Matemática para Olimpíadas (POTI)

Programa Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo. Este é o nome completo do POTI, que oferece cursos gratuitos de matemática para alunos matriculados no 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e em qualquer ano do Ensino Médio interessados em participar da OBMEP e da OBM.

O programa é destinado para cursos de Treinamento Intensivo voltados para competições de matemática. A finalidade principal dessa iniciativa é melhorar o desempenho dos alunos brasileiros nas olimpíadas OBMEP e OBM através do financiamento de aulas presenciais em Polos que apresentem demanda e estrutura adequada para tal.

A UNIFAL-MG é um novo polo na região.

Serão oferecidas, de acordo com os polos selecionados, aulas presenciais para alunos matriculados no 6º ou 7º anos do ensino fundamental (nível 1); 8º ou 9º anos do ensino fundamental (nível 2) e estudantes do ensino médio (nível 3), que tenham interesse em realizar um treinamento intensivo preparatório para as provas da OBMEP e da OBM.

O curso incluirá conteúdos de Álgebra, Combinatória, Geometria e Teoria dos Números. O programa consiste em quatro horas de aula por semana, sendo cada semana dedicada a dois dos tópicos mencionados acima.

As aulas presenciais serão ministradas apenas nos polos previamente selecionados, onde as vagas são limitadas.

Para os alunos de cidades ou municípios, onde não há polos com encontros presenciais, existe a opção de participar no POTI Virtual, onde o estudante terá acesso a uma plataforma de ensino a distância. Além disso, na página do POTI, os alunos encontram diverso material teórico, além de videoaulas.

Outras informações sobre o programa POTI podem ser obtidas escrevendo ao e-mail: poti@impa.br

Inscrições: http://poti.impa.br/

O Projeto POTI 2023 marcou presença no IX Simpósio Integrado da UNIFAL-MG. A discente bolsista Mariana Venancio Sartori apresentou o POTI para a comunidade acadêmica.