UNIFAL-MG participa de Conferência Regional de Educação Superior em Brasília; ação teve o objetivo de analisar conquistas do ensino superior na América Latina e no Caribe

A UNIFAL-MG participou da Conferência Regional de Educação Superior (CRES+5), que aconteceu em Brasília, entre os dias 13 e 15 de março, e teve o objetivo analisar as conquistas do ensino superior na América Latina e no Caribe e estabelecer prioridades para a próxima Conferência Regional de Educação Superior em 2028. A Universidade já havia participado da última conferência, em 2018, realizada na Argentina e em ambas as ocasiões foi representada pelo diretor de Relações Internacionais da UNIFAL-MG, Prof. Claudio Umpierre Carlan.

Conforme informado pela organização do evento, as ações discutidas no CRES+5 fazem parte da Declaração e do Plano e Ação 2018 – 2028, adotadas na Terceira Conferência Regional de Educação Superior (CRES 2018), realizada em Córdoba (Argentina) em junho de 2018.

Durante a CRES 2018, os participantes assumiram o compromisso de realizar uma reunião de acompanhamento cinco anos depois para promover um processo participativo para destacar o progresso alcançado, bem como os desafios remanescentes e as questões emergentes, especialmente após a crise pandêmica da COVID-19.

Segundo o professor Cláudio Carlan, é fundamental a participação da Universidade em eventos ligados à internacionalização e educação superior, não apenas no Brasil ou América Latina, mas em outros continentes. “A UNIFAL-MG precisa estar presente nesses eventos, mostrar que existe, sua qualidade no ensino, que tem profissionais qualificados, uma gestão que se preocupa com a comunidade e o desenvolvimento da universidade. Também, nesses eventos são realizados uma série de contatos.”, afirmou.

Na oportunidade, a UNIFAL-MG foi convidada pelo reitor da Universidade Tecnológica de Santa Cruz de la Sierra (Bolívia), prof. Ruben Dario Dabdoub, para uma palestra sobre internacionalização e ensino superior, em abril. “Através dos contatos, realizaremos novos acordos de cooperação técnica, visando novos investimentos na nossa universidade”, destacou o Prof. Cláudio Carlan.

O CRES+5 contou com a participação do Ministro de Estados, da UNE, estudantes estrangeiros, além de gestores e pesquisadores. Durante o evento, tivemos uma reunião com o Ministro da Educação Superior de Cuba, prof. Walter Baluja, sobre os acordos entre Brasil e as universidades cubanas.

Confira as fotos do evento. (Foto: arquivo/Prof. Carlan)

Fonte: https://www.unifal-mg.edu.br/portal/2024/03/21/unifal-mg-participa-de-conferencia-regional-de-educacao-superior-em-brasilia-acao-teve-o-objetivo-de-analisar-conquistas-do-ensino-superior-na-america-latina-e-no-caribe/