O Instituto

O Instituto de Ciências da Motricidade (ICM) foi criado pelo Conselho Universitário da UNIFAL-MG, na 187ª reunião de 04/07/2017 de acordo com Resolução nº 011 de 3 de agosto de 2017. Sua homologação ocorreu na 218ª reunião do CONSUNI em 31 de agosto de 2018, juntamente com a aprovação do regimento interno do ICM com a Resolução nº 47 de 31 de agosto de 2018.

O ICM está localizado na Unidade Educacional Santa Clara em Alfenas-MG e é composto pelos docentes e técnicos administrativos que atendem ao Curso de Fisioterapia e o Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação.

O Instituto tem como finalidade produzir, sistematizar e socializar o saber nas diferentes áreas da Ciência da Saúde que envolvam o estudo da motricidade humana, consolidando seu desenvolvimento por meio de ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas na UNIFAL-MG, as quais buscam ampliar e aprofundar a formação de seus acadêmicos naquilo que envolva o exercício profissional, a reflexão crítica, a solidariedade nacional e internacional, além da busca por melhor qualidade de vida, na perspectiva de uma sociedade justa, igualitária e democrática.