NAI – Núcleo de Acessibilidade e Inclusão

O Núcleo de Acessibilidade (NAI/UNIFAL-MG) é o setor responsável pelo planejamento, execução, monitoramento e disseminação do conjunto de políticas, ações e serviços de acessibilidade para os(as) estudantes com deficiência, transtornos específicos da aprendizagem, transtornos do espectro austa (TEA), altas habilidades e superdotação.

A finalidade é alcançar o desenvolvimento máximo possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem.

Compreende-se por Núcleos de Acessibilidade a constituição de espaço físico, com profissional responsável pela organização das ações, articulação entre os diferentes órgãos e departamentos da universidade para a implementação da política de acessibilidade e efetivação das relações de ensino, pesquisa e extensão na área.

Os Núcleos deverão atuar na implementação da acessibilidade às pessoas com deficiência em todos os espaços, ambientes, materiais, ações e processos desenvolvidos na instituição.

As ações desenvolvidas pelo Núcleo deverão integrar e articular as demais atividades da instituição como os projetos de pesquisa, estudo, intercâmbio, cooperação técnico-científica e extensão, demonstrando seu caráter multidisciplinar para a inclusão educacional e social das pessoas com deficiência.

Nasceu  com o compromisso de responder pela organização de ações institucionais que garantam a integração de pessoas com deficiência à vida acadêmica, buscando melhorar o seu acesso a todos os espaços, ambientes, ações e processos desenvolvidos na instituição, assim como, integrar e articular as demais atividades para a inclusão educacional e social dessas pessoas.

Membros

Gabriela Serenini Prado Santos Salgado – Tradutora e Intérprete de Língua de Sinais – Presidente
Carla Helena Fernandes – Professora do Magistério Superior
Cássio Eduardo Batista Vasconcelos – Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais
Edna de Oliveira – Pedagoga
Henrique Teles dos Santos – Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais
Josie Resende Torres da Silva – Professora do Magistério Superior
Juscelio Pereira da Silva – Professor do Magistério Superior
Mayra Pettersen – Tradutora e Intérprete de Língua de Sinais

(Portaria nº 485/2022)

Serviços e informações

Faça sua Solicitação / Serviços

Ações e eventos

• Programa de Apoio a Inclusão Nº 008/2022
    A Prace informa que estão abertas, no período de 06 de junho a 10 de junho de 2022, as inscrições para estudantes de graduação atuarem como discentes de apoio, como voluntários ou com bolsas remuneradas, junto ao Departamento de Direitos Humanos e Inclusão. Acompanhe na tabela abaixo as informações do edital: Documento Clique no ícone Data e observações Edital
  • Conheça os materiais sobre acessibilidade e inclusão da Prace
    Acesse os materiais produzidos pelo Departamento de Direitos Humanos e Inclusão: Guia para eventos acadêmicos inclusivos e acessíveis e Acessibilidade Pedagógica em Tempos de Ensino Remoto Emergencial
  • Confira o resultado do Programa de Apoio à Inclusão
    A Prace informa que estão abertas, no período de 19 de abril a 14 de maio de 2021, as inscrições para estudantes de graduação atuarem como discentes de apoio, com bolsas remuneradas, junto ao Departamento de Direitos Humanos e Inclusão. Acompanhe na tabela abaixo as informações do edital: Documento Clique no ícone Data e observações Edital Edital 007-2020 publicado
  • Como a Prace pode ajudar você?
      Estudante, vamos conversar um pouquinho? Somos profissionais da equipe da PRACE e queremos um pouco da sua atenção para conversarmos sobre questões institucionais que estejam preocupando você e gerando problemas. Muitas vezes são questões de ordem material, de relacionamento dentro do ambiente acadêmico ou fora dele e de ordem pedagógica. Elas atrapalham e muito