Egressos do Curso Matemática-Licenciatura da Universidade Federal de Alfenas


O Projeto Político Pedagógico do Curso deve garantir que seus egressos tenham:
• Domínio do conhecimento matemático específico e não trivial, tendo também conhecimento das suas aplicações em várias áreas;
• Capacidade para articular os conteúdos básicos e específicos;
• Uma formação que lhes prepare para enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições de exercício profissional;
• Visão de seu papel social de educador e capacidade de se inserir em diversas realidades com sensibilidade para interpretar as ações dos discentes;
• Visão da contribuição que a aprendizagem da Matemática pode oferecer à formação dos indivíduos para o exercício de sua cidadania, uma vez que seus conteúdos e instrumentos constituem-se em importantes conquistas da cultura e da civilização e não pode haver um exercício da cidadania sem que o cidadão tenha pleno acesso a essas conquistas;
• Visão de que o conhecimento matemático pode e deve ser acessível a todos, numa visão democrática de educação;
• Consciência do papel que o educador matemático pode desempenhar na superação dos preconceitos, traduzidos pela angústia, inércia ou rejeição, que muitas vezes ainda estão presentes no ensino aprendizagem da disciplina.

Pesquisa sobre os Egressos de 2023

Qual o total de alunos que se formaram até o momento no curso de Matemática?
113 alunos.
Quantas mulheres e quantos homens se formaram?
70 alunas e 43 alunos.
Quantos continuaram seus estudos em nível de pós-graduação?
45 alunos concluíram o Mestrado. Desses 45 alunos, 9 alunos concluíram o Doutorado.
(Informação extra – cursos em andamento: 16 alunos estão cursando o mestrado e 6 alunos estão cursando o doutorado)
Qual o local e ano de formação na pós-graduação?

 

Pesquisa sobre os Egressos de 2017

Situação dos egressos do curso de Matemática-Licenciatura da Unifal-MG

Sem ocupação

2

Trabalhando no Ensino Básico

8

Trabalhando no Ensino Superior

1

Trabalhando no Ensino Básico e Superior

2

Trabalhando no Ensino Superior e estudando em Pós-graduação

3

Trabalhando no Ensino Básico e estudando em Pós-graduação

2

Trabalhando no Ensino Básico e estudando em outra graduação

1

Pós-graduação

12

Estudando em outra graduação

1

Fora da área de docência

1

Sem informações

15

Pós-Graduação

Especialização

3

Mestrado em andamento

10

Mestrado concluído

11

Doutorado em andamento

6

Doutorado concluído

1

Opiniões dos Egressos em relação ao curso, corpo docente, e da infraestrutura da Unifal-MG

 

Curso e Corpo Docente

Unifal-MG

Curso bem estruturado e com professores capacitados, que nos preparam para a profissão e Pós-Graduação. Além disso, o curso proporciona e os docentes incentivam os alunos a participarem de projetos de Iniciação Científica, Iniciação à Docência e Extensão.”

Bom”

Quando optei por esse curso, tinha plena certeza de minha vocação para a matemática e, principalmente para a licenciatura. O curso da Unifal me mostrou uma matemática que eu não conhecia até então e hoje me sinto preparada para ser uma profissional que contribui para a formação de outras pessoas, que incentiva um pensamento crítico e ativo por parte do aluno.

O corpo docente é extremamente competente e presente no desenvolvimento dos discentes.

Só sinto por não ter tido oportunidade de explorar temáticas, que considero importantíssimas na formação do professor de matemática, mas não foram contempladas (na época) na grade curricular do curso, como: geometria espacial, mais disciplinas específicas na área de ENSINO de matemática, teoria dos números, entre outras.

Não poderia deixar de comentar a importância do PIBID e das IC, que nos proporcionam fazer pesquisa na área enquanto aprende a profissão docente, aliando teoria e prática, o que nem sempre é feito por alunos não bolsistas do curso. Todos deveriam ter a privilégio e oportunidade de participarem desses projetos.”

A instituição conta com salas de aula equipadas com computador e Data show, além do laboratório de Informática e Estatística e do Laboratório de Ensino de Matemática (LEMA). Considero essas estruturas com boas condição de uso, só ressalto que o LEMA precisa de maior atenção, sendo melhor equipado com materiais que possam ser usados no ensino de matemática, pois os materiais disponíveis são aqueles que foram confeccionados pelo PIBID e as lousas das salas dos prédios novos deveriam ser maiores, pois cálculos precisam de espaço.

Minha maior preocupação com relação à estrutura é sobre a sala dos professores: pequena e quente. Na minha opinião, deveriam ser sala individuais, para não atrapalhar o colega de trabalho quando os alunos vão tirar dúvidas.”

Opinião sobre o curso de Matemática-Licenciatura e do corpo docente do curso: Agradeço a Deus pela graduação em Matemática Licenciatura que fiz na Unifal-MG. Na época, achava um curso muito exigente, foi preciso muita dedicação, renunciar a vida mundana, para conseguir alcançar o objetivo de graduar-me. Destaco que dentro desse esforço, teve muitas realizações pessoais, principalmente, ter a oportunidade de conhecer o mundo estatístico e poder-me aventurar nele. Foi graças a todo este esforço que sinto muito orgulho de ser filho da UNIFAL-MG, pois entrei no Mestrado aqui na UFLA e não tive dificuldades, ou melhor ainda, tudo aquilo que aprendi, já tinha tido uma boa base aí na graduação. Em relação ao corpo docente, deixo aqui registrado o meu eterno agradecimento ao Professor Eric Batista Ferreira, que acreditou em mim, chegando até a recepcionar-me em sua casa, para que eu pudesse tornar um bom profissional. O apoio humano e intelectual desse professor, juntamente dos outros professores tais como: Denismar Alves Nogueira, Luiz Alberto Beijo, Fabrício, José Paulo, José Carlos, Evandro, etc., me fizeram a seguir em frente nos estudos, me tornando Mestre em Estatística aqui pela UFLA e neste ano, com fé em Deus e no meu esforço, tornar Doutor em Estatística. Orgulho-me da UNIFAL-MG pelos excelentes profissionais na área de matemática e estatística, deixo aqui somente elogios e muito agradecimento. Deixo registrado aqui também o profundo agradecimento aos professores José Paulo, José Carlos, Fabrício por terem ido até minha cidade no velório do meu irmão, mostrando que são além de excelentes profissionais, preocupam com o lado humano dos seus alunos e ex-alunos, nos dando força nos momentos mais difíceis.“

Na parte do curso de Matemática, na época que estudei era pouco valorizado, mas nos últimos anos, após realizar visitas, vi que aumentou o espaço físico para esse curso. Em relação a estrutura geral, a UNIFAL-MG localizada no centro é muito apertada, muita cheia, sem uma arborização natural proporcional a quantidade de prédios. Já a UNIFAL-MG localizada no Pinheirinho está muito bem distribuída e tem tudo para ter uma excelente estrutura, um lugar que será bem receptivo.

Excelente curso, que proporciona um conhecimento vasto, alto nível, não deixando a desejar quando comparado com outras universidades.

Os professores são preparados para enfrentar as barreiras propostas pelo curso, e também apresentam excelente didática.”

o curso é bom e abrange muitas áreas da Matemática. Na experiencia como professor de ensino básico em 2016 percebi que a disciplina Geometria Espacial, que não fez parte da ementa que cursei, teria sido de grande valia, já que abrange conteúdos ensinados no Ensino Médio. Os professores são ótimos, com boa formação e disponibilidade de atender aos alunos em horários no contra-turno do curso. ”

A universidade comporta facilmente o curso, que não exige diversos laboratórios para seu funcionamento. Uma crítica é não ter algumas salas específicas para matérias teóricas de Matemática, que exigem demonstrações no quadro negro. A maioria das salas tem quadros que precisam ser apagados diversas vezes na mesma aula. E isto faz com que em alguns momentos a grande preocupação seja ter no caderno o conteúdo do quadro para poder estudar depois, ao invés de atentar ao que o professor está explicando.”

O curso de Matemática-Licenciatura da Unifal-MG atende aos discentes que desejam ir para área acadêmica, porém apresenta limitações os que realmente queiram seguir como professor da Educação Básica, sendo o PIBID um programa que supre essa falta, pois no meu caso, foi neste que eu aproveitei as discussões sobre a Educação. As disciplinas como Cálculo Numérico, Introdução à Programação e Pesquisa Operacional teriam um melhor aproveitamento sendo bem práticas, com aulas no laboratório e uso de softwares como Matlab, Maple.

Os professores são muito bem capacitados e possuem excelente formação na área.”

A Unifal-MG poderiam oferecer uma infraestrutura melhor para os alunos e professores, com laboratório de informática, sala de aula para dúvidas e estudos, visto que, os professores do curso trabalham em um local limitado.”

Acredito que tive toda a base matemática fundamental que eu precisava para o mestrado, no curso de Matemática da Unifal-MG. No entanto, foi bem básica mesmo. Percebo que meus amigos que também fizeram licenciatura, tiveram uma preparação melhor em análise, por exemplo. Aliás, acho que um estudo mais completo e aprofundado de análise e álgebra linear é algo que deve ser considerado, como optativa por exemplo, para quem quer continuar os estudos na pós-graduação, já que são tão exigidas, mas entendo a dificuldade de conciliar as disciplinas de educação e matemática e que se trata de um curso de licenciatura. Porém, acredito que um bom curso de licenciatura pode, sim, preparar muito bem para o mestrado, eu vejo exemplos disso na UNICAMP. Em relação às disciplinas de educação, acho que a grade em si é bem completa, no entanto, às vezes a execução deixa a desejar, por falta de comprometimento de professores e/ou alunos. Acredito que tive pouco contato com seminários nas disciplinas e entendo sua importância hoje, então nesse sentido o curso não foi suficiente.

Com relação aos estágios, percebo que estudamos os principais documentos que direcionam o sistema educacional hoje, até mais que geralmente relatam meus amigos, e nesse sentido foi bem completo. No entanto, a prática na escola durante o estágio foi bem insuficiente, foram poucas as aulas que ministrei com colegas, menos ainda foram as que ministrei sozinha. Nesse sentido, o PIBID foi essencial para que eu tivesse mais experiência e uma melhor preparação. Acredito que o PIBID e as ICs foram essenciais para minha inserção na pós-graduação, me ajudando demais, tanto na redação de textos acadêmicos como na autonomia ao fazer pesquisa, que foram imprescindíveis para me sair bem. Também acredito que, sem esses “complementos”, eu teria muito mais dificuldades durante o mestrado.

Acho que o corpo docente é composto por ótimos professores no quesito formação e conhecimento e que a maioria se preocupa com a formação dos alunos, mas é como em todo lugar, sempre tem professores com muito conhecimento e pouca didática ou então professores descomprometidos. ”

Tirando as salas dos professores que, quando entrei no curso eram muito apertadas, dispondo de muito pouco espaço, acredito que a estrutura não deixa a desejar, já que há laboratórios, materiais e equipamentos no laboratório de matemática e bastante livros na biblioteca.”

O curso me deu muita base para o trabalhar. ”

Atendeu toda necessidade. ”

O curso foi bem diversificado, abordou as áreas de matemática pura, aplicada, estatística e educação, dando oportunidade aos alunos para escolher o melhor caminho para cada um. Os professores foram ótimos, tinham a formação necessária, eram bem exigentes e estavam à disposição para tirar dúvidas. Neste curso, tive a oportunidade de obter o conhecimento por meio das disciplinas e trabalho de iniciação científica. ”

No início do curso faltavam laboratórios de informática e ensino de matemática, mas esse problema foi resolvido no final do curso. As salas de aula tinham boa estrutura, com computadores e projetores para o uso dos professores. ”

10º

Acho que o curso é muito bom, nos prepara bastante para sermos ótimos profissionais atuando nas Universidades, mas deixa um pouco a desejar para quem atuará em escolas de Ensino Fundamental e Ensino Médio. Talvez por eu ser da primeira turma, tenho esta opinião, mas os demais colegas que vieram depois já estão saindo mais preparados para atuar nas escolas.

Tive oportunidade de conhecer ótimos profissionais na Universidade, mas como ninguém é perfeito, sempre tem aquele profissional que nos decepciona.

A Universidade é bem estruturada, fornece bastante recursos pra vocês professores ministrarem as aulas. ”

11º

O curso é ótimo. Bastante abrangente, uma vez que o egresso pode atuar ou prosseguir nos estudos em diversas áreas dentro da Matemática, ou em áreas correlatas. Quanto ao corpo docente, excelente. Profissionais competentes e dedicados que compartilham além do conhecimento, lições que nos motivam. Guardamos pra vida toda.”

No período que estudei, algumas vezes utilizamos salas que não eram adequadas: quadro muito pequeno, cadeiras de braço não confortáveis e a biblioteca ainda não possuía muitos livros (mas era a primeira turma ainda). Também não havia ainda Laboratório de Ensino (que atualmente tem).”

12º

Hoje na pós-graduação percebo que foi de grande valia todos os ensinamentos que os docentes desse departamento puderam me proporcionar. O curso em si, é muito completo, temos contato com as disciplinas pedagógicas comuns as licenciaturas, mas também temos a possibilidade de ter contato com disciplinas de um curso de bacharelado em Matemática e até algumas de Pós-Graduação, no meu caso fiz um curso de Introdução à Teoria da Medida.

O corpo docente, extremamente qualificado. Todos os mestres e doutores do departamento cumprem muito bem suas atividades para que o curso seja sempre melhor. ”

 

13º

O curso (antiga grade) notei um curso bem estruturado, porém notei que o curso não é voltado para a licenciatura, já que o propósito do curso.

Todos os professores são bem capacitados, porém é notório que alguns dele não eram muito a favor da licenciatura, o maior incentivo deles era para que fossemos para um mestrado, doutorado (e é muito importante), mas não havia em nenhum momento um incentivo para que fossemos dar aula em escola públicas estaduais e/ou municipais. Não dá para entendê-los se a intenção não é incentivar seus alunos a serem professores, não importa a instituição, porque dão aula em uma licenciatura?”

 

14º

Ótimo corpo docente e um excelente curso. ”

Até a data da minha saída a universidade possuía uma boa estrutura, porém algumas mudanças e reformas precisavam ser feitas, por exemplo, em relação as salas de aula, cujos quadros eram pequenos, os ventiladores não funcionavam e havia a necessidade de uma cortina em algumas salas por conta do reflexo do sol.

15º

Excelente curso de Matemática-Licenciatura. Quanto à parte teórica pude me qualificar extremamente bem e tive um apoio enorme do corpo docente. Como consequência disso pude obter meu titulo de mestre em Matemática na Universidade Federal de Itajubá e atualmente sou doutorando em Matemática pela Universidade Estadual Paulista ” Júlio de Mesquita Filho”. Quanto à parte de didática oferecida pelo curso pude ter uma tranquilidade e uma confiança enorme quando comecei a lecionar, era como escutar seus ensinamentos no pé do ouvido e apenas colocar em prática. Quanto ao corpo docente é qualificado e dedicado a uma formação completa e de ótima qualidade, proporcionando ao aluno de Matemática-Licenciatura um leque enorme de oportunidade de complementação acadêmica e ao mesmo tempo abre portas para o mercado de trabalho podendo prestar concursos no estado, município, Instituto Federais e trabalhar em Instituições de ensino particular.

Ótima. Quando cursei Matemática-Licenciatura minha turma era a segunda turma e mesmo assim tivemos laboratório de ensino em matemática, materiais didáticos excelentes, quadro dinâmico e uma biblioteca com todos os livros necessários para a conclusão do curso

16º

A grade do curso quando me formei era ótima com disciplinas difíceis porém de muito acréscimo ao conhecimento. Os Professores são bem capacitados e preparados.

A universidade tem uma boa estrutura e os professores são de fácil acesso.

17º

Corpo docente extremamente qualificado. O curso proporciona uma formação sólida para aquele que deseja seguir na carreira de docência a nível médio ou fundamental, mas também oferece condições para àquele que deseja seguir a carreira de docência a nível superior.”

 

18º

A maioria dos professores possuem muita didática e domínio sobre o conteúdo.”

Estrutura boa.”

19º

O curso de Matemática-Licenciatura fornece condições para que os alunos tenham as necessárias dimensões do ensino e pesquisa tornando-os qualificados para o ensino de Matemática e profissionais com condições de seguir os estudos na pós-graduação em diversas áreas relacionadas à Matemática. O corpo docente do curso apresenta comprometimento com a aprendizagem do aluno, possui didática eficiente e permite maior integração com todos os alunos. ”

A UNIFAL possui uma boa infraestrutura para o curso com salas de aulas adequadas, laboratório de informática e espaço para estudo individual e em grupo. ”

20º

O curso de Matemática-Licenciatura da Unifal-MG possibilita ao aluno uma formação variada. É um dos poucos da região que possibilita esse tipo de formação ao aluno. Atualmente, na região que estou, RS, o curso de matemática não possibilita essa ampla formação ao aluno, o que, na minha opinião, é uma pena. No que diz respeito às disciplinas relacionadas à Estatística, essa questão é mais agravante ainda. Acredito que isso ocorreu porque não havia pessoas com minha formação no corpo docente da Matemática-Licenciatura da UNIPAMPA. Felizmente, existe a abertura para inserção de disciplinas relacionadas à Estatística e isso é visto com bons olhos nesse curso. Lembro-me durante o mestrado/doutorado na UFLA que em conversas informais com os professores, o curso de Matemática-Licenciatura da Unifal-MG era elogiado no sentido de oferecer mais disciplinas relacionadas à Estatística do que o curso da UFLA. Isso tinha como consequência o fato de os alunos chegarem mais bem preparados para o mestrado em Estatística e Experimentação Agropecuária na UFLA. Em resumo, acredito que essa formação variada e com certa profundidade, foi determinante para minha trajetória atual e isso somente foi possível graças ao corpo docente com o qual tive aulas.”

Na época em que fui aluno na Unifal-MG, a estrutura oferecida era muito boa, com ambiente de estudo apropriado, salas de informática e laboratório de matemática. Na minha época não havia restaurante universitário e o laboratório da matemática era mais simples. Sei que hoje essas duas questões estão bem resolvidas. Então acredito que, por comparação, a Unifal-MG oferece uma ótima estrutura aos seus alunos.”

21º

O curso teve uma grade curricular muito forte, dando base para seguir a carreira acadêmica. Quanto as disciplinas que beneficiariam o trabalho no ensino básico, como Geometria Espacial, bem, não foram ofertadas durante a minha graduação.

Sobre o corpo docente, não tenho reclamações. Todos os professores atendiam os alunos em horários extra classe, eram atenciosos, preparados e competentes.

 

22º

O curso possui uma abordagem abrangente das diferentes áreas da Matemática, o que possibilita uma boa visão das diversas áreas de pesquisa da área, além de possibilitar uma boa vivência da docência através de projetos, estágios e atividades de extensão tanto dentro da própria instituição como em escolas da região.

corpo docente, muito bem qualificado, titulado e competente, proporciona além do ensino dentro das disciplinas, orientação de excelente qualidade nas ciência, docência e vivência da profissão.

A instituição possui laboratórios de ensino e informática adequados as necessidades do curso, apresentando melhorias durante minha permanência na instituição como a conquista de técnicos de laboratório, ainda que durante minha graduação estes não eram exclusivos do mesmo. A biblioteca possuía os títulos indicados pelos professores durante as disciplinas. As salas de aula eram em sua maioria boas, podendo melhorar talvez o tamanho da lousa e equipadas suficientemente. Durante minha estadia na instituição o que fez falta foi um espaço, talvez exclusivo aos alunos do curso, para estudos e trabalhos em grupo com horário de funcionamento amplo, pois inúmeras vezes algumas poucas mesas disponíveis estavam todas ocupadas ou as da bibliotecas indisponíveis devido ao horário de funcionamento desta.

23º

O curso de matemática nos proporciona embasamento teórico suficiente para a prática em sala de aula e estudo de novos temas para possíveis concursos e afins. O corpo docente é qualificado. Porém o nosso incentivo é apenas para a carreira acadêmica.

A Unifal-MG oferece boa estrutura para atender a necessidade dos estudantes em matemática. Possui laboratórios e salas de estudo para a prática de diversas atividades.

24º

Em relação ao curso de Matemática-Licenciatura, posso afirmar que após tê-lo concluído, que ele atendeu minhas expectativas. As disciplinas ofertadas forneciam todo o suporte para quem estava interessado em lecionar no ensino básico, bem como para aqueles que tinham o interesse de cursar uma Pós-Graduação. No meu caso, que optei em fazer o mestrado em estatística, o curso oferecia algumas disciplinas que geralmente não são oferecidas em um curso de licenciatura em matemática. Isso me proporcionou uma formação um pouco mais ampla, quando comparada a outros licenciados de matemática de outras instituições. As disciplinas ofertadas em um período apresentavam como característica um crescente aumento em seu nível de dificuldade, quando comparada aos períodos anteriores. Nos cinco primeiros períodos esse aumento de dificuldade foi, de certa maneira, linear. Porém, entre o quinto e sexto período o aumento do grau de dificuldade das disciplinas foi mais acentuado. A partir do sexto período, as disciplinas exigiam novas habilidades e competências dos alunos. Isso ocasionou para a maior parte dos alunos uma certa dificuldade nessa etapa do curso.

Na minha opinião, o corpo docente do curso é muito capacitado e isso era refletido na qualidade das disciplinas ofertadas, que apresentavam boa qualidade. Um dos pontos positivos de todo o corpo docente era a disponibilidade dos professores em atender os alunos. Isso era muito importante em disciplinas em que se necessitava de um maior apoio em relação ao conteúdo visto em sala de aula e nas listas de exercícios. Durante minha graduação sempre fui muito incentivado pelo meu orientador a participar e a enviar trabalhos para congressos científicos. Após alguns anos da conclusão do curso, digo que todo o incentivo que recebi foram de suma importância para o meu desenvolvimento acadêmico.

Na avaliação que farei sobre a estrutura da Unifal-MG, estarei fazendo com base no período em que cursei a graduação, que foi de 2009 a 2013. De forma geral, avalio a estrutura da Unifal-MG como muito boa. Uma vez que o campus da universidade possuía prédios que eram recém construídos, ao longo de toda graduação contávamos com salas de aulas que apresentavam ótima estrutura, bem como objetos como mesas e cadeiras muito bem conservadas. Um fato que sempre me agradou foi a facilidade de acesso aos laboratórios de computação para pesquisas.

A biblioteca da Unifal-MG também é outro ponto que merece ser destacado. Cabe ressaltar que nos primeiros semestres de curso tínhamos uma dificuldade importante, pois a biblioteca se localizava fora do campus central da universidade, em um prédio da universidade que se localizava no centro de Alfenas. Esse era um ponto negativo, pois algumas vezes precisávamos nos deslocar entre o campus e a biblioteca, o que acarretava certa perda de tempo. Mas esse problema foi solucionado com a construção de um novo prédio no campus. Nessa nova biblioteca, alguns pontos positivos eram o bom estado de cadeiras e mesas, além do fato de a biblioteca possuir pequenas salas que eram destinadas para o estudo em grupos. Os livros que a biblioteca disponibilizava geralmente eram muito novos e bem conservados. Em quase todas as disciplinas cursadas, os livros disponíveis eram suficiente para atender todos os alunos. Porém, em alguns casos a demanda por livros em algumas disciplinas foi maior que os livros que eram oferecidos.

Um ponto negativo em relação a estrutura na Unifal-MG, no meu ponto de vista, era em relação a sala dos professores. As salas eram muito pequenas e, além disso, cada sala era destinada a dois professores geralmente. Em algumas situações, quando muitos alunos “apareciam” nos horários de atendimento ao mesmo tempo, tornava-se difícil para um determinado professor atender todos os alunos.

25º

Um excelente curso que forneceu preparação suficiente tanto para a atuação na educação básica como para o ingresso em pós-graduação.”

Satisfatória”

26º

o curso de Matemática-Licenciatura é bastante completo e compreende as diversas áreas da matemática. Surpreendeu-me durante os anos que realizei o curso pelo conteúdo das disciplinas e da diversidade de assuntos matemáticos que aprendi. O corpo docente se demonstrou capacitado para lecionar as inúmeras disciplinas, atencioso para tirar as dúvidas e dedicado para realizar trabalhos de extensão (extra-curriculares).”

A estrutura da Unifal garantiu um bom ambiente para o desenvolvimento de todo o curso, oferecendo principalmente bons locais de estudo como a biblioteca, laboratório de informática e laboratório de matemática.”

27º

Nada a Declarar no Momento

Bom

28º

O curso de um modo geral é bom, mas poderia disponibilizar uma carga horaria maior para A língua Portuguesa, uma vez que, na maioria dos concursos públicos ela tem um peso enorme. Em relação ao corpo docente são profissionais qualificados e com grande comprometimento com os alunos e com o curso.”

A estrutura é boa, atende as necessidades do Curso.”

29º

O curso, com a emenda que me formei, era uma curso bom pois me preparou para continuar com o estudo futuro me dando os quesitos matemáticos necessários. Além disso, tive a possibilidade de aprender e lecionar em escolas, o que me ajudou a melhorar como docente. Num contexto geral, os professores eram atenciosos e estavam sempre dispostos a ajudar. As aulas eram variadas mas apresentavam o conteúdo que deveriam nos dar de forma coerente.

Em um contexto geral a faculdade é muito boa, tendo ótimas salas e laboratórios. Na minha época algumas das salas de alguns professores eram muito pequenas e faltava uma melhor estrutura. Não sei atualmente como está.

30º

o curso é muito bom mas as disciplinas sobre educação matemática não apresentam professores preparados e suficientes para todas as disciplinas. Segregação dos professores em relação aos alunos dependendo do interesse que apresentam sobre as diversas áreas da matemática.”

necessário um laboratório de informática específico para o curso de matemática e não compartilhado com o mestrado de estatística. Salas mais arejadas , transporte gratuito do campus sede para o campus pinheirinho.”

31º

Após concluir o curso, eu tive tanto a experiência de lecionar em escolas de ensino básico quanto de ingressar no mestrado em estatística. Em se tratando de lecionar nas escolas, vi que no curso de Matemática-Licenciatura abordamos muitos assuntos complexos e teóricos, deixando a desejar um pouco da prática, dessa proximidade real vivida no ambiente escolar. O que contribuiu para que isso fosse amenizado foi meu período no PIBID. Agora, em se tratando de seguir com os estudos, fazendo o Mestrado, foi mais proveitoso por ao abordar determinados assuntos dentro desse curso, já termos noção do que está sendo dito por ter visto já na graduação, como por exemplo Álgebra Linear, Estatística, Inferência, etc, todos eles já na grade curricular do curso de Matemática. Em geral, achei o curso de Matemática muito proveitoso, me fez crescer muito em conhecimento, maturidade, etc.

Sobre o corpo docente achei todos competentes, sem exceção, com domínio da matéria, do conteúdo. Ter horário para tirar dúvidas com os professores também foi muito importante para que o aprendizado fluísse.”

estrutura da UNIFAL é muito boa e ao longo desses anos venho observando que só vem melhorando. Antes a biblioteca era no centro, fora do campus, e isso incomodava um pouco. Depois conseguiram trazer a biblioteca para dentro do campus e isso facilitou bastante nosso acesso. Um ponto negativo que vivenciei é que já estive em busca de um livro que só tinha disponível no campus de Varginha. Embora a reserva tenha sido feita, é algo que leva alguns dias e que poderia ser evitado caso houvesse esse mesmo exemplar no campus de Alfenas.

Vários laboratórios de informática também cooperam com o acesso á internet. Inclusive fico contente por saber que tem um laboratório da matemática e um da estatística disponível para uso.

Quando entrei na faculdade não tinha o Restaurante Universitário (RU), mas hoje já tem, com um preço acessível, e isso também foi um ponto positivo.”

32º

O curso de Matemática da Unifal apresentava uma grade curricular bastante puxada para um curso de licenciatura, porém esta grade sofreu algumas alterações que o tornaram melhor e mais aplicado. O corpo docente contava com professores bem preparados e dinâmicos que tornaram o curso muito bem conceituado e reconhecido.”

 

33º

Meu curso foi antes da nova estruturação da grade curricular, portanto minha avaliação e da outra grade. Curso excelente e muito completo, exigente mas nos preparou muito bem para qualquer escolha que viéssemos a fazer no futuro.

Quanto ao corpo docente qualificado e dedicados ao trabalho, sempre dispostos a acompanhar seus alunos e ajudá-los na suas dificuldades.”

Excelente, não deixou nada a desejar. ”