Nesta página disponibilizamos informações e orientações gerais sobre assuntos referentes à gestão da vida acadêmica de nossos(as) alunos(as) que seriam de responsabilidade da atuação da coordenação geral de um curso de graduação, bem como das comissões de TCC, Atividades Complementares e Estágios. Caso seja necessário maiores esclarecimentos ou um atendimento mais especifico sugerimos entrar em contato com nossa equipe pelos seguintes canais de comunicação:

E-mail: drgca@unifal-mg.edu.br
Telefones: (35) 3701- 9230/(35) 3701- 9232

Orientações gerais

É facultado ao Colegiado do Curso optar pela criação de comissão específica de TCC ou deixar a execução das atribuições dessa comissão sob a responsabilidade do NDE. Para os cursos que optarem pela indicação de comissão específica, esta deverá ser constituída por, no mínimo, três docentes indicados pelo Colegiado do Curso para mandato de dois anos, com direito a uma recondução. As regulamentações específicas que nortearão as Atividades Complementares, os Estágios os Trabalhos de Conclusão de Curso serão elaborados e/ou alterados pelos Colegiados dos Cursos e encaminhados à Pró-Reitoria de Graduação para análise e aprovação no Colegiado da Prograd. Deverão ser observados pelos Colegiados dos Cursos os mandatos das comissões constituídas das atividades acadêmicas acima citadas, evitando-se que vença o tempo dos membros, sem que se tomem as providências cabíveis.

Todo docente de um  curso ao assumir a sua coordenação, ou as coordenações especificas de atividades complementares, TCC e Estágio, deve estar atento para as seguintes orientações gerais sobre estes componentes curriculares:

Atividade complementar: Atividade obrigatória que possibilita formação complementar ao discente, incentivando a interação entre as diversas áreas do conhecimento, caracterizando uma formação multidisciplinar.

Trabalho de Conclusão de Curso: Atividade acadêmica de sistematização do conhecimento sobre um objeto de estudo pertinente à profissão ou área de formação do curso de graduação, desenvolvida sob orientação e avaliação docente, cuja exigência é requisito obrigatório para a integralização curricular.

Estágio: Ato educativo supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular na UNIFAL-MG. O estágio integra o itinerário formativo do educando e integra o Projeto Pedagógico do curso.

Orientações sobre o estágio:No início de cada semestre enviar para coordenação/comissão de estágio a relação dos alunos que iniciarão o primeiro estágio obrigatório, para inclusão na apólice de seguro. Deve-se enviar também, quando for o caso, no início de cada semestre a lista com os dados dos alunos e das escolas (Estágios das Licenciaturas), para que esta coordenação providencie os termos. Por fim, lembre-se sempre de realizar a ampla divulgação de vagas para estágios.

Manual de coordenação

Manual do Coordenador – Download aqui