Assédio Moral e Sexual

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, através da Coordenadoria de Capacitação – CCA, para atender a alta demanda contida no Plano de Desenvolvimento de Pessoas – PDP UNIFAL-MG sobre o tema “Assédio Moral e Sexual”, vem apresentar a todos os servidores o programa UNIFAL-MG contra o Assédio Moral e Sexual.

Durante o 2º semestre de 2023, a CCA/Progepe através de uma linha de aprendizagem específica, divulgará e promoverá várias atividades, presenciais e on-line, sobre o tema através de palestras, mesas redondas, workshops, cursos auto instrucionais gratuitos de várias escolas de governo como o Instituto Legislativo Brasileiro – ILB (Escola do Senado Federal), EV-G (Escola Virtual do Governo), ENAP (Escola Nacional de Administração Pública) entre outras, bem como cursos internos presenciais para encerrar o projeto e todas as atividades serão certificadas pela Pró-Reitoria.

Fique atento às divulgações pelo e-mail institucional da Coordenadoria e pelas nossas redes sociais. As inscrições serão feitas pelo sistema de Gestão de Pessoas ou pelo sistema do PRODOC (todas as atividades terão suas cargas horárias aproveitadas dentro da Dimensão I do PRODOC).

A TRILHA DE APRENDIZAGEM seguirá as sequintes etapas:

  • Etapa 1: Disponibilização de material didático que versa sobre o assunto;
  • Etapa 2: Disponibilização de cursos auto-instrucionais por escolas de governo;
  • Etapa 3: Realização de palestras, workshops, mesas redonda, dentre outras sobre o assunto;
  • Etapa 4: Realização de cursos presenciais para todos os servidores, em especial aqueles convocados para realização do curso;

S

Tá na LEI!

A Lei nº. 14.540, de 3 de abril de 2023, instituiu o Programa de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Sexual e demais Crimes contra a Dignidade Sexual e à Violência Sexual no âmbito da administração pública, direta e indireta, federal, estadual, distrital e municipal. O programa também aplica-se a todas as instituições privadas em que haja a prestação de serviços públicos por meio de concessão, permissão, autorização ou qualquer outra forma de delegação.


Novidades

Última atualização: 24/08/2023


Destaque

Cartilhas

Cursos gratuitos

Escola Virtual

Online

Assédio Moral: O que saber e fazer

12 horas

Online

Conhecer e refletir sobre o Assédio Moral no trabalho é uma das medidas que podem proteger a organização desse mal que tanto prejudica as relações de trabalho. Neste curso, você irá refletir sobre este tema, estabelecer paralelos com a realidade que você vivencia e refletir se algo na sua conduta profissional ou no seu ambiente de trabalho precisa ser revisto.

Saberes

Online

Assédio Moral e Sexual no Trabalho

06 horas

Online

O objetivo aqui é debater abertamente sobre Assédio Moral e Sexual no Trabalho visa melhorar as condições de trabalho e as relações entra os trabalhadores, melhorando, assim a qualidade de vida dos indivíduos e a sua produtividade. Tornar o ambiente de trabalho livre de qualquer prática ofensiva é a meta principal.

Entenda mais

Cursos pagos sem apoio financeiro

Consultre

Online

Presencial

Assédio Moral e Sexual no Trabalho

16 horas

Online ou Presencial

Prevenção, enfrentamento, investigação e responsabilização, com abordagem voltada ao viés do compliance corporativo através do código de conduta no setor público. Inclui, ainda, módulo inédito que visa esclarecer os sintomas e os efeitos físicos, fisiológicos e psíquicos do assédio e a construção de ambientes afetivos-efetivos nas instituições públicas.

Conexxões

Online

Combate ao Assédio Moral, Sexual e Discriminação no Trabalho: Aspectos Psicossociais

16 horas

Online

Com discussões de casos reais e orientações práticas, o curso prepara os participantes para identificar e combater o assédio moral, sexual e discriminação no ambiente profissional, promovendo um local de trabalho saudável, respeitoso e livre de violência. Torne-se um agente de transformação em sua organização e contribua para a construção de um ambiente de trabalho seguro e acolhedor para todos.