Campanha de Uso e Conservação do Acervo

O acervo bibliográfico das bibliotecas do Sistema de Bibliotecas – SIBI/UNIFAL-MG é um bem público destinado a suprir a demanda da comunidade acadêmica no âmbito do ensino, pesquisa e extensão. A conservação desse acervo depende, em grande parte, da conscientização dos usuários quanto ao cuidado no manuseio das obras, prolongando sua vida útil e aumentando a disponibilidade das mesmas para toda a comunidade.

Os materiais bibliográficos quando danificados são retirados do acervo para restauração, gerando prejuízos financeiros e didáticos, tanto para a Universidade quanto para os usuários, uma vez que o processo de recuperação da obra é caro e lento.

Pensando nessas questões, o SIBI/UNIFAL-MG promove a Campanha de Uso e Conservação do Acervo visando orientar e sensibilizar os usuários no uso correto e na preservação do material bibliográfico.

Adotamos como mascote da campanha o Conservildo. Sempre que ele aparecer trará dicas de uso e conservação do acervo, além de chamar a atenção para alguma nova iniciativa do SIBI/UNIFAL-MG para a campanha. O desenho foi criado pelo servidor Eduardo de Almeida Rodrigues.

Simples ações promovem grande impacto na conservação dos materiais bibliográficos!

Acesse aqui as dicas de conservação do acervo.