Divulgação do PDI (2021-2025)

A Universidade Federal de Alfenas está em processo de construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) que reúne os objetivos, as metas e os resultados esperados da Instituição para o período de 2021 a 2025.  A elaboração do PDI é coordenada pela Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan).

“O PDI é o principal instrumento de planejamento de médio/longo prazo da Universidade e tem como premissa a definição das estratégias e diretrizes para o período de 5 anos. Além disso, o PDI é item obrigatório no credenciamento e avaliação das Universidades, conforme consta no Decreto Nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017”, explica o pró-reitor de Planejamento, Lucas Cezar Mendonça, informando que o Regimento Geral da UNIFAL-MG atribui à Proplan a responsabilidade de coordenar a proposta do PDI.

A Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (CDI), vinculada à Proplan, submeteu uma proposta de metodologia de trabalho e cronograma de atividades ao Comitê de Governança, Riscos, Controle e Integridade (CGRCI) para apreciação, no dia 28/05/2020, no qual teve parecer favorável. “A proposta de elaboração do PDI 2021-2025 foi dividida em duas etapas: uma etapa de retrospectiva do PDI vigente (2016-2020) e uma segunda etapa para a construção do novo PDI. Em grande parte, as atividades previstas nessas etapas ocorrem concomitantemente”, detalha o professor Rodrigo Martins Pagliares, coordenador da CDI/Proplan.

Conforme o coordenador de Desenvolvimento Institucional, a etapa de retrospectiva do PDI vigente teve início no primeiro trimestre de 2019 com a divulgação de relatórios de monitoramento no Relato Integrado da Instituição, ano base 2018. “Os relatórios divulgados contemplavam, na época, os resultados dos Planos de Ações vinculados ao PDI de 2016, 2017 e 2018. Desde então, a CDI/Proplan vem divulgando, de maneira incremental, relatórios de monitoramento para um número cada vez maior de indicadores do PDI”, observa Prof. Rodrigo. A versão disponível atualmente conta com resultados de 2016 a 2019 e pode ser acessada neste link.

Para a etapa de construção do novo PDI, assim como em anos anteriores, a CDI/Proplan tem priorizado o processo transparente, democrático e participativo da comunidade acadêmica. “O processo terá um trabalho inicial da CDI/Proplan produzindo diretrizes dos principais temas abordados na Universidade divididos entre os Eixos Temáticos e a disponibilização de diversos objetivos e indicadores possíveis de serem mensurados”, esclarece o coordenador da CDI. “A partir desse trabalho inicial de produção de informações, a Proplan sugeriu a formação de Grupos de Trabalho (GTs) com a participação de gestores, representantes das Unidades Acadêmicas, dos Técnicos Administrativos e de Alunos, preferencialmente, de áreas do conhecimento distintas, no âmbito de cada grupo, mas com conhecimento dos assuntos relacionados aos Eixos Temáticos. Os GTs, com base nas diretrizes sugeridas pela Proplan, apresentarão uma proposta de objetivosindicadores e metas a serem alcançados no período”, acrescenta.

Segundo Prof. Rodrigo, uma versão inicial do novo PDI,  denominada documento base, que incluirá os resultados dos GTs,  será apresentada em um Seminário Público e ficará disponível para toda a comunidade da Universidade para sugestões, inclusões, exclusões e ajustes. Após o período de apreciação pela comunidade, será produzido um novo documento com as alterações e um relatório sobre a participação da comunidade no processo. “Este documento, criado com participação da comunidade acadêmica, será submetido ao Conselho Universitário que, pelo Regimento Geral, delibera sobre o PDI e no qual procederá ao debate sobre essa matéria tão importante para a Universidade”, diz.

A novidade na elaboração do novo PDI é que diferentemente do PDI atual, a gestão do novo PDI será feita com auxílio do software ForPDI, resultado de um projeto de pesquisa desenvolvido dentro da própria UNIFAL-MG.  O ForPDI é uma plataforma aberta para gestão e acompanhamento do PDI de universidades e outras instituições públicas ou privadas e está disponível nos Sistemas Integrados da UNIFAL-MG.

O Cronograma de Atividades, com detalhes sobre os envolvidos e prazos previstos para a elaboração do PDI (2021-2025) pode ser consultado no link:  Cronograma.

 

Matéria original.