Ranking dos cursos de Matemática

O Ranking Universitário Folha (RUF) na edição 2018 permite analisar o posicionamento das universidades avaliadas por tamanho da instituição, o que altera a colocação das universidades e dos cursos quando analisados de acordo com o porte, estado e por rede de ensino (pública ou privada). Se nacionalmente, a UNIFAL-MG ficou no 67º lugar entre as 196 instituições brasileiras, considerando as grandes, médias e pequenas, públicas e privadas, quando o ranking lista somente as IFES menores, a Universidade passa a ocupar a 7ª posição.

Segundo dados da pesquisa são 51 instituições do mesmo porte da UNIFAL-MG no país.

• POSIÇÃO DOS CURSOS DA UNIFAL-MG ENTRE AS MELHORES IFES DE MESMO PORTE DO PAÍS
    Matemática 09º Lugar

Ao filtrar por estado, a UNIFAL-MG fica na 3ª colocação entre as melhores.

• POSIÇÃO DOS CURSOS DA UNIFAL-MG ENTRE AS MELHORES IFES DE MESMO PORTE EM MINAS GERAIS
    Matemática 01º Lugar

O ranking também permite analisar a posição dos cursos conforme a rede de ensino. A Universidade se mantém na 7ª posição entre as públicas:

• POSIÇÃO DOS CURSOS DA UNIFAL-MG ENTRE AS MELHORES IFES PÚBLICAS DE MESMO PORTE DO PAÍS
    Matemática 07º Lugar

A posição dos cursos da UNIFAL-MG entre as melhores IFES públicas de mesmo porte de Minas Gerais lista-se da seguinte forma:

• POSIÇÃO DOS CURSOS DA UNIFAL-MG ENTRE AS MELHORES IFES PÚBLICAS DE MESMO PORTE DE MINAS GERAIS
    Matemática 01º Lugar

De acordo com informações do RUF 2018, a avaliação dos cursos considera quatro componentes:

• Avaliadores do MEC – contempla pesquisa Datafolha dos anos de 2016, 2017 e 2018, realizada com uma amostra de entrevista composta por 2.381 professores distribuídos no país para avaliar a qualidade dos cursos superiores.
  • Professores com doutorado e mestrado – percentual de professores da instituição que têm doutorado e mestrado, de acordo com Censo 2016.
  • Professores com dedicação integral e parcial – percentual de docentes que trabalham em regime de dedicação integral ou de dedicação parcial, com base em dados do Censo 2016.
  • Nota no Enade – leva em conta a nota média da universidade no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) aplicado nos anos de 2014, 2015 e 2016.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social – UNIFAL-MG