A autoavaliação do PPGCF da UNIFAL-MG é um processo que visa garantir a qualidade da formação discente e a produção intelectual, sendo fundamental para alinhar as práticas do Programa com seu planejamento estratégico e com as diretrizes da política de autoavaliação institucional e da avaliação da pós-graduação.
O plano de autoavaliação foi aplicado pela primeira vez em 2020, quando foi realizada a autoavaliação do PPGCF durante o período compreendido entre 01/01/2017 e 31/12/2019. Desde então a autoavaliação foi realizada de maneira sistemática, com coleta e análise de dados anualmente.
A autoavaliação do período 2021 a 2024 foi executada mediante a coleta de todos os indicadores estipulados no Balanced Scorecard, mesma abordagem utilizada para controle do PDI/UNIFAL-MG. Os indicadores foram os mais semelhantes possíveis com os da Ficha de Avaliação da CAPES para o quadriênio 2017-2020, programas acadêmicos de Farmácia. Desta maneira, a autoavaliação foi um instrumento que adiantou a coleta de dados para o preenchimento da plataforma Sucupira, assim como permitiu prever a nota de avaliação da CAPES e, portanto, propor planos de ação para cumprimento das metas com maior risco ao longo do quadriênio.
O planejamento estratégico é um instrumento fundamental de planejamento e gestão que considera a identidade do PPGCF da UNIFAL-MG, abrangendo sua missão, valores e visão de futuro, os quais se concretizam em objetivos estratégicos, indicadores e metas. Esse planejamento deve resultar do esforço coletivo da comunidade acadêmica, orientando as atividades desenvolvidas no Programa. O desenvolvimento deste planejamento baseou-se no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2021-2025 da UNIFAL-MG, de modo que sua construção refletisse as propostas, necessidades e aspirações da instituição. Assim, o PDI foi visto como um documento norteador do Programa, e não meramente como um registro formal. Também foi considerado o resultado da Avaliação Quadrienal CAPES 2017-2020. Os guias da CAPES e do SEBRAE foram utilizados para a elaboração, avaliação e revisão do planejamento estratégico.
Na elaboração do planejamento estratégico, os objetivos do PDI/UNIFAL-MG foram inter-relacionados com as metas do PPGCF, visando a alcançar a Missão e a Visão do Programa. Para sua construção, ferramentas de gestão estratégica, como a Análise SWOT ou FOFA, Balanced Scorecard e Análise de Risco, foram amplamente utilizadas. Finalmente, na definição dos indicadores e metas, também foi considerada a Ficha de Avaliação da CAPES para o quadriênio 2017-2020.