Planejamento Estratégico

    O planejamento estratégico do PPGCF foi elaborado levando em consideração o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UNIFAL-MG para o período compreendido entre 2016 e 2020, aprovado pelo Conselho Universitário desta Instituição em 30/05/2015 e o documento de área da Farmácia. As políticas de pesquisa e pós-graduação da UNIFAL-MG, definidas no âmbito do PDI 2016-2020, têm por finalidade contribuir para o aumento da produção científica e tecnológica do país, inserindo a Instituição nos cenários nacional e internacional.  Tendo como objetivo geral, monitorar e alcançar patamares superiores na avaliação dos cursos de pós-graduação da área de Farmácia, o planejamento estratégico do PPGCF, elaborado em 2019, foi estruturado nos 3 quesitos de avaliação propostos na nova ficha de avaliação da CAPES, considerando o PDI da UNIFAL-MG, o documento de área da Farmácia 2017-2020 bem como quesitos/itens avaliados com conceitos “bom” e “regular” pela comissão de avaliação dos PPG no quadriênio 2013-2016 e a visão do PPGCF quanto à sua contribuição para a formação de recursos humanos para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e o seu impacto na sociedade. Consideramos também, as recomendações da área que constam no relatório do seminário de meio termo, realizado em agosto de 2019.

I- Programa

Objetivos: Ampliar a captação de recursos públicos e readequar espaço físico privados para ampliação, manutenção e desenvolvimento das ações de ensino e pesquisa. Adotar políticas para atualização contínua das linhas de pesquisa e articulação entre estas, os projetos de pesquisa e o perfil do corpo docente. Atualização do planejamento estratégico e implementação da autoavaliação anual do programa.

Meta 1-Aumentar a captação de recursos públicos e ou privados em pelo menos 20% em relação ao quadriênio anterior.

Indicadores: número de projetos aprovados com fomento, número de docentes com projetos financiados, valor total de recursos captados.

Meta 2- Ampliar/disponibilizar espaço físico adequado para experimentação com animais 

Indicadores: ampliação do biotério central; ampliação e readequação do biotério de experimentação animal localizado no prédio E da Unidade II.

Meta 3- Readequar o espaço físico utilizado para atividades administrativas e para atendimento aos alunos pela coordenação e secretaria do PPGCF visando a adequação às atividades, a guarda, manutenção e disponibilização de documentação acadêmica, a acessibilidade, a avaliação periódica dos espaços e o gerenciamento da manutenção patrimonial.

Indicador: desmembramento do espaço físico para atendimento da secretaria/ coordenação do PPGCF e da secretaria/diretoria da Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Meta 4- Revisar e atualizar as normas para credenciamento e recredenciamento de docentes

Indicador: designação de comissão para revisão das normas, aprovação das 

normas pelos órgãos colegiados, aplicação das normas atualizadas

Meta 5 – Reestruturar as linhas de pesquisa do Programa de acordo com o perfil do corpo docente que as compõe e atualizar os projetos de pesquisa

Indicador: realização de estudo sobre necessidade de reestruturação das linhas de pesquisa e apreciação da proposta pelo colegiado do programa, atualização dos projetos de pesquisa de acordo com as atividades desenvolvidas pelos docentes e em consonância com os objetivos do Programa.

II- Formação

Objetivos: monitorar o alinhamento das teses/dissertações com os projetos desenvolvidos pelos docentes e às linhas de pesquisa do PPGCF; ampliar a qualidade das atividades de pesquisa e da produção intelectual de discentes, egressos e docentes; acompanhar e avaliar a atuação dos egressos no mercado de trabalho e na pós-graduação; aumentar o envolvimento do corpo docente em relação às atividades de formação no programa  

Meta 1-Reduzir a heterogeneidade na distribuição das atividades de pesquisa entre os docentes

Indicadores: nº de orientações concluídas/docente permanente, orientações em andamento/docente permanente, nº de docentes sem orientação, nº orientações de IC por docente permanente.

Meta 2 – Reduzir a heterogeneidade na quantidade de defesas em relação ao corpo docente;

Indicadores: nº de orientações concluídas/docente permanente, orientações em andamento/docente permanente, nº de docentes sem orientação.

Meta 3– Aumentar a produção qualificada de docentes com discente/egresso

Indicadores: Razão discentes autores/total de discentes, Indicador Qualis discente, Razão egressos autores/total de egressos.

Meta 4– Reduzir a heterogeneidade na distribuição da produção científica entre os docentes permanentes.

Indicadores: nº de publicações com discente por ano por docente 

Meta 5 – Acompanhar e avaliar a atuação dos egressos do PPGCF

Indicadores: designação de comissão para acompanhamento de egressos, número de egressos em destaque no cenário mercado de trabalho.

III Impacto na sociedade

Objetivos: Aumentar a inserção social do PPGCF na comunidade local e regional, inclusive na educação básica; ampliar a interação entre o PPGCF e outros setores da sociedade, bem como com grupos sociais; implementar políticas de empreendedorismo e inovação; ampliar a visibilidade do PPGCF no meio regional, nacional e internacional, promover ações que contribuam para a internacionalização.

Meta 1- implementar ações de extensão envolvendo docentes e discentes do PPGCF que viabilizem a aplicação dos conhecimentos gerados por meio dos projetos desenvolvidos na solução de problemas regionais.

Indicadores: número de projetos de extensão envolvendo temas relacionados aos projetos de pesquisa desenvolvidos por docentes e discentes do PPGCF; número de participações de discentes e docentes em ações de extensão envolvendo temas relacionados aos projetos de pesquisa desenvolvidos; número de participantes da comunidade externa ao PPGCF nas ações acima relacionadas.

Meta 2- ampliar o número de orientações de alunos do ensino médio em projetos de iniciação científica (PIBIC júnior e BIC júnior) 

Indicador: número de orientações de discentes de IC do ensino médio por docente permanente.

Meta 3 – promover ações para conscientização, sensibilização e capacitação sobre empreendedorismo 

Indicador: número de ações desenvolvidas, número de docentes e discentes do PPGCF envolvidos em ações desta natureza.

Meta 4 – aumentar a participação de docentes e discentes do PPGCF em atividades com cooperação institucional, interinstitucional, nacional e 

internacional.

Indicadores: número de parceiros, número de alunos em mobilidade (estrangeiros no PPGCF, discentes do PPGCF no exterior), número de docentes com colaborações no exterior; número de docentes participantes (docentes e discentes) em eventos/missões no exterior, número de docentes em estágio de pós-doutorado no país e no exterior durante o quadriênio.

Meta 5– ampliar a expressão científica e social do PPGCF no contexto regional, nacional e internacional.

Indicador: número de publicações em periódicos de circulação internacional com estratos A1 e A2; número produções qualificadas dos docentes com discente/egresso x peso (qualis) por docente permanente; índice h dos docentes permanentes.

Meta 6- Ampliar a divulgação de informações sobre o PPGCF 

Indicadores: ações da comissão de divulgação do PPGCF, alcance das informações divulgadas sobre o PPGCF nas redes sociais, número de eventos organizados pelo PPGCF, número de participantes em eventos promovidos pelo PPGCF; reestruturação da página do PPGCF, conteúdo do Portal da UNIFALMG em línguas estrangeiras.

Meta 7 – oferecimento de disciplinas em língua inglesa.

Indicadores: número de disciplinas oferecidas, número de discentes participantes.

Aprovado pelo colegiado do PPGCF em sua 270ª reunião,

realizada em 13 de dezembro de 2019.