Coordenadoria de Cadastro e Controle Funcional

 

A Coordenadoria de Cadastro e Controle Funcional é um setor, ao qual compete coordenar, executar e supervisionar as atividades relativas à inclusão, acompanhamento e atualização de informações cadastrais e funcionais de pessoal.

A Coordenadoria de Cadastro e Controle Funcional será composta pelo Coordenador e pessoal auxiliar, bem como pela Gerência de Admissão e Contratos.

São atribuições da Coordenadoria de Cadastro e Controle Funcional, conforme Resolução CONSUNI nº 20/2018:

  1. planejar, coordenar e supervisionar os trabalhos das gerências e dos serviços a ela vinculados;
  2. elaborar plano de trabalho e submetê-lo à apreciação e aprovação superior;
  3. promover a articulação e integração de todas as ações, visando cumprir os objetivos e metas;
  4. atribuir, acompanhar e orientar os servidores sob sua responsabilidade sobre as providências necessárias ao cumprimento das tarefas;
  5. elaborar e emitir relatórios e declarações para subsidiar decisões e atender solicitações;
  6. cumprir e fazer cumprir as disposições regulamentares, decisões e instruções superiores;
  7. assessorar os dirigentes nos assuntos relacionados às suas atividades;
  8. manter atualizados e acessíveis os documentos sob sua responsabilidade, bem como arquivá-los, em conformidade com as normas estabelecidas pelo órgão competente;
  9. representar a Coordenadoria no que lhe couber;
  10. orientar os servidores/usuários quanto às normas e aos procedimentos de administração de pessoal, com base na legislação vigente;
  11. analisar e instruir processos de demanda dos servidores e órgãos externos à UNIFAL-MG;
  12. efetuar e acompanhar os lançamentos de informações cadastrais e funcionais nos sistemas;
  13. coordenar e controlar a catalogação, atualização e organização do arquivo funcional, físico e digital, de servidores e ex-servidores existentes na Universidade;
  14. acompanhar e controlar as atualizações realizadas nos sistemas;
  15. acompanhar a vigência de contratos de professores substitutos, temporários e visitantes, bem como termos de compromisso de estágio não obrigatório;
  16. enviar à Coordenação de Capacitação e Avaliação as informações de inclusão, remoção, vacância por exoneração, demissão, redistribuição, readaptação e posse em outro cargo inacumulável de servidores da UNIFAL-MG;
  17. coordenar, organizar e controlar instrumentos que viabilizem a apuração mensal de frequência dos servidores, com a emissão de relatórios; e
  18. coordenar, organizar e efetuar as rotinas de concessão de licença-prêmio.

Atendimento PRESENCIAL em tempos de Pandemia: Horário dias úteis: 08:00 às 12:00hs – Sala O-421-E;

Atendimento REMOTO através do Telefone/Whatsapp : (35)99153-2717 – Dias úteis: 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00hs ;

Atendimento REMOTO através do e-mail institucional: cadastro@unifal-mg.edu.br

A Gerência de Admissão e Contratos é um setor, ao qual compete gerenciar e executar as atividades relativas às rotinas de admissão e desligamento de pessoal.

São atribuições da Gerencia de Admissão e Contratos:

  1. elaborar plano de trabalho e submetê-lo à apreciação e aprovação do Coordenador;
  2. atender, orientar e esclarecer dúvidas do público quanto questões relacionadas às atividades da Gerência;
  3. incluir, alterar, atualizar dados nos sistemas, referentes às atividades sob sua responsabilidade;
  4. elaborar e emitir relatórios, declarações e certidões;
  5. cumprir e fazer cumprir decisões e instruções superiores;
  6. desenvolver outras atividades delegadas pelas autoridades superiores;
  7. manter atualizados e acessíveis os documentos sob sua responsabilidade, bem como arquivá-los, em conformidade com as normas estabelecidas pelo órgão competente;
  8. despachar regularmente com o superior hierárquico, mantendo-o informado sobre o andamento dos serviços;
  9. representar a Gerência no que lhe couber;
  10. efetuar as rotinas de nomeação, admissão, inclusão, exclusão e rescisão de contratos, observando os afastamentos e licenças nos casos que couber;
  11. cadastrar e acompanhar os atos de admissão, desligamento e vacância por exoneração, demissão, readaptação e posse em outro cargo inacumulável nos sistemas;
  12. manusear, catalogar, atualizar e manter organizado o arquivo próprio;
  13. manter atualizada a documentação necessária para inclusão nos sistemas, referentes a servidores efetivos, professores substitutos, temporários, visitantes e estagiários,
  14. registrar e controlar a vigência de contratos de professores substitutos, temporários e visitantes, bem como os termos de compromisso de estágios não obrigatório.

Equipe

Franck de Cássio Lourenço

Coordenador de Cadastro e Controle Funcional

Técnico em Assuntos Educacionais

Kelly Cristina da Cruz Lopes

Gerente de Admissões e Contratos

Assistente em Administração

Samara Bruzadelli Moscardini

Administrador

Augusto Godinho Swerts

Auxiliar Administrativo II

Servidores Ativos

Como preencher a Folha de Ponto – Via Sistema SEI

A Folha de Ponto para fins do Controle de Frequência é um documento oficial, através da qual se verifica a entrada e saída dos servidores Técnico-Administrativos e dos Professores Substitutos, nos respectivos períodos de trabalho.

A Folha de Ponto será gerada em um processo anual para cada servidor no Sistema Eletrônico de Informações – SEI, onde ao final de cada mês deverá ser assinada de forma digital pelo próprio servidor e encaminhar o processo para sua chefia imediata para a devida homologação.

A Folha de Ponto após a homologação da chefia imediata deverá ser encaminhada para a unidade do SEI “FREQUÊNCIA” até o 5º dia útil do mês subsequente, para as devidas anotações nos assentamentos funcionais dos servidores.

Neste processo, o servidor deverá anexar os atestados médicos, quando for por período de turno de trabalho, ou seja, com menos de 1 dias. Acima disso devera ser entregue a sus chefia imediata para ciência, no prazo de até 5 dias utéis a contar da data de início da licença. Em seguida a chefia imedita deverá encaminahar o atestado médico para o CIAST/PROGEPE.

Também deverão ser anexos ao procecessos formulários de falta justificada, devidamente preenchida pelo servidor e com a concordância da chefia imediata, se for o caso.

O servidor que trabalha no regime de 8 horas diárias deve fazer um intervalo de, no mínimo, uma hora e no máximo de tres horas entre sua saída do período da manhã e do período da tarde, devidamente altorizado pela chefia imediata.

A Coordenadoria de Cadastro e Controle Funcional juntamente com a PROGEPE elaborou e está disponibilizando um Tutorial passo-a-passo para auxiliar todos os servidores na geração e preenchimentas das Folhas de Ponto por meio do Sistema SEI. 

Trabalho Remoto – Home Office

Coforme a portaria nº 496 de 17/03/2020, onde ficou estabelecido medidas de caráter temporário no âmbito da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG, para reduzir a exposição interpessoal e as interações presenciais entre membros da comunidade acadêmica, como forma de prevenção ao COVID-19, ficou definido:

Trabalho Presencial (Código TP) os períodos matinal, vespertino e noturno, aos quais estão submetidos os servidores da UNIFAL-MG na execução de suas atividades funcionais.

Trabalho Remoto (Código TR) a execução de atividades funcionais, pertinentes às atribuições do servidor, em local externo aos campi da UNIFAL-MG, tipicamente no sistema de home-office.

Com o objetivo de reduzir o número de servidores e estagiários em um mesmo espaço físico, a chefia imediata deverá adotar, enquanto estiver vigente esta Portaria, o regime de trabalho remoto e apenas em casos excepcionais o regime de turno de trabalho presencial.

Caso o servidor venha a executar suas atividades por meio do trabalho remoto, deverá informar em sua Folha de Ponto, na coluna de Ocorrências, o Código TR – Trabalho Remoto. 

A adoção do trabalho remoto implica a aceitação das seguintes condições:

I – Concordância do servidor em utilizar equipamento e acesso à Internet adequados, por ele fornecidos, sem ônus para a instituição;

II – Compromisso em não fornecer a terceiros qualquer acesso, seja por visualização, cópia ou fornecimento de senhas, aos sistemas e documentos institucionais da UNIFAL-MG, bem como zelar pela segurança dos mesmos;

III – Em casos excepcionais, e no interesse da Administração, o servidor poderá solicitar o uso de equipamento da UNIFAL-MG para trabalho remoto, via e-mail patrimonio@unifal-mg.edu.br adotando os mecanismos usuais de responsabilidade patrimonial.

Em casos excepcionais, no interesse da Administração, o trabalho remoto poderá ser intercalado com o trabalho presencial, e possivelmente com revezamento dos servidores.

Demais informações estão dispostas na Portaria nº 496/2020.

Em caso duvidas e quais outras informações, a Coordenadoria de Cadastro esta a disposição apenas pelo e-mail cadastro@unifal-mg.edu.br.

Anexos

Controle de Frequências de Professores Temporários:

https://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/rh/gestaopessoas/relatorios/horariospessoas.php

Admissões de Estagiários

A partir da data da homologação do Processo Seletivo, o Setor de Admissões e Contratos da Seção de Cadastro irá comunicar o candidato aprovado. Esta comunicação se dará por meio de telefone e e-mail.

Será enviado ao candidato Formulário de Dados Pessoais, Relação de toda documentação necessária e Modelo do Termo do Professor Orientador que deverá ser entregue preenchido no prazo máximo de 7 (sete) dias úteis na Seção de Cadastro da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, no Campus Sede, Prédio O, sala 421. 

Após conferência da documentação, será emitido o Termo de Compromisso no prazo de 3 (três) dias uteis. Somente após a assinatura do Termo de Compromisso, o estagiário poderá iniciar suas atividades na Universidade. 

Quaisquer outras dúvidas, estamos a disposição através do Telefone (35) 3701-9181 e pelo E-Mail: cadastro@unifal-mg.edu.br.

Anexos

Sistema Férias

O Sistema de Férias Web , vinculado ao Sistema de Gestão de Pessoas da UNIFAL-MG, foi instituído pela Portaria 2013, de 18-10-2016, a qual estabelece, em suma, que os procedimentos para operacionalização de programação, alteração, interrupção e homologação de férias dos servidores docentes, técnico-administrativos e professores substitutos serão adotados exclusivamente por meio do referido sistema, conforme manual disponibilizado pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Núcleo de Tecnologia da Informação, na página da Progepe na internet.

O sistema foi implantado experimentalmente a partir das férias relativas ao exercício de 2017 nas unidades: Faculdade de Nutrição, Instituto de Química, Núcleo de Tecnologia da Informação e Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas.

Conforme supramencionado, para as demais unidades a utilização do Sistema de Férias enta em atividade desde a programação das férias relativas ao exercício de 2018.

Salientamos que foi estabelecido pela citada Portaria que é da responsabilidade do servidor acessar com frequência o Sistema de Férias Web, via Sistema Gestão de Pessoas, com seu login e senha, no endereço eletrônico: https://www.unifal-mg.edu.br/app/sistemas/.

Do mesmo modo, ficou definido em tal norma que é obrigatório que as chefias acessem com frequência o Sistema de Férias Web, no endereço supracitado, para acompanhamento e providências.

O Sistema de Férias tem como objetivo facilitar e agilizar o processo de agendamento das férias dos servidores, onde o próprio servidor solicita a programação e alterações e ainda acompanha todas as informações relativas às suas férias, não sendo mais necessária a utilização de papel para requerimentos.

Nos anexos ao final desta página estarão disponíveis tutoriais interativos, demonstrando o uso do sistema de forma simples e autoexplicativa.

As férias poderão ser programadas até o limite de 03 (três) etapas, independente do número de dias, desde que requeridas pelos servidores e no interesse da Universidade, lembrando que os servidores deverão atentar para os períodos de férias referentes ao exercício de 2017, de modo que não haja sobreposição de férias em exercícios diferentes. Neste sentido, lembramos que as férias do exercício de 2018 só poderão ser programadas para datas posteriores ao término das referentes ao exercício anterior.

Na oportunidade, orientamos as unidades para que sejam observadas as possíveis datas do período letivo para o agendamento das férias dos servidores.

Anexos

Sistema Férias Web encontra-se em fase de testes na UNIFAL-MG.

Com o objetivo de facilitar e agilizar o processo de marcação de férias dos servidores, foi desenvolvido o Módulo Férias Web do Sigepe.

O próprio servidor programa, altera e acompanha a solicitação de suas férias, sem a intervenção a área de Recursos Humanos.

Com a implantação do Módulo de Férias Web no Sigepe, destacam-se os principais benefícios:

  • Maior agilidade na marcação de férias;
  • Consultas gerenciais;
  • Existência de histórico de marcação de férias;
  • Acompanhamento do andamento da sua solicitação, seja no processo de marcação ou alteração;
  • Minimização do uso de papel;
  • Desnecessidade de intervenção da área de Recursos Humanos;
  • Maior desburocratização;
  • Economia de recursos públicos;
  • Eficiência na gestão.

O Férias Web é direcionado tanto às áreas de gestão de pessoas dos órgãos, quanto aos servidores e suas chefias, que também interagem com o sistema para obter informações ou solicitar serviços.

Funcionalidades

O Módulo Férias Web apresenta funcionalidade de consulta, a solicitação, alteração e homologação de férias. O Módulo facilitará o processo de marcação de férias dos servidores que, dessa forma, não necessitarão mais de papel para requerer suas férias.

Regulamentação das Férias Web na UNIFAL-MG

O sistema Férias Web na UNIFAL-MG foi regulamentada pela Portaria nº 2393/2018, alterada pela Portaria nº xx/2021, onde, a partir desta última Portaria, a instituição começou a utilizar o sistema Férias Web vinculado ao Sistema SIGEPE do Governo Federal para programação das férias 2022.

Dúvidas

Para mais informações acerca do Férias Web, acesse a página oficial do sistema no Portal do Servidor.

Anexos

Tutorial – Programação e Alteração de Férias pelo servidor – Férias Web (SIGEPE)

Tutorial – Homologação de férias pela chefia – SIGEPE ÓRGÃO

Tutorial – Homologação de férias pela chefia – SIGEPE GESTOR (para dispositivos móveis)

Tutorial – Interrupção de férias pela chefia

Admissão de Servidores Efetivos

A partir da data da publicação da portaria de nomeação no Diário Oficial da União – DOU, o Setor de Admissões e Contratos da Seção de Cadastro irá comunicar o candidato aprovado, após a homologação do concurso público. Esta comunicação se dará por meio de ofício encaminhado via Correios, por E-mail e por telefone.

Após publicação no Diário Oficial da união o candidato terá o prazo máximo de 30 (trinta) dias consecutivos para que seja realizada a Perícia Médica Admissional e Tomada de Posse na Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG. 

Será enviado ao candidato formulário de Dados Pessoas, relação de toda documentação necessária, relação dos exames médicos a serem apresentados na Perícia Médica Admissional e Formulário de Declaração de Bens.

 Os exames serão realizados por conta do candidato e entregues ao médico no decorrer da Perícia Médica Admissional, mediante agendamento realizado no Centro Integrado de Atenção ao Servidor – CIAS, através do telefone (35) 3701-9201.

Após o agendamento, o candidato deverá comunicar ao Seção de Cadastro pelo telefone (35) 3701-9181 ou pelo e-mail cadastro@unifal-mg.edu.br, a data e horário da Perícia Médica Admissional.

 Neste mesmo dia solicitamos ao(s) candidato(s) comparecer no minimo 1 (uma) horas antes da realização da Perícia Médica Admissional, para entrega e conferência da documentação solicitada, no Campus Sede, Prédio O, sala 421.

 Após emissão de Laudo Admissional, que será encaminhado para a Seção de Cadastro na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, será agendada a data para Tomada de Posse no cargo público.A Perícia Médica Admissional e a Tomada de Posse ocorrem em dias distintos. 

Pedimos a todos os candidatos aprovados que sempre mantenham atualizados seu endereço residencial, telefone e e-mails, no Sistema de Inscrições. 

Quaisquer outras dúvidas, estamos a disposição através do Telefone (35) 3701-9181 e pelo E-Mail: cadastro@unifal-mg.edu.br.

Anexos

Contratação de Professores Substitutos

A partir da data da publicação da homologação do processo Seletivo no Diário Oficial da União – DOU, o Setor de Admissões e Contratos da Seção de Cadastro irá comunicar o candidato aprovado. Esta comunicação se dará por meio de telefone e e-mail.

Será enviado ao candidato Formulário de Dados Pessoais, Relação de toda documentação necessária e Formulário de Declaração de Bens que deverá ser preenchido e entregue no prazo máximo de 7 (sete) dias úteis, na Seção de Cadastro da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, no Campus Sede, Prédio O, sala 421. 

Após conferencia da documentação, será emitido o contrato no prazo de 3 (três) dias uteis. 

Quaisquer outras dúvidas, estamos a disposição através do Telefone (35) 3701-9181 e pelo E-Mail: cadastro@unifal-mg.edu.br.

Anexos

Estatísticas disponibilizadas pela Coordenadoria de Cadastro e Controle Funcional por meio de tabelas e gráficos.

Fonte: Sistema DW/SIAPE – Data Ware House

Docentes e Técnico-Administrativos

AnoProfessor do Magistério SuperiorProfessor TemporárioProfessor SubstitutoProfessor VisitanteTécnico-AdministrativosTotal
2006169600144319
20071671800158343
2008197700185389
20093231000229562
2010341800242591
201136017220249649
201237744160263700
20134374230288752
20144671250333826
20154990470341887
20165170420336895
20175320390337908
201855502410337926
201956904516337967
202057701310334934
202157903232328971
Aposentados
AnoProfessor do Magistério SuperiorTécnico-AdministrativosTotal
20067753
20077555
20087758
20097957
20108160
20118564
20128670
20138977
20149379
20159883
201610187
201710288
201810492
2019*10698
2020
2021
Instituidores de Pensão
AnoProfessor do Magistério SuperiorTécnico-AdministrativosTotal
20061813
20071814
20081814
20091715
20102017
20112119
20122019
20132018
20141820
20152018
20161919
20172121
20182421
2019*2621
2020
2021
Docentes e Técnico-Administrativos do Campus Poços de Caldas
AnoProfessor do Magistério SuperiorProfessor TemporárioProfessor SubstitutoProfessor VisitanteTécnico-AdministrativosTotal
2011446002575
20124020103192
20136911043114
20147600048124
20157604052132
20167405050129
20177609052137
20187304052129
20198404148137
20208502148
(18 ICT + 30 Campus)
136
20218503449
(18 ICT + 31 Campus)
141
Docentes e Técnico-Administrativos do Campus de Varginha
AnoProfessor do Magistério SuperiorProfessor TemporárioProfessor SubstitutoProfessor VisitanteTécnico AdministrativosTotal
2011301101143
2012392001758
2013420302065
2014460802579
2015490802582
2016510902585
2017530702686
2018540602585
201967012228
(3 ICSA + 25 Campus)
109
20206803228
(3 ICSA + 25 Campus)
101
20216706328
(3 ICSA + 25 Campus)
104

Fonte: Sistema DW/SIAPE – Data Ware House

Professor do Magistério Superior
AnoMasculinoFemininoTotal
20068392175
20078798185
200897107204
2009176157333
2010179170349
2011206193399
2012231206437
2013246218464
2014254239493
2015279266545
2016273286559
2017297274571
2018309279588
2019330310630
(569 Efetivos + 45 Prof. Substituto + 16 Prof. Visitante)
2020315285600
(577 Efetivos + 13 Prof. Substituto + 10 Prof. Visitante)
2021335308643
(579 Efetivos + 32 Prof. Substituto + 32 Prof. Visitante)
Técnico-Administrativos
AnoMasculinoFemininoTotal
20066381144
20077088158
200883102185
200999130229
2010108134242
2011114135249
2012120143263
2013133153286
2014156174330
2015163175338
2016163170333
2017159176335
2018159173332
2019168169337
2020166168334
2021163165328

A Coordenadoria de Cadastro e Controle Funcional com o apoio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas vem divulgar com o objetivo de transmitir total transparência, as principais ocorrências na Vida Funcional dos servidores Docentes e Técnico-Administrativos da UNIFAL-MG.

Cabe destacar o grande número das diversas atividades realizadas na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, atendendo as demandas dos servidores.

Adicional de Insalubridade
AnoQuantidade
201384
2014100
201565
201695
2017144
2018106
201967
202040
202128
Funções Gratificadas e Cargos de Direção
AnoDispensasDesignações
201351117
20147491
201566103
20166488
201773103
2018133142
201978213
20205194
202154130
Dispensa Justiça Eleitoral
AnoQuantidade
201345
201467
201593
201686
201778
201896
2019110
202025
202140
Exonerações
AnoQuantidade
20136
20149
20156
20165
20175
20188
20198
20204
20214
Interrupção de Férias
AnoQuantidade
201396
2014108
2015148
2016135
2017219
2018287
2019234
2020182
2021173
Licença Gestante
AnoQuantidade
201324
201429
201541
201645
201748
201827
201939
202028
202133
Nomeações
AnoDocentesTécnico-AdministrativosTotal de nomeações no ano
20139532127
20145675131
2015592786
2016431154
2017531972
2018191231
2019451863
202011314
202111516
Posse em Cargo Inacumulável
AnoQuantidade
201313
20149
20157
20168
20177
20184
20197
2020
2021
Progressões – Técnico-Administrativos
AnoProgressões por MéritoProgressões por CapacitaçãoTotal de Progressões no ano
201315095245
201416565230
201517384257
201619668264
201721279291
201818961250
201918632218
2020
2021
Incentivo à Qualificação
AnoQuantidade
201351
201470
201554
201639
201744
201853
201941
202030
202125
Substituição de Chefias
AnoQuantidade
2013125
2014194
2015169
2016169
2017160
2018188
2019165
2020100
202198
Retribuição por Titulação
AnoQuantidade
20131
20146
20156
201611
201710
20184
20199
20205
20217
Aceleração – Docentes
AceleraçãoQuantidade
Classe A para B1
Classe B para C13
Classe B para C (EP)40
Classe A para B (EP)9
Classe A para C (EP)99
Progressões – Docente (por classe)
AnoClasse AClasse BClasse CClasse D
2013014728
20140118821
20153579916
20164127946
20173216621
20182828662
20191636755
2020
2021

Processos Tramitados

Quantitativo de Processos tramitados na Coordenadoria de Cadastro e Controle Funcional e na Gerência de Admissão e Contratos

*Até dia 13/09/2019

Quantitativo de Processos tramitados na Coordenadoria de Cadastro e Controle Funcional e na Gerência de Admissão e Contratos

*Até dia 13/09/2019

AnoCCCF/ProgepeGAC/Progepe
2019*1331341
Desde a Implantação2264575

O Governo Federal, por meio de seu Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão vem desenvolvendo o sistema SIGEPE, em substituição ao antigo Siapenet. Através dele, é possível a retirada de segundas vias de contracheques, comprovantes de rendimentos para fins de declaração do imposto de renda e mesmo a emissão de senhas de consignação. O novo sistema garante mais segurança e confidencialidade dos dados de todos os servidores e pensionistas do Governo Federal.

O acesso ao mesmo é pessoal e intransferível, portanto, guarde seus dados de forma segura e não peça a ajuda de estranhos para realizar qualquer operação envolvendo o mesmo.

Para iniciar o processo de cadastro, é preciso ter um endereço eletrônico (e-mail) válido cadastrado pela Coordenadoria de Cadastro e Controle Funcional da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas.

Aqueles que não tem um e-mail cadastrado no sistema, devem entrar em contato com Seção de Cadastro para que a mesma possa efetuar o referido cadastro, através do telefone (35) 3701-9181 ou pelo e-mail: cadastro@unifal-mg.edu.br.

O sistema pode ser acessado através do endereço https://www.gov.br/servidor/pt-br. No anexo a seguir está disponível um tutorial interativo demonstrando o acesso e o uso do sistema de forma simples e autoexplicativa.

Anexos

O Gov.br é um projeto de unificação dos canais digitais do governo federal. Mas ele é, acima de tudo, um projeto sobre como a relação do cidadão com o Estado deve ser: simples e focada nas necessidades do usuário de serviços públicos.

Tudo começa pelo portal Gov.br, que reúne, em um só lugar, serviços para o cidadão e informações sobre a atuação de todas as áreas do governo. Até dezembro de 2020 os sites do Governo estarão integrados, tornando o portal gov.br a entrada única para as páginas institucionais da administração federal, oferecendo ao cidadão um canal direto e rápido de relacionamento com os órgãos federais.

Dúvidas

SouGov.br faz parte de um amplo trabalho de transformação digital desenvolvido pelo Ministério da Economia para gerar uma maior e melhor conectividade entre os servidores ativos, aposentados e pensionistas e a gestão de pessoas da Administração Pública Federal (APF).

O objetivo é tornar o SouGov.br um canal único de atendimento a direitos e benefícios gerados em função da relação de trabalho com a APF.

Gradativamente, os serviços hoje disponíveis no Sigepe web e Sigepe Gestor também serão migrados para o SouGov.br, em sua versão aplicativo e web. Até fevereiro de 2023, o SouGov.br disponibilizará cerca de 50 serviços aos usuários.

Funcionalidades

O aplicativo SouGov.br oferece diversos serviços de gestão de pessoas, além de outras funcionalidades inéditas, como o envio de atestado médico, a solicitação de auxílio-transporte, licenças gestante, adotante e paternidade e a prova de vida digital (confira a lista completa aqui).

Acesso

O aplicativo SouGov.br poderá ser baixado (download) nas lojas da Google Play e App Store.

Também é possível acessar através da versão web.

Validação dos dados Cadastrais

Considerando a publicação da Portaria SGP/SEDGG/ME Nº 1.455, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2022, que dispõe sobre a atualização e a validação obrigatórias de dados cadastrais pessoais e funcionais dos agentes públicos, civis do Poder Executivo Federal:

A obrigação será ANUAL, no período de 01 de Março à 30 de Abril.

Dúvidas