Produto acabado FQ/MICRO 19
Total 4.018

1Atendimento a pacientes com câncer bucal.

Quadro 2 – Retorno das atividades de atendimento da CEM na pandemia.

Consultas de Especialidades Atendidas
Mês Número de Atendimentos
Junho 370
Julho 420
Agosto 526
Setembro 297
Outubro 244
Novembro 452
Dezembro 370
Total 2.679

 

Figura 1 – Serviços prestados pelo LACEN em 2020
Prédio da Faculdade de Odontologia na Unidade Santa Clara

Fase I da construção do prédio de odontologia na Unidade Santa Clara. Como se trata de um projeto de valor expressivo, o montando alocado para 2020 não foi suficiente para terminar a execução da obra. O quadro abaixo traz um resumo dos valores referentes ao início do Projeto.

Quadro 1 – Valores referentes à fase I da construção do prédio da odontologia.

Dimensão da obra 12.000,00 m²
Valor total previsto R$ 21.000.000,00
Valor contratado fase I RDC 03/2020* R$ 7.190.000,00

*Recursos do MEC, UNIFAL-MG, e Emenda Parlamentar de Bancada Mineira

Figura 1 – Maquete eletrônica da estrutura do novo prédio da Faculdade de Odontologia

 

 

Auditório do campus de Poços de Caldas

Em 2020 também foi licitada a finalização do Prédio do Auditório do campus de Poços de Caldas, com capacidade para 311 lugares.

Figura 2 – Projeto Arquitetônico do Auditório do campus de Poços de Caldas

 

 

Auditório da Clínica de Especialidades Médicas (CEM) na Unidade Santa Clara

Foi realizada, também, a obra de término do Auditório do Prédio J, na Unidade Santa Clara. O auditório possui capacidade para cerca de 150 pessoas, climatizado e possui equipamentos profissionais para a realização e transmissão de eventos de diversas naturezas na Universidade e atende às normas de acessibilidade.

Figura 3 – Auditório da CEM na Unidade Santa Clara

 

 

Fase II do Biotério na Unidade Santa Clara

No mesmo ano houve, ainda, a licitação e contratação da Fase II do Biotério na Unidade Santa Clara. Trata-se do prédio que será utilizado como o Biotério de Criação, de acordo com as normas dos órgãos sanitários, com vistas à melhoria nas pesquisas da Universidade.

Figura 4 – Parte frontal do Biotério em construção na Unidade Santa Clara

 

 

Elevador no Campus Varginha

Foi projetado e licitado, também, um elevador de acesso à parte baixa do Campus de Varginha. Em função de ser um terreno com declive muito acentuado, houve a necessidade de se criar um acesso entre a parte alta do Campus, onde ficam localizadas as salas de aula, laboratórios, áreas administrativas e a parte baixa, onde fica a área de esporte e o Restaurante Universitário da Instituição.

Figura 5 – Maquete eletrônica do Elevador do campus de Varginha

 

 

Outros investimentos que estão em andamento na Instituição

O Sistema de Combate a Incêndio e Pânico na Sede da Universidade, que se trata de um projeto que visa dar maior segurança às atividades presenciais na universidade contempla alarme, luzes de emergência, guarda corpo, corrimão, reserva de água, hidrantes, extintores, sinalização, dentre outros itens de segurança.

Figura 6 – Equipamentos de Combate a Incêndio instalados na Sede

 

Os Totens de Sinalização são uma ação voltada para a melhoria da identificação e localização dentro dos campi da Universidade.

Figura 7 – Totens de Sinalização na UNIFAL-MG

 

Usinas Fotovoltaicas, que foram um investimento ocorrido no ano de 2019, tendo sido iniciadas as instalações tanto na Sede quanto no Campus Varginha em 2020. A previsão de economia gerada foi inclusive considerada no momento da elaboração da Proposta Orçamentária de 2021, contribuindo para a minimização dos impactos da diminuição orçamentária que vem ocorrendo ao longo dos últimos anos e, também, com o meio ambiente.

Figura 8 – Imagem das placas fotovoltaicas instaladas sobre o Prédio O (Reitoria)

 

Uma ação, também iniciada em 2019, mas em grande parte realizada em 2020, foi a substituição de todas as lâmpadas da UNIFAL-MG Campus Sede, Campus Varginha e unidade Santa Clara por lâmpadas LED, e a troca de 11 equipamentos de ar-condicionado, por meio do Projeto de Eficiência Energética.

 

Equipamentos

Em decorrência da economia de recursos institucionais devido à pandemia, ao final de 2020, foi possível realizar o processo de Prioridades de Equipamentos e Mobiliários, por meio do qual foram adquiridos diversos tipos de equipamentos e mobiliários pelas Unidades Acadêmicas. Esse processo foi um esforço conjunto entre a Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional, a Pró-Reitoria de Administração e Finanças, e as Unidades Acadêmicas, que movimentou cerca de R$ 708.739,10 na compra de mais 250 itens.

 

Sistema Cad Cam, Scanner Intra Oral e Digitalizadores de Imagem Radiográfica

Esse sistema permite a automação na confecção de próteses em laboratórios de prótese dentária com maior precisão, rapidez e com resultados clínicos excepcionais, tanto no aspecto funcional quanto estético. Além do Cad Cam, foram adquiridos, também, um Scanner Intra oral, que permite a integração com softwares específicos de cada área da odontologia, com rápido escaneamento e facilidade no envio das informações, e 7 (sete) digitalizadores de imagem radiográfica, cuja contribuição é a de um método mais rápido e econômico, com menor incidência de radiação e qualidade superior das imagens obtidas.

 

Computadores e Chromebooks

Com a crise gerada pela pandemia, fez-se necessário alterar a forma de trabalho priorizando, quando possível, o trabalho remoto. Por esse motivo, buscando mitigar as consequências do vírus e manter a prestação de serviços, foram adquiridos, com recursos do MEC, 50 Notebooks, dos quais 22 foram distribuídos para a UNIFAL-MG e o restante para o MEC.

Além disso, foram adquiridos, também, 120 Chromebooks para empréstimo aos alunos necessitados, com vistas à continuidade dos estudos.

 

As ações de Direitos Humanos e Inclusão tratam do conjunto de medidas para o combate à discriminação a grupos em situação de vulnerabilidade e a promoção do respeito à diferença, da igualdade de oportunidades e da equidade, por meio de ações e serviços de acessibilidade e inclusão dos (as) estudantes com deficiência, transtornos específicos da aprendizagem, transtornos do espectro autista (TEA), altas habilidades e superdotação. Essas medidas objetivam alcançar o desenvolvimento máximo possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem. Além disso, visam ao enfrentamento dos estereótipos de gênero, étnico-racial, religião, origem, idade, situação social, econômica e cultural, orientação sexual e identidade de gênero (LGBT), dentre outros.

Em 2020, foram realizadas as ações apresentadas no quadro 1.

 

Quadro 1 – Ações de direitos humanos e inclusão realizadas em 2020.

Ação
Atendimento a docentes com necessidades especiais
Representação no COMDALF
Palestras no campus Sede aos docentes e discentes da UNIFAL-MG
Atuação dos intérpretes de Libras junto a discentes surdos
Interpretação de aulas, reuniões e palestras
Janela de libras nos editais da UNIFAL-MG
Manutenção do Programa de Apoio à Inclusão (PAI)
Orientações de caso a docentes e coordenadores
Janela de libras para as orientações e informações mais importantes veiculadas pelo site da UNIFAL-MG
Realização do mês da consciência negra pelo NEABI