Temas de Matemática no Enem: praticar e aprender

O Programa Curso Preparatório para o Enem é uma ação de Extensão da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) que visa promover ações educativas, junto a jovens e adultos, que possibilitem o desenvolvimento de ampla relação com o conhecimento e que contribuam para a formação no plano  cognitivo e social, de forma a aumentar as chances de acesso ao Ensino Superior pelas camadas populares.

O objetivo deste texto é disponibilizar material de estudo livre e gratuito para os estudantes que estejam se preparando para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Esperamos que o material possa estimulá-los a organizar uma rotina de estudos para resolver as questões das provas anteriores do Enem de forma a identificar suas dificuldades e consolidar conhecimentos matemáticos. Este material estará disponível para jovens e adultos atendidos no Cursinho Popular Êxito da UNIFAL-MG e será utilizado nas aulas de Matemática para que os mesmos possam aprender, praticar e revisar conteúdos por meio dele sempre que precisar.

Apresentamos nesta obra as 405 questões que compuseram as Provas de Matemática e suas Tecnologias do Enem de primeira aplicação dos anos de 2011 a 2019. As questões foram categorizadas por assunto e estão acompanhadas de gabarito.

É uma parte da introdução do livro disponível gratuitamente Livro Temas de Matemática no Enem: praticar e aprender de autoria do Prof. Ronaldo André Lopes, da Profa. Dra. Andréa Cardoso e o do Prof. Dr. José Carlos de Souza Junior.