Diretoria de Relações Internacionais representa a Universidade na 33ª Conferência e Exposição Anual da Associação Europeia de Educação Internacional

A UNIFAL-MG, representada pela Diretoria de Relações Internacionais, participou, de 26 a 29 de setembro, em Roterdã, nos Países Baixos, da 33ª Conferência e Exposição Anual da Associação Europeia de Educação Internacional (EAIE Conference & Expo). Com o tema “Conectando correntes”, a exposição é o principal ponto de encontro da Europa para criar e nutrir parcerias globais. O evento contou com mais de 200 expositores e cerca de 6 mil participantes de mais de 90 países.

Parte da equipe brasileira em Roterdã (Foto: arquivo pessoal)

Considerado um dos congressos mais importantes da área, o EAIE oferece um cenário para parcerias e apresentação das instituições de educação superior e de pesquisa, agências de fomento e outros tipos de organizações que oferecem os mais variados serviços. Nesta edição, a delegação brasileira contou com representantes de 38 universidades públicas, que tiveram apoio do MEC e da FAUBAI ( Associação Brasileira de Educação Internacional), além da Embaixada do Brasil na Holanda.

Prof. Carlan (Foto: arquivo pessoal)

De acordo com o diretor de Relações Internacionais da UNIFAL-MG, Prof. Claudio Umpierre Carlan, essa é a quarta participação da UNIFAL-MG no evento, que desde 2018 tem marcado presença tantos nos encontros presenciais, quanto online. “Foi muito importante a nossa participação no evento, buscando novos parceiros internacionais, apresentando a universidade, Alfenas e região, para as demais instituições estrangeiras, com interesse no Brasil e sul de Minas. Conseguimos agendar novos protocolos de intenções, acordos técnicos científicos, aproximando tanto os cursos de graduação, como de pós, do processo de internacionalização”, afirmou o professor.

Sobre a conferência – O tema da Conferência EAIE de 2023, “Conectando correntes”, celebrou a história marítima de Roterdã e incorpora a importância da água para a cidade, proporcionando oportunidades econômicas e expondo ameaças existenciais. Roterdã é um lugar onde o rio encontra o mar. De forma semelhante, a educação internacional liga ativamente “correntes” de pensamento, áreas de especialização, disciplinas e culturas. Em 2024, o EAIE será na cidade de Toulouse, França.

Fonte: <https://www.unifal-mg.edu.br/portal/2023/10/05/diretoria-de-relacoes-internacionais-representa-a-universidade-na-33a-conferencia-e-exposicao-anual-da-associacao-europeia-de-educacao-internacional/>