SOBRE O SISTEMA DE BIBLIOTECAS (SIBI/UNIFAL-MG)
O que é o SIBI/UNIFAL-MG?
O SIBI/UNIFAL-MG é um órgão suplementar vinculado à Reitoria e representativo de todas as Bibliotecas da UNIFAL-MG.
Qual é o objetivo do SIBI/UNIFAL-MG?
O SIBI/UNIFAL-MG tem por objetivo coordenar e criar condições para o funcionamento sistêmico das Bibliotecas a fim de oferecer suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão, estimulando a colaboração técnico-científica, cultural, literária e artística, através do desenvolvimento de serviços e produtos de informação que atendam às exigências de relevância e rapidez.
Qual o contato do SIBI/UNIFAL-MG?
E-mail: sibiunifal@unifal-mg.edu.br – Telefone: (35) 3219-8635 (WhatsApp business)
Quantas bibliotecas compõem o SIBI/UNIFAL-MG?
Atualmente o Sistema é composto por quatro bibliotecas, sendo elas:
- Biblioteca Central (Campus Sede);
- Biblioteca da Unidade Santa Clara (Alfenas);
- Biblioteca do Campus de Poços de Caldas e
- Biblioteca do Campus de Varginha.
FUNCIONAMENTO DAS BIBLIOTECAS
Qual o endereço das Bibliotecas?
Biblioteca Central – Campus Sede
Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 Prédio “O” Centro – Alfenas/MG CEP: 37130-000 Telefone: (35) 3701-9050 |
Biblioteca Campus Poços de Caldas
Rodovia José Aurélio Vilela, 11999 (BR 267 Km 533) Cidade Universitária Poços de Caldas/MG CEP: 37715-400 Telefone: (35) 3697-4614 |
Biblioteca Unidade Santa Clara
Av. Jovino Fernandes Sales, 2600 Prédio “B” Bairro Santa Clara – Alfenas/MG CEP: 37130-000 Telefone: (35) 3701-1830 |
Biblioteca Campus Varginha
Avenida Celina Ferreira Ottoni, 4000 Prédio “D” Padre Vitor – Varginha/MG CEP: 37048-395 Telefone: (35) 3219-8637 |
Qual o horário de atendimento?
Biblioteca Central – Alfenas
De segunda a sexta-feira: 07h10min às 20h50min
Biblioteca Unidade Santa Clara – Alfenas
De segunda a sexta-feira: 07h10min às 20h50min
Biblioteca Campus Poços de Caldas
De segunda a sexta-feira: 08h10min às 21h20min
Biblioteca Campus Varginha
De segunda a sexta-feira: 07h30min às 21h50min
As alterações no horário de funcionamento e seus serviços são divulgadas previamente nas dependências das Bibliotecas e na página do SIBI/UNIFAL-MG, no endereço: http://www.unifal-mg.edu.br/bibliotecas.
ACESSO E USO DO ESPAÇO
Quem pode frequentar as bibliotecas da UNIFAL-MG?
As bibliotecas do Sistema de Bibliotecas da UNIFAL-MG são de livre acesso para o público em geral.
É permitida a entrada com bolsas nas Bibliotecas?
Não. Bolsas, pastas, fichários, sacolas, mochilas ou similares deverão ser deixados no guarda-volumes na entrada das Bibliotecas.
É permitida a entrada com alimento nas Bibliotecas?
Não. O usuário deverá consumir o alimento em outro ambiente ou guardá-lo no armário guarda-volumes enquanto estiver no recinto das bibliotecas. Recomenda-se o uso de recipientes com tampa que dificultem o derramamento indesejado do líquido.
USO DOS ARMÁRIOS DE GUARDA-VOLUMES
Como faço para utilizar os armários de guarda-volumes?
O usuário cadastrado nas bibliotecas deverá realizar o empréstimo de chave para utilização do guarda-volumes no Balcão de Atendimento das bibliotecas, com a apresentação do crachá.
Para usuário não cadastrado nas bibliotecas, o empréstimo de chave do guarda-volumes será realizado com a apresentação de documento de identificação com foto e preenchimento de formulário próprio. O documento ficará anexado ao formulário enquanto o usuário estiver no recinto das bibliotecas.
Posso sair da Biblioteca com a chave do guarda-volumes?
Não. Só é permitido utilizar o guarda-volumes durante a permanência do usuário nas Bibliotecas. A não devolução da chave até o fim do expediente das bibliotecas resultará em multa, conforme regulamento.
Posso utilizar as salas para estudo em grupo?
Sim. As salas destinadas ao estudo em grupo, deverão ser utilizadas, preferencialmente, por no mínimo 2 (duas) pessoas. As salas de estudo em grupo só poderão ser utilizadas por um único usuário se não houver demanda por grupos.
Posso deixar meus objetos nas salas de estudo em grupo?
Não. As bibliotecas não se responsabilizam por objetos deixados, furtados e/ou danificados dentro das salas de estudo em grupo.
USUÁRIOS: CADASTRO E SENHA
Como faço para ativar meu cadastro na biblioteca?
Você deve procurar a Biblioteca de seu Campus, sendo necessária a apresentação do crachá de identificação institucional e possuir vínculo ativo com a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).
As bibliotecas oferecem sessões de formação de usuários?
O pessoal das bibliotecas está a sua disposição para responder qualquer pergunta relacionada ao uso das bibliotecas, ao acesso a seu acervo e à utilização de seus serviços. São oferecidas visitas orientadas com agendamento prévio. O agendamento deverá ser realizado por e-mail (biblioteca.central@unifal-mg.edu.br, biblioteca.campusii@unifal-mg.edu.br, biblioteca.pocos@unifal-mg.edu.br, biblioteca.varginha@unifal-mg.edu.br).
Como faço para obter meu crachá de identificação institucional da UNIFAL-MG?
A emissão de crachá é feita pela Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PRACE).
Discente: Acesse o atalho “Solicitação de Crachá” na primeira tela do Sistema Acadêmico. O status do pedido pode ser acompanhado no próprio sistema e também é enviado para o e-mail informado a cada nova atualização.
Servidor: Dentro do Sistemas Integrados, acesse o menu “CracháWeb” e faça a solicitação. O status do pedido pode ser acompanhado no próprio sistema e também é enviado para o e-mail informado a cada nova atualização.
Observação: Será necessário escolher uma foto e recortá-la. Para isso, sugerimos utilizar o Internet Explorer ou o Mozilla Firefox.
Qual o procedimento para solicitar a 2ª via do crachá de identificação institucional da UNIFAL-MG?
Para obter informações e obtenção da 2ª via do crachá de identificação institucional, você deverá acessar o endereço eletrônico da PRACE https://www.unifal-mg.edu.br/prace/assistencia-prioritaria-2/
Como cadastrar minha senha para utilizar os serviços da Biblioteca?
Após ativar o cadastro na biblioteca de seu Campus, com a apresentação do crachá de identificação institucional da UNIFAL-MG, a Biblioteca fornecerá uma senha padrão para acesso inicial. Essa senha deve ser alterada no primeiro acesso.
Como cadastrar uma nova senha?
Para cadastrar uma nova senha, você deverá acessar o sistema SophiA Biblioteca pela página do SIBI/UNIFAL-MG ou o App SophiA, acessar com seu login (CPF) e a senha padrão (fornecida pela Biblioteca), clicar no menu “Outros serviços” e em seguida em “Troca de senha”. Digite a nova senha e clique em “Confirmar”.
Esqueci a senha de acesso ao sistema da Biblioteca, como faço para recuperar?
Acesse o SophiA na página do SIBI/UNIFAL-MG, clique em “Entrar”. Na janela aberta digite seu login (CPF) e clique em “Lembrar senha”. Será apresentado uma dica de lembrete da senha, definido por você.
Se mesmo assim não se lembrar da senha, clique na opção “Clique aqui e receba sua senha por e-mail.”, na janela aberta. A senha será enviada para o e-mail cadastrado no sistema da Biblioteca. Mantenha sempre seu e-mail atualizado.
Como faço para atualizar meu endereço de e-mail?
A atualização pode ser feita pela internet, no SophiA, na página das bibliotecas da UNIFAL-MG, clicando no ícone outros serviços, informações pessoais ou no Balcão de Atendimento das Bibliotecas. Mantenha seu e-mail atualizado, pois é por meio dele que você receberá informações sobre reserva, renovação, devolução e outras informações de seu interesse.
Como posso acompanhar minha situação na Biblioteca?
Através da página do SIBI/UNIFAL-MG, clique no menu “Renovação/Reserva”, em seguida “Renovações”, digite seu login e senha e já estará em seu espaço no SophiA. Neste espaço, você terá a possibilidade de visualizar os empréstimos ativos e os títulos reservados.
Como consultar meu histórico da Biblioteca?
Através do site da Biblioteca, clique no link “Pesquisa no acervo”, em seguida em “Entrar”, digite o login e a senha da Biblioteca. Acesse a opção “Circ.//Renovação” e visualizará o seu histórico de circulações.
ACERVO
Como pesquisar uma obra no catálogo on-line das Bibliotecas do SIBI/UNIFAL-MG?
Através da página do SIBI/UNIFAL-MG ou do App SophiA Biblioteca. Clique na opção “Pesquisa no acervo”, depois digite na caixa de busca o termo da pesquisa, em seguida clique em “Buscar”.
Você pode usar diferentes filtros na sua pesquisa (exemplo: título, autor, assunto, editora etc.) e realizar a busca em todas as bibliotecas do SIBI/UNIFAL-MG ou em uma biblioteca específica (Biblioteca Central – BC, Biblioteca Campus Varginha – BSV, Biblioteca Campus Poços de Caldas – BSPC ou Biblioteca da Unidade Santa Clara – BUEII).
Como faço para identificar no catálogo das Bibliotecas (SophiA) o local onde o item encontra-se disponível?
Faça a pesquisa no acervo da Biblioteca, na página do SIBI/UNIFAL-MG ou do app SophiA Biblioteca. Você encontrará as informações nos itens:
– Acervo – identificação da biblioteca a que possui o título pesquisado e a quantidade de exemplares;
– Nº de chamada – endereço para localização do material na estante;
– Exemplares – situação do(s) exemplar(es) nas Bibliotecas (disponível, reservado, emprestado etc.).
Como faço para baixar o aplicativo SophiA Biblioteca?
Para baixar o aplicativo você deve pesquisar por “SophiA Biblioteca” na Play Store (para usuários do sistema Android) ou Apple Store (para quem usa iOS) e, após fazer download e instalar o aplicativo, informar o nome da instituição e realizar login com os dados já cadastrados nas bibliotecas da UNIFAL-MG.
Para mais instruções assista o vídeo tutorial:
ACERVO VIRTUAL
Como faço para acessar os e-books disponíveis nas Bibliotecas Virtuais?
Para ter acesso aos livros digitais, você precisa acessar o SophiA Biblioteca, que é o Sistema de Gerenciamento de Acervo das Bibliotecas da UNIFAL-MG:
- Faça a pesquisa;
- Clique no link do livro de seu interesse;
- Digite: Login e senha cadastrados nas Bibliotecas.
Para mais informações sobre como utilizar as plataformas, acesse os tutoriais abaixo:
Tutorial Biblioteca Virtual da Pearson
Como faço para acessar a plataforma UpToDate?
Para ter acesso ao UpToDate é necessário realizar o cadastro a partir de um computador do Campus Sede ou acessar a partir do Sistema Acadêmico, seguindo os passos indicados no vídeo Como acessar o UpToDate. Com o cadastro realizado, o acesso poderá acontecer a partir de qualquer computador e também pelo aplicativo.
Veja o passo a passo e tutoriais aqui
EMPRÉSTIMO DO ACERVO FÍSICO
Quem pode utilizar o serviço de empréstimo das Bibliotecas do SIBI/UNIFAL-MG?
Alunos de graduação, alunos de pós-graduação stricto sensu e lato sensu, alunos que cursam disciplinas isoladas, servidores docentes, técnico-administrativos, Tutores EAD e servidores de instituições federais conveniadas, desde que estejam com situação regular. O empréstimo é realizado somente com a apresentação do crachá institucional.
É preciso apresentar algum documento para fazer empréstimo?
Sim. Os empréstimos são realizados mediante apresentação do crachá de identificação institucional da UNIFAL-MG.
O empréstimo pode ser feito por terceiros?
Não. O empréstimo é pessoal e intransferível.
Ex-aluno pode fazer empréstimo?
Não. O empréstimo domiciliar é exclusivo para usuários com vínculo ativo. O ex-aluno tem acesso apenas para consulta ao acervo das Bibliotecas.
Não sou aluno/servidor da UNIFAL-MG, posso utilizar o serviço de empréstimo das Bibliotecas?
O serviço de empréstimo é exclusivo para a comunidade acadêmica da UNIFAL-MG e instituições conveniadas, a comunidade externa pode apenas consultar o acervo das Bibliotecas.
Quantos materiais podem ser emprestados para os usuários e por quanto tempo?
A quantidade de empréstimos simultâneos e o prazo do empréstimo domiciliar são:
Usuário | Quantidade | Prazo (dias corridos) |
Aluno de Graduação | 6 obras | 7 dias |
Aluno de Pós-graduação | 6 obras | 30 dias |
Aluno Especial de Graduação | 3 obras | 7 dias |
Aluno Especial de Pós-graduação | 3 obras | 30 dias |
Professores | 6 obras | 30 dias |
TAE’S | 6 obras | 7 dias |
Membros de projetos | 6 obras | 7 dias |
Tutor EAD | 6 obras | 7 dias |
Servidores de Instituições federais conveniadas para utilização das bibliotecas | 3 obras | 7 dias |
Posso realizar empréstimo de CD’s e DVD’s?
Sim. Os CDs e DVDs podem ser emprestados e contam cada um como um item na quantidade de empréstimo.
Posso realizar empréstimo de dicionários, atlas, mapas e guias?
Obras de referência: dicionários, mapas, enciclopédias, atlas, guias e outros materiais são considerados obras de consulta rápida, sendo permitido o empréstimo por 2 (duas) horas.
Posso realizar empréstimo de periódicos?
Os jornais e revistas são destinados a consulta local. Para empréstimo verifique na Biblioteca de seu Campus.
Posso realizar empréstimo de materiais bibliográficos que pertencem a outra Biblioteca da UNIFAL-MG diferente da que estou vinculado?
Sim. O empréstimo entre bibliotecas (EEB) poderá ser solicitado no Balcão de Atendimento por meio do preenchimento do formulário próprio com a identificação dos dados da obra a ser solicitada (título, autor, edição, volume). O empréstimo dependerá da disponibilidade do material na Biblioteca cedente.
Um aviso de chegada do material será enviado para o e-mail do usuário que solicitou o EEB, e o material ficará disponível na biblioteca para o usuário por um prazo de até 7 (sete) dias. Após esse prazo, o material será devolvido para a biblioteca a que pertence.
Como faço para realizar empréstimo de notebooks?
Você deve ficar atento a chamada para interessados no empréstimo de notebooks publicada na página da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PRACE). A seleção para empréstimo de notebooks é realizada semestralmente pela PRACE de acordo com a RESOLUÇÃO Nº 001, DE 09 DE JANEIRO DE 2019 e Resolução CAE nº 2/2021.
Após o resultado da seleção, o discente contemplado deverá procurar a Biblioteca de seu Campus, munidos do crachá de identificação institucional e do termo de compromisso preenchido e assinado, para realizar o empréstimo do equipamento.
Serei avisado do vencimento do prazo de empréstimo?
O sistema SophiA envia, automaticamente, o aviso de vencimento do prazo de empréstimo para o e-mail dos usuários. Porém, lembramos que o não recebimento desse aviso, por quaisquer motivos, não isenta o usuário de pagamento de multa por atraso. Dessa forma, verifique sempre o prazo de vencimento do material bibliográfico sob sua responsabilidade.
Perdi o material que peguei emprestado na Biblioteca, o que eu faço?
O usuário deverá restituir o item perdido ou danificado por outro exemplar igual, em caso de livro que seja da mesma edição ou mais atualizada.
Ao constatar a perda do material, o usuário deverá procurar imediatamente a Biblioteca, na qual realizou o empréstimo, para comunicar a perda do material e iniciar o processo de reposição do material.
RENOVAÇÃO
É possível renovar o empréstimo?
Sim, o usuário poderá renovar o empréstimo, desde que não tenha nenhuma pendência e o material não esteja reservado por outro usuário. O empréstimo poderá ser renovado pela página do SIBI/UNIFAL-MG, pelo Aplicativo SophiA ou no Balcão de Atendimento das bibliotecas.
Para renovação nas bibliotecas do SIBI/UNIFAL-MG, o usuário deverá apresentar o crachá de identificação institucional e a obra que deseja efetuar a renovação do empréstimo.
Estou com multa pendente de um item, e tenho outros itens que não venceram, posso realizar a renovação dos outros materiais?
Não. Somente após regularizar sua situação nas Bibliotecas.
Tentei renovar o meu livro pela Internet, mas não está funcionando. O que eu faço?
O usuário deverá comparecer à biblioteca com a(s) obra(s) em seu poder para renovar o empréstimo ou devolvê-las.
As bibliotecas não se responsabilizam pela não renovação de materiais em decorrência de falhas de conexão, site indisponível, bem como por outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a referida operação.
Recomendamos que a renovação online seja realizada um dia antes do vencimento ou em tempo hábil para comparecer à biblioteca em caso de impossibilidade de renovação.
RESERVA
Como fazer reserva de material que está emprestado?
A reserva do material emprestado é efetuada pelo próprio usuário no Terminal Web, na página do SIBI/UNIFAL-MG, ou pelo Aplicativo SophiA. Para reservar faça a pesquisa no catálogo online e ao localizar o material desejado, clique na opção “Reserva”, digitando a seu login e senha.
Posso reservar um livro que está disponível no acervo da Biblioteca?
Não. O usuário poderá reservar somente quando todos os exemplares do título a ser reservado estiverem emprestados.
Posso reservar o mesmo título que já se encontra emprestado em meu nome?
Não, somente é possível realizar a reserva após a devolução do exemplar. Para realizar reserva o usuário deve, também, estar com a situação regular e todos os exemplares do título requerido precisam estar emprestados.
Como fico sabendo se o material que reservei está disponível para mim?
A disponibilidade do material bibliográfico reservado deverá ser acompanhada pelo próprio usuário no Terminal Web, na página do SIBI/UNIFAL-MG, no Aplicativo SophiA ou no e-mail cadastrado nas bibliotecas, desde que esteja atualizado.
O material que eu reservei está disponível para mim. Onde faço empréstimo?
O material reservado deve ser retirado para empréstimo no Balcão de Atendimento das Bibliotecas, mediante a apresentação do crachá de identificação institucional da UNIFAL-MG.
Qual o prazo para efetuar empréstimo do material reservado?
O prazo é de até 1 (um) dia útil a partir da data de devolução.
A reserva poderá ser cancelada?
Sim. A reserva poderá ser cancelada a qualquer momento, pelo próprio usuário no Terminal Web, na página do SIBI/UNIFAL, ou Aplicativo SophiA. Pelas bibliotecas, em casos eventuais, de interesse das mesmas e automaticamente, quando expirar o prazo de retirada.
DEVOLUÇÃO
Como faço para verificar a data de devolução dos itens emprestados?
Ao realizar o empréstimo, o usuário recebe em seu e-mail uma mensagem com a relação dos materiais emprestados e a data prevista de devolução. A data prevista para devolução também pode ser consultada pelo usuário no Terminal Web, na página do SIBI/UNIFAL e Aplicativo SophiA.
Outra pessoa pode fazer a devolução do material?
Sim, outra pessoa pode fazer a devolução do material. O comprovante de devolução será encaminhado para o e-mail do usuário.
MULTA
Qual o valor da multa?
O usuário que não devolver o material no prazo estipulado ficará sujeito à multa de R$1,00 (um real), cobrada por item emprestado e por dia ou horas de atraso a depender da modalidade de empréstimo, exceto nos finais de semana, feriados e recessos.
Posso realizar renovação ou novos empréstimos se eu tiver multa pendente?
Não, o usuário com multa pendente fica impedido de realizar novos empréstimos, reservas e renovações e impossibilitado de retirar a declaração de “Nada Consta”.
Como faço para pagar a multa?
O pagamento de multa deverá ser realizado através da Guia de Recolhimento da União (GRU), Pix ou Cartão de Crédito
Como faço para saber o valor da multa?
- Acesse o SophiA no link https://biblioweb.unifal-mg.edu.br/biblioweb/
- Clique em “Entrar” e faça o login
- Consulte o ícone “Mensagens” (na aba “Serviços”)
Como devo proceder para pagamento via GRU, Pix ou Cartão de Crédito?
Siga as instruções a seguir:
- Antes de iniciar o processo de pagamento, realize a devolução do material em atraso
- acesse o link https://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/base/pagtesouro/index.php
- Escolha a opção: “Multa de recolhimento Biblioteca”
- Preencha os campos (CPF, nome completo e valor) e clique em continuar
- Confira as informações e clique em pagar
- Escolha uma das formas de pagamento
Como regularizar a multa na Biblioteca?
Para regularizar a situação na Biblioteca, o usuário deverá enviar o comprovante de pagamento por e-mail ou apresentá-lo no Balcão de Atendimento das Bibliotecas para baixa no sistema.
Comprovante de agendamento de pagamento não é aceito.
A multa poderá ser paga por outra pessoa?
Sim, a multa pode ser paga por outra pessoa desde que os dados de pagamento (campos marcados como obrigatórios) sejam preenchidos com os dados do usuário em débito.
OUTROS SERVIÇOS
O que é serviço de comutação bibliográfica?
O Programa de Comutação Bibliográfica (COMUT) é um serviço que permite a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos, tais como: artigos de periódicos, dissertações, teses, anais de congressos, partes de livro, entre outros, que se encontram disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e em centros de informação internacionais, respeitando a legislação de direitos autorais.
Como fazer pedidos de artigos/trabalhos pelo Comut?
Para solicitar cópia de documentos, o usuário deverá procurar a Seção de Periódicos das bibliotecas ou enviar um e-mail para a biblioteca de seu Campus (periodicos.bibliotecacentral@unifal-mg.du.br, biblioteca.campusii@unifal-mg.edu.br, biblioteca.pocos@unifal-mg.edu.br, biblioteca.varginha@unifal-mg.edu.br) com a referência completa do documento desejado. O atendimento é efetuado mediante pagamento de bônus COMUT, via Guia de Recolhimento da União (GRU) ou através de transferência bancária.
Como faço para ter acesso ao Portal de Periódicos da Capes?
O acesso ao conteúdo do Portal de Periódicos é livre e gratuito para toda a comunidade acadêmica via computadores instalados nas dependências da instituição ou a partir de qualquer dispositivo conectado à rede Wi-Fi da UNIFAL-MG.
Para acesso ao Portal, siga os seguintes passos:
1 – Acesse a página principal da UNIFAL-MG;
2 – Entre na área “Discentes” (a mesma utilizada para acessar serviços de alunos),
3 – Clique em Biblioteca;
4- Acesse no lado esquerdo da página “Fontes de Informação”;
5 – Clique no menu “Portal de Periódicos CAPES”.
O acesso pode ser realizado também pelo “Acesso rápido” que fica localizado do lado direito na página das Bibliotecas.
Posso acessar o Portal CAPES fora da UNIFAL-MG?
Sim, você poderá acessar o Portal de Periódicos da CAPES de sua casa, ou qualquer outro local, via CAFe.
O que é CAFe?
A Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) é um serviço de gestão de identidade que reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras através da integração de suas bases de dados. Isso significa que, por meio de uma conta única (modelo single sign-on), o usuário pode acessar, de onde estiver, os serviços de sua própria instituição e os oferecidos pelas outras organizações que participam da federação. Essa autenticação elimina a necessidade de múltiplas senhas de acesso e processos de cadastramento, gerando uma relação de confiança. (Fonte: Portal de Periódicos da CAPES).
Como faço para ter acesso remoto ao Portal de Periódicos da Capes via CAFe?
Para acesso via CAFe, siga os seguintes passos:
1 – Acesse o Portal de Periódicos da CAPES;
2 – Clique em ACESSO CAFE (canto superior esquerdo);
3 – Na página “Acesso remoto via CAFe”, selecione a UNIFAL-MG e clique em Enviar;
4 – Você será redirecionado para a tela do IdP (autenticador) da UNIFAL-MG. Digite seu usuário e senha institucional (nome.sobrenome para servidores e matrícula para alunos);
5 – A partir deste ponto, você já está autenticado no Portal de Periódicos da CAPES.
Como realizar o cadastro no MEU ESPAÇO no Portal de Periódicos da Capes?
É a área que permite usufruir das funcionalidades do Portal guardando o conteúdo de interesse, como: salvar buscas e artigos, inscrever-se em treinamentos agendados e obter os certificados de participação nestes eventos.
O cadastro é opcional e é feito somente uma vez. Na tela apresentada, insira o nome e a senha cadastrados no serviço “Meu espaço” ou crie um novo usuário. Mais informações podem ser obtidas nas Bibliotecas da instituição ou pelo tutorial disponibilizado pela CAPES.
Para cadastro no MEU ESPAÇO, siga os seguintes passos:
1 – Acesse o Portal de Periódicos da CAPES;
2 – Clique em MEU ESPAÇO (canto superior direito);
3 – Na página “Meu espaço”, clique em “Novo usuário” preencha as informações necessárias para criação do perfil e clique em “Enviar”.
- Lembramos que o acesso ao conteúdo assinado pelo Portal pode ser realizado a partir de qualquer computador instalado nas dependências da instituição, sem necessidade de cadastramento.
Sou egresso, posso acessar o Portal CAPES de fora da UNIFAL-MG por meio da CAFe?
O acesso ao Portal de Periódicos da Capes através da CAFe só é possível com vínculo institucional ativo, sendo assim, alunos egressos apesar de terem acesso ao Sistema Acadêmico, e-mail e outros, não possuem vínculo ativo com a UNIFAL-MG, portanto, não tem acesso ao conteúdo assinado pelo Portal de Periódicos da CAPES que é disponibilizado para a Instituição.
Caso o egresso queira acessar o conteúdo, o mesmo deve ir a uma das Bibliotecas da UNIFAL-MG e acessar o Portal por meio dos computadores disponibilizados nas Bibliotecas.
Como faço para acessar os jornais online assinados pelas Bibliotecas?
Os usuários poderão acessar os periódicos em uma máquina exclusiva para a leitura nas bibliotecas do SIBI-UNIFAL-MG. As páginas dos jornais estarão logadas para o acesso. O computador de acesso a jornais só pode ser utilizado para esta finalidade.
No caso de dúvidas procure os funcionários das Bibliotecas.
Como faço para solicitar a ficha catalográfica de meu trabalho?
Para obter a ficha catalográfica para e-books e livros impressos nas bibliotecas da UNIFAL-MG é necessário preencher e enviar o Formulário de solicitação de ficha catalográfica. As bibliotecas têm prazo de 1 (um) dia útil para a confecção da ficha catalográfica que será encaminhada via correio eletrônico.
A elaboração de ficha catalográfica para TCC’s, dissertações e teses é feita pelo próprio autor no Sistema de Geração de Ficha Catalográfica para TCC’s, Dissertações e Teses;
Com esse sistema é preciso apenas preencher os campos com os dados do trabalho e o sistema fará a ordenação e formatação correta dos dados de identificação da obra, apresentando a ficha finalizada e normalizada, em um arquivo .pdf. disponível para download e/ou impressão.
Qual o procedimento para solicitar o Nada Consta?
Para emissão do Nada Consta é necessário que o usuário não possua nenhuma pendência (multas, empréstimos) com as Bibliotecas da UNIFAL-MG. Para obter a declaração é necessário encaminhar um e-mail para a Biblioteca de seu Campus solicitando a emissão do documento, informando nome completo, número da matrícula e o motivo da solicitação (cancelamento ou trancamento de matrícula, transferência, colação de grau etc.).
Posso tirar cópia do material da Biblioteca?
Em todas as Bibliotecas do SIBI/UNIFAL-MG é disponibilizado o equipamento scanner planetário, serviço de autoatendimento, para digitalização de materiais do acervo, respeitando a Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, a qual altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências.
Tutorial para uso em vídeo, clique aqui.
O que é Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – BDTD?
A Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) é um projeto coordenado pelo Ibict que visa reunir e disponibilizar as teses e dissertações defendidas no País, e por brasileiros no exterior, em um só portal web, livre de custos e com textos completos, estimulando o registro e a publicação em meio eletrônico.
A BDTD da UNIFAL-MG reuni as dissertações e teses defendidas nos Programas de Pós-graduação stricto sensu da UNIFAL-MG, tornando o acesso à versão digital completa das teses e dissertações rápido e sem fronteiras.
Como faço para acessar a BDTD da UNIFAL-MG?
Você deve acessar a página do SIBI/UNIFAL-MG e clicar no link do Acesso Rápido.
Como faço para publicar meu trabalho acadêmico (dissertação ou tese) na BDTD?
Encaminhar o arquivo na versão final do trabalho acadêmico, em formato pdf. para a Biblioteca do campus em que foi realizada a defesa da dissertação ou tese.
Quais são os documentos necessários para disponibilizar meu trabalho acadêmico (dissertação ou tese) na BDTD?
Os documentos necessários são o termo de autorização assinado e a folha de aprovação assinada pelo(a) presidente da banca examinadora inserida no trabalho (após a ficha catalográfica).
Reclamações, dúvidas e sugestões. Como faço?
Visando a melhoria dos serviços prestados pelas Bibliotecas da UNIFAL-MG, o usuário poderá encaminhar reclamações, críticas, sugestões e/ou comentários, para o e-mail sibiunifal@unifal-mg.edu.br.