Plano de Desenvolvimento de Pessoas - PDP

 
O Plano Anual de Capacitação (PAC) 2019 é um norteador das ações de capacitação definindo temas, critérios e metodologias a serem utilizadas para o desenvolvimento profissional dos servidores permitindo-lhes desempenhar com eficácia as competências institucionais em consonância com os princípios da UNIFAL-MG.

 

Plano de Desenvolvimento de Pessoas - PDP - UNIFAL-MG 2020


Novo Decreto e Instrução Normativa mudam regras sobre ações de desenvolvimento, dentre atividades de treinamento e capacitação, afastamentos e a licença para capacitação para servidores federais. Todas as demandas devem ser previamente especificadas em um Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) a ser registrado em sistema específico no Portal Sipec (Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública Federal).

A publicação do Decreto nº 9.991/2019, de 28 de agosto de 2019, institui alterações na Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas da administração pública federal. Para cumprir com as novas exigências, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) disponibiliza aos servidores, para que todos preencham o formulário de necessidades de desenvolvimento previstas para o ano seguinte. O conteúdo irá compor o Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) da UNIFAL-MG. Apenas as necessidades incluídas nesse planejamento e encaminhadas ao órgão central do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec/Ministério da Economia), no prazo estipulado pelo Governo, poderão ser consideradas para fins de análise de pedidos de afastamento e outras ações de desenvolvimento.

Ressaltamos que todas as demandas, inclusive a participação  em Congressos,  Seminários,  Workshops  e  eventos  correlatos e ainda, as ações  de desenvolvimento  em  graduação,  pós-graduação,  especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado deverão ser registradas no levantamento de demandas, uma vez quer serão objeto de análise pelo órgão central.

A recomendação é de que os servidores docentes e os servidores técnicos administrativos, bem como os gestores, concentrem esforços no levantamento dessas necessidades. De acordo com a Instrução Normativa 201/2019, já está em vigor a regra de que os novos afastamentos de servidores previstos pelo Decreto nº 9.991/2019 só poderão ser avaliados e autorizados após a conclusão e aprovação do PDP. O não preenchimento do formulário poderá implicar rejeições futuras de pedidos de licença capacitação, participação em programas de treinamento, participação em programa de pós-graduação no País, realização de estudo no exterior, entre outras modalidades de desenvolvimento.

O formulário é de preenchimento rápido e solicita informações apenas para dimensionamento e planejamento.
 

Em relação às ações de desenvolvimento dos servidores da UNIFAL-MG no ano de 2020, sejam afastamentos para participação em eventos ou para qualificação, informamos que, excepecionalmente, neste ano, não foram objeto de análise pela Enap, portanto também não serão objeto de análise impeditiva por parte da Coordenadoria de Capacitação, observando os casos específicos do Decreto nº 9.991/2019 e ainda, demais legislações aplicáveis.

 

Informamos, ainda, que mesmo os cursos ofertados pela ENAP poderão ser aquiridos pela UNIFAL-MG, diante de justificativa plausível manifesta pelos gestores e análise da Coordenadoria quanto à disponibilidade orçamentária, maior economicidade ao erário público ou conforme ementa dos cursos, caso diferentes das necessidades da UNIFAL-MG.

Consulte no link os CURSOS E PROGRAMAS ofertados pela ENAP que poderão ser aquiridos, prioritariamente, na modalidade in companyResolução18_turmas-exclusivas ENAP

 

Confira a MANIFESTAÇÃO TÉCNICA DOS PLANOS DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS  e os cursos disponíveis pela ENAP para que a UNIFAL-MG capacite seus servidores.

NOVO: Confira o 2º Ciclo de Revisões Mensais do PDP - UNIFAL-MG 2020.

Para o 2º ciclo de revisões foram objeto de análise somente as necessidades revisadas que cumpriram os 3 requisitos abaixo:
1) Eram novas necessidades incluídas no PDP;
2) Eram necessidades transversais;
3) Eram necessidades que não poderiam ser atendidas por escola de governo do próprio órgão/entidade, ou o órgão/entidade não possui escola de governo própria.


As necessidades que já haviam sido analisadas no primeiro momento pelo órgão central e pela Enap não foram analisadas novamente.

Nesta revisão, a UNIFAL-MG encaminhou apenas ações de desenvolvimento referentes a afastamentos para pós doutorado.

 

Confira também a live realizada pelo SIPEC, https://www.youtube.com/watch?v=BQonTCsCm0k, em especial do momento 1:21:10 ao 1:23:00, que traz informações sobre o PDP.

NOVO: Confira a apresentação de entendimentos do SIPEC para o Lançamento do Decreto nº 9.991/2019 do PNDP realizada em agosto de 2019.

NOVO: Confira a apresentação de entendimentos do SIPEC para a Apresentação da Instrução Normativa 201/2019 Sobre a PNDP  realizada em setembro de 2019.

NOVO: Confira a apresentação de slides para subsidiar o preenchimento do PDP UNIFAL-MG 2021.

NOVO: Confira a apresentação da videoconferência realizada em 04/05/2020.

 

Abaixo demais links para consulta:


Consulte o Decreto nº 9.991/2019, de 28 de agosto de 2019.

Consulte a IN nº 201/2019.

Consulte o PDP UNIFAL-MG 2020

 

Em caso de dúvidas, basta entrar em contato com a Progepe pelos telefones 3701-9186 ou pelo e-mail coordenadoria.capacitacao@unifal-mg.edu.br

 

Planos Anuais de Capacitação anteriores

PAC 2018

PAC 2017

PAC 2016

PAC 2015

 

Anexo(s): 
AnexoTamanho
PDF icon Apresentação CCA-PROGEPE_04_052.03 MB