Caracterização das propriedades dos aminoácidos por meio do Diagrama de Hasse associado ao rotulamento A do código genético

  • Anderson José de Oliveira
  • Roberta Siqueira Fernandes

Esse artigo refere-se a um dos resultados obtidos durante a pesquisa de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Estatística Aplicada e Biometria da mestranda Professora Roberta Siqueira Fernandes sob orientação do Professor Doutor Anderson José de Oliveira.

Artigo: http://www.seer.ufu.br/index.php/BEJOM/article/view/57416/31431

A aplicação de estruturas matemáticas na modelagem do código genético é algo que diversos pesquisadores vêm realizando, buscando caracterizar matematicamente o que o mundo biológico realiza. Dessas estruturas, os reticulados booleanos, os diagramas de Hasse e a Distância de Hamming, têm sido utilizados no processo de análise de fenômenos mutacionais, possibilitando uma análise físico-química dos aminoácidos, além de permitir a caracterização algébrica do código genético. O matemático Claude E. Shannon foi o precursor da teoria matemática da comunicação e aplicou elementos de engenharia na biologia. As construções deste trabalho será por meio do mapeamento das bases nitrogenadas adenina, citosina, guanina, timina/uracila, {A, C, G, T/U} com o anel Z_4 = {0,1,2,3}, onde é possível obter 24 permutações, as quais podem ser divididas em 3 rotulamentos (A, B e C), de acordo com as características geométricas dos mesmos. O objetivo deste trabalho é apresentar a construção dos reticulados booleanos e dos diagramas de Hasse primal e dual das permutações 0132 e 2310, respectivamente, do rotulamento A. Dessas construções será realizado uma análise das diferenças e semelhanças físico-químicas dos aminoácidos, através da caracterização biológica acerca das construções e dos cálculos das médias das distâncias de Hamming entre os códons, os quais poderão ser utilizados no processo de análise de fenômenos mutacionais.

Fonte:  http://www.seer.ufu.br/index.php/BEJOM/issue/view/2126