Portal de Periódicos CAPES

O Portal de Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Atualmente, o Portal disponibiliza mais de 49 mil periódicos com texto completo e 455 bases de dados de conteúdos diversos, como referências, patentes, material audiovisual, estatísticas, normas técnicas, teses, dissertações, obras de referências e livros.

O Portal de Periódicos foi criado tendo em vista o déficit de acesso das bibliotecas brasileiras à informação científica internacional, dentro da perspectiva de que seria demasiadamente caro atualizar esse acervo com a compra de periódicos impressos para cada uma das universidades do sistema superior de ensino federal. Foi desenvolvido ainda com o objetivo de reduzir os desnivelamentos regionais no acesso a essa informação no Brasil. Ele é considerado um modelo de consórcio de bibliotecas único no mundo, pois é inteiramente financiado pelo governo brasileiro. É também a iniciativa do gênero com a maior capilaridade no planeta, cobrindo todo o território nacional.

O Portal de Periódicos atende às demandas dos setores acadêmico, produtivo e governamental e propicia o aumento da produção científica nacional e o crescimento da inserção científica brasileira no exterior. É, portanto, uma ferramenta fundamental às atribuições da Capes de fomento, avaliação e regulação dos cursos de Pós-Graduação e desenvolvimento da pesquisa científica no Brasil.

Para acessar o Portal de Periódicos da CAPES, clique aqui.

 

Acesso remoto ao Portal de Periódicos da Capes via Comunidade Acadêmica Federada (CAFe)

A Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) é um serviço de gestão de identidade que reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras através da integração de suas bases de dados. Isso significa que, por meio de uma conta única, o usuário pode acessar, de onde estiver, os serviços oferecidos pelas organizações que participam da federação. Dentre os diversos serviços oferecidos, está o Portal de Periódicos da Capes. Com a CAFe, tanto os discentes quanto os servidores da UNIFAL-MG podem acessar o acervo da Capes de qualquer lugar, mediante seu login e senha institucionais, sem a necessidade da utilização de VPN.

Para isso, siga os seguintes passos:

1 – Acesse o Portal de Periódicos da CAPES;

2 – Clique em ACESSO CAFe (canto superior esquerdo);

3 – Digite a sigla ou o nome da UNIFAL-MG e clique em Enviar;

4 – Você será redirecionado para a tela do IDP (autenticador) da UNIFAL-MG. Digite seu usuário e senha institucional (nome.sobrenome para servidores e matrícula para alunos);

5 – A partir deste ponto, você já se está autenticado no Portal de Periódicos da CAPES. Observe se o acesso aparecerá com os dizeres: Você está acessando esse portal por: UNIFAL.

Mais informações sobre o acesso remoto via CAFe podem ser obtidas através do Guia para utilização rápida.

Atenção!

O acesso ao Portal de Periódicos da Capes através da CAFe só é possível com vínculo institucional ativo, sendo assim, alunos egressos apesar de terem acesso ao Sistema Acadêmico, e-mail e outros, não possuem vínculo ativo com a UNIFAL-MG, portanto, não tem acesso ao conteúdo assinado pelo Portal de Periódicos da CAPES que é disponibilizado para a Instituição.

Caso o egresso queira acessar o conteúdo, o mesmo deve ir a uma das Bibliotecas da UNIFAL-MG e acessar o Portal por meio dos computadores disponibilizados nas Bibliotecas.