O Centro Integrado de Atenção à Saúde e Segurança no Trabalho – CIAST é um setor, ao qual compete coordenar, executar e supervisionar as atividades relativas à saúde e segurança no trabalho.
O Centro Integrado de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho presta atendimento médico ambulatorial, assistência odontólogica e psicológica em nível de atenção primária à servidores ativos e inativos, previamente agendados, realiza exames médico periciais (perícia singular e junta médica) e através do serviço de Medicina e Segurança do Trabalho realiza exames admissionais, periódicos e de retorno ao trabalho; elabora e acompanha ações de vigilância aos ambientes e processos de trabalho.
Além dos atendimentos nas área já citadas o CIAST conta com a Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho, criada em julho/2013 e que elaborou e implantou vários programas de Qualidade de Vida do Servidor da UNIFAL-MG dentre os quais destaca-se: Cessação do Tabagismo, Atividade Física (Karatê, Aikido, Ginástica Laboral, Caminhadas, Pilates), Saúde Bucal, Alimentação Saudável. Novas ações além das já citadas vem sendo desenvolvidas pela Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho, tais como: Preparação para Aposentadoria, Água é Vida (Hidroginástica) e Pilates Studio e continua com novas parcerias trabalhando pela Saúde, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho.
O CIAST – Centro Integrado de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho – foi criado em 1994, após a posse de três profissionais médicos: Denis Magalhães, Evandro Monteiro de Sá Magalhães, Frederico Maximiliano Antunes Rocha; duas psicólogas: Andréa Martins Teixeira e Marina Carvalho Vieira da Costa e duas odontólogas: Adriana Esteves Mansano e Palmira dos Anjos de Carvalho as quais se juntaram a outra odontóloga Margarida Maria Correa Barroso.
Adotou os nomes de SAMOPAS e SAMOAS relacionados com as funções exercidas pelos profissionais que o constituíam, Serviço de Assistência Médica, Odontológica, Psicológica e Assistência Social e Serviço de assistência Médica, Odontológica e Assistência Social, respectivamente.
Iniciou suas atividades no prédio D, em frente ao Posto da Caixa Econômica Federal hoje. Posteriormente, durante alguns anos, funciounou no prédio E, onde, atualmente, é o Laboratório de Patologia. Nos dias atuais, o CIAST, órgão vinculado a Pró-Reitoria de Gestao de Pessoas localiza-se no prédio L (Extensão) com entrada pela Rua Vereador Marcílio Andrade, em amplas instalações com consultórios para atendimento médico, odontológico, psicológico e serviço de Medicina e Segurança do Trabalho.
Daniela Aparecida Tavares Aguiar
Odontóloga – Chefe do CIAS
- daniela.aguiar@unifal-mg.edu.br
- (35) 3701-9201
Alexssandro Ramos da Cruz
Engenheiro de Segurança do Trabalho
- alexssandro.cruz@unifal-mg.edu.br
- (35) 3701-9207
Aparecida Azola Costa Ribeiro
Enfermeira do Trabalho
- aparecida.ribeiro@unifal-mg.edu.br
- (35) 3701-9201
Lidiane Lucas Ribeiro
Auxiliar de limpeza
Serviço de Atenção à Saúde
- Prestar atendimento clínico, em caráter de atenção primária à saúde ao público alvo.
- Encaminhar às unidades de pronto-atendimento mais próximas os casos que exigirem maior complexidade.
- Emitir laudos periciais singulares e por Junta Médica Oficial.
- Realizar exames médicos admissionais e periódicos dos servidores ativos.
- Participar das ações de promoção de saúde.
Serviço de Atenção Odontológica
- Realizar exames e tratamentos odontológicos, em caráter de atenção primária à saúde ao público alvo, encaminhando para tratamento especializado quando necessário.
- Emitir laudos periciais singulares.
- Promover e participar de ações de promoção de saúde.
Serviço de Atenção Psicológica
- Prestar atendimento em caráter de atenção primária à saúde, ao público alvo.
- Participar das ações de promoção de saúde.
Serviço de Atenção em Enfermagem do Trabalho
- Identificar fatores de riscos; realizar visitas técnicas.
- Realizar medidas de promoção à saúde e de prevenção a doenças.
- Registrar atestados médicos e agendar perícias odontológicas e médicas.
Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho
- Avaliar os processos de concessão de adicionais de insalubridade, periculosidade e outros adicionais a que o servidor estiver exposto, conforme a legislação vigente.
- Emitir laudos e pareceres técnicos especializados na área de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho.
- Elaborar, implementar e coordenar Programas de Avaliação e Prevenção dos riscos ambientais e saúde ocupacional.
- Registrar, analisar e identificar possíveis causas de acidentes em serviços;atuar em ações de promoção à saúde.
- Elaborar Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho – LTCAT.
- Analisar e registrar os acidentes de trabalho.
- Especificar Equipamentos de Proteção Individual e/ou Coletiva; EPI’s / EPC’s.
- Ministrar Treinamentos de Segurança do Trabalho.
- Atuar em conjunto com outros profissionais da Equipe de Vigilância e promoção da Saúde do Servidor.
- Avaliar, mediante solicitação, o ambiente, o processo e as condições de trabalho.
Próximo evento
Mindfulness
09 de novembro de 2022 às 15h
- 09 de novembro de 2022 às 15h
- Auditório Dr. Leão de Faria
Todos os eventos
Evento | Data | Horário | Local |
---|---|---|---|
Dança | 07 de novembro de 2022 | 17h | Em breve |
Homenagem aos servidores aposentados e ativos e apresentação de orquestra | 08 de novembro de 2022 | 14h | Em breve |
Mindfulness | 09 de novembro de 2022 | 15h | Auditório Dr. João Leão de Faria |
Atendimentos Médico, Psicológico, Odontológico e de Segurança e Medicina do Trabalho:
- de 2ª a 6ª feira de 7:00 às 11:00 e de 13:00 às 17:00, com agendamento prévio.
Caso haja impossibilidade de comparecer à consulta marcada, gentileza informar ao CIAST com antecedência.
Telefone: (35) 3701-9201
Público Alvo:
- Servidores ativos e inativos.
Com objetivo de atender e padronizar a política de atenção à saúde e segurança do trabalho o Governo Federal em 2009, através do Decreto nº 6833 de 29 de abril de 2009, criou o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor – SIASS. Este decreto mostra em seu Artigo 2º: “O SIASS tem por objetivo coordenar e integrar ações e programas nas áreas de assistência à saúde, perícia oficial, promoção, prevenção e acompanhamento da saúde dos servidores da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, de acordo com a política de atenção à Saúde e segurança do trabalho do servidor público federal, estabelecida pelo Governo”.
No dia 27 de novembro de 2015 após reunião do Reitor e Pró-Reitor de Gestâo de Pessoas da UNIFAL-MG com o Coordenador-Geral da rede SIASS foi criada a Unidade SIASS – Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG.
A implantação de uma unidade de referência do Subsistema Integrado de Atenção a Saúde do Servidor – SIASS na Universidade permite a organização das informações sobre a saúde das pessoas que nela trabalham colocando o servidor público federal nas estatísticas brasileiras em relação à saúde.
Esta ação permitirá traçar um mapa sobre as principais doenças que atingem o servidor público federal e buscar sua prevenção, por meio de campanhas eações além de possibilitar a padronização das informações, para que tenhamos uma visão do conjunto. O controle dos dados referente às doenças poderá gerar saúde para o servidor.
O SIASS atua em três áreas distintas: Perícia Oficial em Saúde; Atenção à Saúde e Assistência Psicossocial e Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional.
Os serviços oferecidos pelo SIASS são acolhimento, perícia em saúde e vigilância aos ambientes e processos de trabalho, promoção e prevenção.
Unidade SIASS – Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG:
Gestora: Aparecida Azola Costa Ribeiro e Ribeiro.
Gestora Substituta: Daniela Aparecida Tavares Aguiar.
Manual SIASS de Perícia Oficial em Saúde do Servidor Público Federal – 3ª Edição
O atestado médico ou odontológico deverá ser apresentado no prazo máximo de 05 (cinco) dias contados da data de início do afastamento.
Confira os fluxogramas e cartilha a seguir:
Fluxograma Atestado servidor(a) na condição de PACIENTE
Fluxograma Atestado servidor(a) na condição de ACOMPANHANTE
IMPORTANTE:
A perícia para justificar e oficializar a licença por motivo de doença em pessoa da família será realizada no familiar (paciente), com a presença do servidor(a) que está na condição de acompanhante. Caso o familiar resida em localidade distante da sede da UNIFAL-MG, o CIAST entrará em contato com a Unidade SIASS mais próxima do local onde se encontra o ente familiar para realização da perícia.
A Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho do Servidor da UNIFAL-MG, constituída pela Portaria nº 2214 de 31 de Outubro de 2013, vinculada à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas/Centro Integrado de Assistência ao Servidor (PROGEPE/CIAS), é responsável pela elaboração e implantação do Programa de Qualidade de Vida do Servidor da UNIFAL-MG.
A melhoria das condições de vida e de saúde do trabalhador tem sido tema crescente nas organizações, já que é no trabalho que o ser humano passa parte significativa de sua vida, daí a necessidade de assegurar que o trabalhador possa desenvolver atividades na busca de integração biopsicossocial, de controle de fatores de riscos ocupacionais que promovam seu bem estar integral. Qualidade de vida envovle inúmeros campos do conhecimento humano, biológico, social, político, econômico, médico, psicológico, espiritual, dentre outros, que se encontram em constante inter-relação. Buscar alternativas para a melhoria do nível de qualidade de vida do maior número de servidores possíveis dentro da UNIFAL-MG é uma das metas do Programa de Qualidade de Vida do Servidor da UNIFAL-MG.
O Programa de Qualidade de Vida do Servidor tem como objetivo geral esclarecer, informar e conscientizar os servidores sobre os cuidados com a saúde e sua repercussão na qualdiade de vida, proporcionando-lhe condições necessárias ao cumprimento do seu papel enquanto profissional e ser humano sob diferentes ângulos da dimensão biopsicossocial, desenvolvendo uma cultura organizacional de bem estar coletivo, ancorada na prevenção de riscos para a saúde, segurança e conforto dos servidores, desenvolvimento do funcionalismo e da valorização da função pública.
Conforme Portaria Nº 863 de 10/06/2020.
- Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho
- Subcomissão Campus Varginha
- Subcomissão Campus Poços de Caldas
Daniela Aparecida Tavares Aguiar
Odontóloga – Presidente da Comissão
Aparecida Azola Costa Ribeiro e Ribeiro
Enfermeira do Trabalho – Vice Presidente
Adriana de Oliveira Pereira de Castro Brito
Assistente em Administração
Alexssandro Ramos da Cruz
Engenheiro de Segurança do Trabalho
Aline souza Araújo
Assistente Social
Ana Beatriz Macedo Vieira da Costa
Odontóloga
Ana Claúdia Mesquita Garcia
Professor do Magistério Superior
Camila Pinhata Rocha
Professor do Magistério Superior
Clério Sabino da Silva
Técnico em Segurança do Trabalho
Crislaine Luisa Araújo
Psicólogo
Daniela de Cássia Pereira
Assistente em Administração
Débora Silva Barroso de Araújo
Assistente em Administração
Dennis William Abdala
Professor do Magistério Superior
Diego Azevedo Leite
Psicólogo
Evandro Monteiro de Sá Magalhães
Médico
Fernanda de Carvalho Vidigal
Professor do Magistério Superior
Fernanda Laurides Ribeiro de Oliveira Lomeu
Nutricionista
Flávia Della Lúcia
Professora do Magistério Superior
Frederico Maximiliano Antunes Rocha
Médico
Gabriela Itagiba Aguiar Vieira
Médico
Gabriela Otília Mendonça
Fisioterapeuta
Ivanei Salgado
Produtor Cultural
Joel Henriques de Oliveira Carvalho
Médico
Juliana Bassalobre Carvalho Borges
Professora do Magistério Superior
Juliana Guedes Martins
Professora do Magistério Superior
Julio Cesar Barbosa
Administrador
Leonardo César Carvalho
Professor do Magistério Superior
Luciene Alves Moreira Marques
Professora do Magistério Superior
Marcela Marília de Lima Castilho
Farmacêutico-Bioquímico
Marco Aurélio Sanches
Assistente em Administração
Cristiane Belo Araújo
Maria do Carmo Arantes
Rúbia Carla Penaforte de Vasconcelos
Patrícia da Cruz Ruella
Adriano Francisco Barbosa
Alexandre Vieira Rubim
Anayara Raíssa Pereira de Souza
Bruno Pereira de Souza Andrade
Leonardo Henrique Soares Damasceno
Wallace Figueiredo Gonçalves
Promoção de Saúde Bucal na UNIFAL-MG – Sorriso Saudável
A promoção de saúde em Odontologia tem seu alicerce na prevenção, reabilitação, preservação e vigilância da saúde oral.
Este trabalho tem como foco a prevenção de doenças bucais, como as cáries, doenças periodontais e câncer. Acompanhamento do paciente portador de doenças sistêmicas como, diabetes, hipertensão arterial. Orientação à gestante e pacientes tabagistas.
Coordenadora
Ana Beatriz Macedo Vieira da Costa
Odontóloga/CIAST
Coordenadora
Daniela Aparecida Tavares Aguiar
Odontóloga/CIAST
Grupo de Tabagismo – UNIFAL Livre do Tabaco
Este programa tem como objetivo principal apoiar os servidores, seus familiares e alunos da UNIFAL-MG, no processo de cessação do uso do tabaco e consequentemente, na preservação de sua saúde e melhoria na qualidade de vida.
O Projeto de Cessação do Tabagismo da UNIFAL-MG utiliza como ferramenta principal o Programa do Instituto Nacional do Câncer: “INCA LIVRE DO CIGARRO“, dentro do contexto de qualidade de vida e promoção de saúde.
Coordenadora
Aparecida Azola Costa Ribeiro e Ribeiro
Enfermeira/CIAST
- aparecida.ribeiro@unifal-mg.edu.br
- (35) 3701-9201
Profissionais participantes
Ana Beatriz Macedo Vieira da Costa
Odontóloga/CIAST
Daniela Aparecida Tavares Aguiar
Odontóloga/CIAST
Evandro Monteiro de Sá Magalhães
Médico/CIAST
Fernanda Laurides Ribeiro de Oliveira Lomeu
Nutricionista/PRACE
Juliana Bassalobre Carvalho Borges
Professora/Curso de Fisioterapia
Pilates: Prevenção e Saúde
O projeto Pilates: Prevenção e saúde tem como objetivo promover qualidade de vida através do método Pilates, de conteúdos educativos e de aulas assíncronas, melhorando a saúde física e mental.
Coordenador
Dennis William Abdala
Coordenadora adjunta
Camila Pinhata Rocha
Atividade Física na UNIFAL-MG: Corrida e Treinamento Funcional
O projeto “Atividade Física: corrida e treinamento funcional” tem por objetivo principal promover saúde através das aulas de treinamento funcional e pela postagem de conteúdo educativo sobre saúde e exercício físico.
Coordenador
Dennis William Abdala
Coordenadora adjunta
Juliana Bassalobre Carvalho Borges
Atendimento Nutricional Ambulatorial
O Projeto Atendimento Nutricional Ambulatorial (ANA) tem por objeto auxiliar em uma boa alimentação e melhor qualidade de vida, com informações científicas e educativas sobre o tema da nutrição. O Projeto ANA visa a promoção da saúde e da alimentação adequada e saudável a todos que o acompanham.
Coordenadora
Fernanda de Carvalho Vidigal
Coordenadora adjunta
Flávia Della Lucia
Praticando mindfulness e autocompaixão
Trata-se de um projeto de extensão para a oferta de práticas de mindfulness (atenção plena) e autocompaixão de forma remota à comunidade acadêmica da UNIFAL-MG e à sociedade de forma geral, com vistas a auxiliar na promoção de saúde mental dos participantes. O objetivo é ensinar aos participantes práticas simples de mindfulness e autocompaixão que, ao serem integradas no cotidiano, podem ajudar na melhora da qualidade de vida.
Coordenadora
Ana Claúdia Mesquita Garcia
Promoção das Relações Sociais no Trabalho
Coordenador
Diego Azevedo Leite
Parcerias com Projetos de Extensão do Curso de Fisioterapia:
Estudo da Postura e do Movimento, Yoga, Alongamentos, Ginástica Laboral, Massoterapia, Auriculoterapia, Condicionamento Aquático Terapêutico.
Relatório Final de Programa de Extensão (2023)
A caracterização da insalubridade e da periculosidade aos servidores que estejam expostos a riscos ambientais (físicos, químicos e biológicos), durante as atividades previstas na jornada laboral, respeitará as normas estabelecidas para os trabalhadores em geral, conforme disposto na Orientação Normativa nº 4, de 14 de fevereiro de 2017.
Cabe destacar que, para a concessão do adicional de insalubridade/periculosidade, deverá ser considerada a situação individual de trabalho do servidor.
Como solicitar adicional de insalubridade ou periculosidade:
- O servidor(a) deverá abrir processo no SEI incluindo o formulário “Requerimento de Insalubridade/Periculosidade” devidamente preenchido, contendo a assinatura do servidor e da chefia imediata ou superior.
Fluxograma Requerimento de Adicional de Insalubridade
Anexos
Instrução Normativa nº 15, de 16 de março de 2022: Estabelece orientações sobre a concessão dos adicionais de insalubridade, periculosidade, irradiação ionizante e gratificação por trabalhos com raios-x ou substâncias radioativas, e dá outras providências.
NR-15: Atividades e Operações Insalubres
NR-15 Anexo 11: Agentes Químicos por Limite de Tolerância
NR-15 ANEXO 13: Relação de agentes químicos / Avaliação Qualitativa
NR-15 ANEXO 14: Agentes Biológicos
NR-16: Atividades e Operações Perigosas
Decreto-Lei 1873/81: Dispõe sobre a concessão de adicionais de insalubridade e periculosidade aos servidores públicos federais, e dá outras providências.
Decreto 97.458/89: Regulamenta a Concessão dos adicionais de periculosidade e insalubridade
Decreto 877/1993: Regulamenta a concessão dos adicionais de irradiação ionizante.
A “Comunicação de Acidente em Serviço do Servidor Público – CAT/SP” é o documento utilizado pelos órgãos da Administração Pública Federal, para informar o acidente em serviço ocorrido com o servidor regido pela Lei nº 8.112 de 1990.
Para acidente ocorrido com servidores contratados por tempo determinado – LEI Nº 8.745, DE 9 DE DEZEMBRO DE 1993 – o formulário a ser utilizado é a Comunicação de Acidente de Trabalho – CAT-RGPS encontrado no site da Previdência Social.
Para acidente ocorrido com servidores efetivos – LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990, havendo ou não afastamento de suas atividades, obrigatoriamente deve ser registrado mediante preenchimento de formulário da “Comunicação de Acidente no Serviço Público – CAT/SP – UNIFAL – Disponível no Sistema Eletrônico de Informação – SEI.
Anexo informações:
1- INFORMAÇÕES – ACIDENTE EM SERVIÇO/ DE TRABALHO.
2- FLUXOGRAMA DO PROCESSO DE ACIDENTE DE TRABALHO NO SEI.
3- PORTARIA 1946/2024
4- OFÍCIO CONJUNTO CIRCULAR Nº 1/2024
Os colaboradores terceirizados, em caso de acidentes de trabalho, deverão entrar em contato com o preposto da Contratada, que providenciará o preenchimento da Comunicação de Acidente de Trabalho – CAT, nos termos do Regime Geral de Previdência Social – RGPS.
Fluxograma com detalhes sobre os exames periódicos:
Lei 8.112/1990: dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos;
Regimento Interno da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, aprovado pela resolução nº 20 de 20 de abril de 2018.
Política de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho do Servidor Público Federal – PASS: institui diretrizes para a assistência (saúde suplementar), perícia em saúde, promoção e vigilância aos ambientes e processos de trabalho, sendo o SIASS – Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal parte essencial desta política;
Decreto Nº 6.833, de 29 de Abril de 2009: Institui o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal – SIASS e o Comitê Gestor de Atenção à Saúde do Servidor.
Portaria Normativa Nº 6 de 23 de outubro de 2012, institui as diretrizes em Saúde Bucal do Servidor Público Federal;
Portaria Normativa Nº 3 de 25 de março de 2013, institui diretrizes de promoção de saúde do Servidor Público Federal;
Portaria Normativa 03/2010: Estabelece orientações básicas sobre a Norma Operacional de Saúde do Servidor – NOSS aos órgãos e entidades do Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública Federal – SIPEC, com o objetivo de definir diretrizes gerais para implementação das ações de vigilância aos ambientes e processos de trabalho e promoção à saúde do servidor.
Portaria Nº 801 de 25 de Maio de 2020: Dispõe sobre normas, diretrizes e ações no âmbito da UNIFAL-MG visando a qualidade de vida no trabalho.
Normatização dos acidentes com perfurocortantes: Ofício com o objetivo de nortear os protocolos de condução de acidentes com instrumentais perfurocortantes