Relatório de ações realizadas em 2014

SUBCOMISSÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

1 – Campanha de redução do consumo de papel

Ação: campanha de direcionada à comunidade acadêmica para que os trabalhos de conclusão (TCC) de cursos sejam entregues em CD-ROM ou que a impressão seja executada frente e verso (TCCs, dissertações, teses e relatórios de iniciação científica).

Público atingido: Aproximadamente 6600 alunos de graduação e 300 alunos de pós-graduação.

2 – Campanha de redução do consumo de copos descartáveis

Ação: realizar campanhas de conscientização sobre o uso de descartáveis nas copas e salas de café.

Público atingido: Aproximadamente 700 servidores e 450 terceirizados.

3 – Campanha de redução na quantidade de impressões

Ação: realizar campanhas de conscientização sobre o uso racional da impressão junto aos alunos e servidores.

Público atingido: Aproximadamente 700 servidores.

4 – Divulgação dos locais para coleta de baterias, pilhas e medicamentos

Ação: realizar campanhas de divulgação de locais para a coleta de pilhas, baterias e medicamentos nos campi da UNIFAL-MG junto à comunidade acadêmica e administrativa, terceirizados e visitantes.

Público atingido: Aproximadamente 700 servidores, 6900 alunos e 450 terceirizados.

RELATÓRIO DA SUBCOMISSÃO DE LICITAÇÕES SUSTENTÁVEIS

1 – Implantação do sistema de locação de impressora (Outsourcing): Esta ação está em processo de implantação.

Meta: Pelo fato da ação estar em fase de implantação não é possível, no momento, comprovar as metas previstas no PLS.

2 – Elaboração de editais sustentáveis: Esta ação está em fase avançada de estudo.

3 – Aquisição de suporte com trava para papel higiênico

Meta: A meta de reduzir o gasto com papel higiênico em 20% foi alcançada.

4 – Implantação do sistema de telefonia via VOIP: O estudo de viabilidade econômica foi concluído, mas a ação de implantação está em andamento.

5 – Implantação do sistema de web conferência: O estudo de viabilidade está em andamento.

RELATÓRIO DA SUBCOMISSÃO DE RESÍDUOS DAS AÇÕES REALIZADAS EM 2014

 1. Implantação de coleta seletiva na Sede

            A implantação de um sistema de coleta seletiva na Sede teve inicio em 2014 somente com a coleta de papel.

            As ações começaram a partir da aprovação do projeto “A hora e a vez do papel- implantação de coleta seletiva no campus sede da UNIFAL-MG”, contemplado pelo EDITAL PROEX 010/2014 – SUSTENTABILIDADE.

            Não foi possível estabelecer a parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Município de Alfenas, como planejado, pois as ações que se propunham a desenvolver não tiveram continuidade. Este foi também um dos motivos pelos quais iniciamos a implantação da coleta seletiva na Sede apenas com o papel, não envolvendo outros materiais como o pet, vidro, metal e embalagem longa vida, etc., que acarretam medidas mais complexas para a efetividade do processo.

            A não atuação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente no que se refere à coleta seletiva no município, impactou também o andamento da reativação dos trabalhos da Associação de Catadores. No entanto, a UNIFAL-MG foi procurada por um de seus representantes, no mês de dezembro de 2014, na expectativa de que desenvolvêssemos em 2015, ações conjuntas, independente da participação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Alfenas.

            O projeto não teve custos nas atividades desenvolvidas em 2014, a não ser os recursos disponibilizados para o pagamento a dois alunos bolsistas (Edital Proex 010/2014).

            Como é feita apenas a coleta de papel não foi necessário à aquisição de contêineres. O papel é recolhido em grandes caixas de madeira adaptadas para este fim, e armazenado em um pequeno espaço liberado pela Proaf, no prédio A da UNIFAL-MG. A proposta é a de que este papel armazenado seja separado de acordo com as diferentes categorias de aparas para posterior comercialização.

            Ainda não foram capacitados os funcionários da limpeza para que façam a separação do papel nos diferentes setores da UNIFAL-MG – Sede, entretanto, com a colaboração da Assessoria de Comunicação toda a comunidade foi informada da localização dos receptores e da possibilidade do descarte correto do papel que pode ser reciclado ou reaproveitado. A coleta seletiva foi, portanto, parcialmente implantada em 2014 e com perspectivas de ampliação em 2015.

2- Implantação da coleta seletiva na Unidade Educacional – Bairro Santa Clara

3 – Implantação da coleta de pilhas e baterias

            Foram adquiridos 10 coletores de pilhas e baterias que foram assim distribuídos: (2) dois  para o campus de Varginha; (2) dois para o campus de Poços de Caldas, (2) dois para a Unidade Santa Clara e (4) quatro para a Sede.

            Estes coletores foram afixados nos referidos campi iniciando-se o recolhimento do material.

            Desde a instalação dos coletores foram recolhidos até os dias atuais, 61,6 kg de pilhas e 50 kg de baterias que foram repassados para a Copasa.

4 – Implantação da coleta de óleo doméstico

            Um coletor para óleo doméstico usado foi instalado na Sede da UNIFAL-MG.

            O projeto de recolhimento e utilização de óleo “Coleta de óleo doméstico: uma AÇÃO que INOVA” também foi aprovada pelo EDITAL PROEX 010/2014 – SUSTENTABILIDADE

e conta com a atuação dos alunos da empresa júnior BiotecInova, não integrando mais as ações do projeto Ecoar que foi extinto.

            A partir da instalação do coletor e início da coleta, até a presente data, 152,8 litros de óleo foram recolhidos e encaminhados para a Copasa.

             Ainda não se deu início às atividades de confecção de sabão com parte do óleo recolhido.

            Abordagens de conscientização e mobilização foram realizadas pelos integrantes do projeto por meio da distribuição de folders explicativos, confeccionados com recursos disponibilizados pela Proplan.

5 – Construção de laboratório de tratamento e recuperação de resíduos químicos

            Em 2014, as ações referentes à implantação de um laboratório de tratamento e aproveitamento de resíduos foram conduzidas no sentido de se destinar a verba recebida pela UNIFAL-MG como vencedora da Gincana Impacto Zero SWU, em 2011, na implantação e construção deste laboratório.

            Esta atuação se justifica pelo fato de que o projeto vencedor do prêmio não mais será executado em virtude da transferência do professor que o coordenava para outra IFES. Como na  UNIFAL-MG nenhum professor da área se prontificou a coordenar o projeto original, a comissão de resíduos sugeriu à reitoria que a verba conquistada pela UNIFAL-MG na gincana seja revertida na implantação do laboratório em questão o que também atenderia aos objetivos do premio SWU.

            Cabe esclarecer que embora o prêmio tenha sido conquistado em 2011, até o ano de 2014 ele não havia sido totalmente liberado para esta Instituição.

            Com a anuência positiva da Reitoria foi-nos solicitado a constituição de uma comissão para dar andamento aos estudos de implantação do laboratório. Esta comissão está ainda em fase de constituição, com consultas e indicações de nomes pela comunidade da UNIFAL-MG.

 6 – Implantar o descarte ecologicamente correto de toners e cartuchos usados

            Os cartuchos e toners das impressoras adquiridas para atender o sistema de locação de impressão (outsourcing) terão seu descarte ecologicamente correto, ou seja, a empresa vencedora do certame ficou de acordo com o Edital, responsável em recolher estes suprimentos e dar-lhes o destino ecologicamente correto.

SUBCOMISSÃO DE PAISAGISMO E RECUPERAÇÃO DE ÁREA

1) Arborização da Unidade Educacional – Bairro Santa Clara: Está em andamento.

2) Elaboração do projeto de arborização no campus de Poços de Caldas: Em andamento.

3) Elaboração do projeto de arborização no campus de Varginha: Em andamento.

4) Elaboração do Projeto de Paisagismo para a Unidade Educacional Santa Clara: Concluído.

SUBCOMISSÃO DE INFRAESTRUTURA

1. Implantação das lâmpadas de LED nos postes de iluminação

CAMPUS AVANÇADO DE POÇOS DE CALDAS – UNIFAL-MG

1 – Resíduos

1.1 Ações implantadas.

No referido campus, foi providenciada a implantação da coleta seletiva solidária, conforme DECRETO Nº 5.940, DE 25 DE OUTUBRO DE 2006. Para isso, foi necessário a renovação do termo de compromisso firmado com a cooperativa Ação Reciclar, readequação das lixeiras disponíveis, identificação das lixeiras de uso comum e seletivo, designação por parte da direção de campus de um funcionário que recolha o material separadamente dispondo-o em um ponto estratégico onde os membros da cooperativa possam recolher os resíduos recicláveis semanalmente.

Concomitantemente, a equipe do projeto de extensão “Proposta de implantação de coleta seletiva no campus de Poços de Caldas da UNIFAL-MG”, em conjunto com integrantes do projeto Novo Ciclo (Parceria com a empresa Danone), vem trabalhando da divulgação da coleta seletiva no campus. Em Dezembro de 2014, foram feitas palestras em todas as turmas de todos os cursos para divulgação da coleta seletiva no campus e conscientização a respeito da necessidade da reciclagem.

1.2 Metas – Como metas principais no quesito destinação de resíduos temos:

1.2.1 – Aquisição de lixeiras adequadas para coleta seletiva – processo foi aberto e protocolado à Comissão de Sustentabilidade, constando a definição da especificação da lixeira, e orçamentos;

1.2.2 – Construção de abrigo adequado para armazenamento do material reciclável;

1.2.3 – Implantação do projeto de compostagem com eficiência para transformar todo o resíduo orgânico não contaminada gerada pelo Restaurante Universitário em adubo pra uso no campus – processo foi aberto e protocolado à Comissão de Sustentabilidade constando detalhamento de material (com orçamento) e mão de obra necessária. Está em fase de estudos de viabilidade.

1.2.4 – Elaborar, juntamente com a coordenação dos laboratórios plano para reaproveitamento ou destinação correta dos resíduos químicos do campus;

1.2.5 – Elaborar mecanismos de monitoramento e avaliação das ações tomadas pela comissão.

2 – Da Educação Ambiental.

2.1 – Ações implantadas

A conscientização dos membros da nossa comunidade acadêmica tem sido feito em parceria do Projeto Novo Ciclo através de palestras, distribuição de panfletos e faixas com frases incentivadoras.

2.2 – Metas

Promover conscientização da comunidade acadêmica e melhoria na deposição dos resíduos.

CAMPUS AVANÇADO DE VARGINHA – UNIFAL-MG

1 – Impressão de documentos em frente e verso.

2 – Impressão de documentos internos, porém necessários, em folhas de rascunho.

3 – Instalação de coletor de pilhas e baterias para coleta de pilhas e baterias a serem destinadas à Copasa para o descarte adequado.

4 – Distribuição de canecas plásticas duráveis e eliminação de copos descartáveis nas cozinhas do campus.

5 – Instalação de lâmpadas de LED no pátio do campus de Varginha.

6 – Realização das reuniões do CEPE através de web conferência.

7 – Plantio de árvores para ajudar na climatização das salas de aula.

8 – Realização de aplicação de vacinas nos servidores.

ATIVIDADES REALIZADAS PELA COMISSÃO DE QUALIDADE DE VIDA DOS SERVIDORES DA UNIFAL-MG EM PARCERIA COM PROGEPE E CIAS

1 – “I Semana da Saúde do Servidor”

Meta: 12% dos servidores aproximadamente

2 – Grupo de Cessação do Tabagismo

Meta: A meta foi alcançada, ou seja, 42% do publico fumante ingressou para o grupo de cessação do tabagismo.

3 – Atividade Física na UNIFAL-MG – parceria com o Programa de Extensão do curso de Fisioterapia: Estudo da Postura e do Movimento

Meta: Foram realizados 1056 atendimentos