Guia do Estadão

MATEMÁTICA

Uma graduação em Matemática é bem diferente das aulas dessa disciplina na escola. O foco deixa de ser as contas e passa a ser o desenvolvimento do pensamento abstrato, necessário para descrever e resolver problemas. “A linguagem matemática é tão expressiva que passou a ser a forma de comunicação de grande parte da ciência moderna. Alguém que domina bem essa linguagem tem um leque grande de alternativas”, diz Renata Martins da Rosa, coordenadora de graduação do Departa

mento de Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Da biologia à ciência política, da física ao mercado financeiro, o matemático busca desenvolver modelos para entender fenômenos dos diferentes campos do saber.

A formação contempla teorias matemáticas, matemática aplicada, física, cálculo, álgebra, geometria e computação, entre outros conteúdos. O profissional pode se tornar pesquisador, seguir a carreira acadêmica ou trabalhar em empresas, usando as ferramentas matemáticas para solucionar problemas em áreas como finanças e logística.

Quem faz licenciatura também estuda disciplinas como psicologia da educação e didática, e prepara-se para dar aulas nos ensinos fundamental e médio.

Fonte:  http://publicacoes.estadao.com.br/guia-da-faculdade/