5ª Semana acadêmica da Física!

Prezados físicos, curiosos e acadêmicos,

A Semana Acadêmica da Física (SAF), nesta que é sua quinta edição, é um evento realizado a cada dois anos que tem por objetivo promover uma maior interação entre o corpo docente e discente do Departamento de Física (DF), juntamente com membros de outros setores da comunidade acadêmica e extra-acadêmica. Sendo composta por diversas atividades, tais quais palestras, minicursos, apresentação de trabalhos dos discentes, entre outros, a V-SAF se apresenta como uma grande oportunidade para promover uma troca de saberes em um ambiente diferenciado. Isso faz com que esse evento seja de grande valia não só à formação profissional e cidadã dos egressos do DF, mas também à possíveis aprimoramentos nas práticas pedagógicas/científicas desenvolvidas pelo departamento.

Excepcionalmente, devido às restrições impostas pela pandemia do COVID-19, a V Semana Acadêmica de Física ocorrerá de modo totalmente remoto. Graças a isso, ela possui algumas particularidades quando comparada aos eventos anteriores. Logo, o público do evento deve estar atento à tais particularidades. Todas as atividades do evento serão transmitidas por canais digitais divulgados em breve, inclusive a apresentação dos trabalhos dos discentes.

Você pode encontrar mais detalhes sobre as inscrições e sobre o evento aqui.

Palestras

Ao todo, o evento contará com duas palestras: a palestra de abertura e a de encerramento de evento. Na palestra de abertura, que ocorrerá no dia 16 de novembro às 19:00, o renomado jornalista Carlos Orsi discorrerá sobre comunicação/divulgação científica. Na palestra de encerramento, marcada para o dia 19 de novembro, às 19:00, o Prof. Dr. Cássio Barbosa discutirá a nova corrida espacial. Mais detalhes sobre ambas as palestras serão disponibilizados em breve.

Mesa Redonda

No dia 18 de novembro, às 19:00, ocorrerá uma mesa redonda com a presença do Prof. Dr. Paulo Menezes, que é responsável pela implementação do mestrado profissional no polo ao qual a UNIFAL pertence, e por dois ex-alunos do Departamento de Física que, atualmente, ocupam o cargo de diretores em escolas da região. Nessa mesa redonda os participantes versarão sobre as perspectivas profissionais para egressos do departamento levando em consideração a possibilidade de cursarem o mestrado profissional.

Mini-cursos

Além das palestras e mesa redonda, nos dias 17 e 18 de novembro, no período vespertino, serão oferecidos dois minicursos de curta duração que serão desenvolvidos e ministrados por alunos do Departamento de Física. O primeiro minicurso versará sobre a “Produção de conteúdo digital, com ênfase em Física”, enquanto que o segundo minicurso apresentará uma “Introdução ao Python”.

Coordenação do curso de Física da UNIFAL-MG