Encontro Brasileiro de Mulheres Matemáticas

A sub-representação de mulheres na área de Ciências Exatas, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CETEM) é um fenômeno mundial preocupante para a ciência, dado que a diversidade está no cerne da pesquisa e da inovação. É importante portanto uma reflexão sobre a discrepância de gênero em CETEM, em particular em matemática, suas causas, desafios e possíveis iniciativas para diminuí-la.

O Encontro Brasileiro de Mulheres Matemáticas visa estimular a inclusão e permanência das mulheres na carreira científica em matemática. A programação prevê palestras científicas de alto nível, apresentações de jovens pesquisadoras, sessões de tutoria, apresentações de pôsteres e mesas redondas.

O local de realização vai ser no IMPA (Rio de Janeiro),  em 27-29 de julho. Nesse evento tem representantes da UNIFAL-MG. Além da Professora Doutora Cláudia Adam do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, têm três alunas do curso de Matemática-Licenciatura da UNIFAL-MG. As discentes foram apresentar os estudos das suas iniciações científicas:
AMANDA DE MELO SOUZA – Os Grupos de Homologia da Esfera e do Toro;
MARIANA GABRIELA GUSMÃO – Um estudo teórico sobre a função de densidade Hipergeométrica confluente G e seus casos particulares;
VALÉRIA MARIA RUELA – Decomposição de Jordan-Chevalley.

 

Fonte:  https://impa.br/en_US/eventos-do-impa/eventos-2019/encontro-brasileiro-de-mulheres-matematicas/