Projeto Matemática e Cidadania

O Programa CAZITA foi fundado em 1996 com a missão de promover o desenvolvimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, atendendo atualmente cerca de cem crianças e adolescentes oriundos de famílias de baixa renda, com dificuldades de integração social e baixo desempenho escolar. O Projeto de Extensão Matemática e Cidadania atende as crianças do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental I nas dependências do CAZITA desde o ano de 2016. Entre os objetivos do Projeto, estão o de contribuir para a formação cidadã dos alunos do CAZITA, desenvolvendo a forma de ver e pensar sob o enfoque matemático, fundamentando-se na aplicação de jogos didáticos pedagógicos, na problematização de questões do dia-a-dia que envolvam a Matemática,  na obtenção, análise e interpretação de dados que promovam o desenvolvimento do senso crítico e a tomada de decisões. O Projeto também traz impactos positivos ao contribuir  para a formação acadêmica dos alunos do curso de Matemática-Licenciatura da UNIFAL-MG, ao proporcionar oportunidades de vivenciar a realidade fora dos muros da Universidade colocando-os em contato direto com a realidade, palco de sua futura atuação profissional.
O Projeto de Extensão Matemática e Cidadania tem dois artigos publicados:
[1] OLIVEIRA, A. C.; MELO, A. M.; GOECKING, L. B.; BEIJO, L. A.; OLIVEIRA, A. J. Matemática para a Cidadania: Calculando Perímetro e Área em Situações do Cotidiano. Revista Extensão e Cidadania, v. 8, p. 211-227, 2020. Disponível em:
https://periodicos2.uesb.br/index.php/recuesb/article/view/7106.[2] SILVA, N. H. ; GOECKING, L. B. ; OLIVEIRA, A. J. . Matemática e Cidadania: Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas no Consumo Consciente de  ̃Combustíveis. Revista Conexão UEPG, v. 17, p. 1-13, 2021.