Manifesto referente o combate ao Coronavírus

“A pandemia se combate com cooperação internacional honesta (científica, logística, etc.) e solidariedade social a partir da base. Não tem guerra nenhuma aqui. Isto é muito importante. Não há aqui nenhum vírus estrangeiro, chinês, etc. Devemos combater, decididamente, o medo e a xenofobia. Também não há nenhuma “união sagrada” nacional. Pelo contrário. Devemos estar muito vigilantes porque vamos ter pela frente uma tremenda crise e luta. Devemos respeitar as medidas de isolamento, participando e promovendo uma certa atmosfera de comoção social solidária. Apoiar o pessoal médico e dos serviços essenciais na sua luta. Defender os serviços públicos e o bem público. Acho que, assim fazendo, no fim, podemos sair reforçados na afirmação dos nossos valores e do nosso projeto de sociedade”.

(Manifesto: UNIFAL-MG, FIOCRUZ, Diretoria Científica da União Europeia, representantes da área Educacional UNESCO e OEA; Universidade de Cartagena, Grupo Tordesilhas, Associação de Universidades Grupo Montevidéu).